Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Obra valiosa

OBRA VALIOSA

Tantas vezes acreditamos que

Em se tratando de construção antiga

O melhor é jogar tudo ao chão

E recomeçar do zero, evitar a fadiga

Refazer tudo, não investir tempo em reparos…

Pensamos que reformar é trabalho perdido, sai caro

Serviço porco, costumamos dizer

E se nosso Criador nos olhasse nessa mesma perspectiva?

Nossas paredes trincadas por abalos sofridos

Nossa cobertura danificada pelas tempestades de granizo

Áreas com mofo, descascadas, esquecidas num canto

Infiltrações importantes em partes fundamentais

Ferrugem corroendo nossa estrutura emocional

Base gasta pelo uso excessivo e impensado

Portas e janelas mal instaladas, soltas

Espaços impróprios que não recebem luz

Rede elétrica com falhas, produzindo choques no coração

Será que valeria a pena a reforma

Ou Ele preferiria começar conosco do zero

Levar-nos de volta para refazer o trabalho?

Como anda essa obra valiosa que somos nós mesmos?

Temos cuidado bem dela?

Ou terá que ser demolida?

Alda M S Santos

Refúgio

REFÚGIO

Quero encontrar um refúgio

Um lugar de paz e sossego

Onde possa me abrigar

Quando minh’alma precisar se calar

Quero encontrar um refúgio

Para o qual eu possa fugir

Quando tudo parecer difícil

E poder relaxar, sem fingir

Quero encontrar um refúgio

Para os males buscar reparo

Que me traga discernimento, refrigério

Quem sabe em mim mesma obter amparo

Quero encontrar um refúgio

Acho um lugar, mergulho em mim mesma

Lá encontro paz, lá encontro Deus!

Alda M S Santos

Escolhas ou acaso

ESCOLHAS OU ACASO

Há dores, há diferenças, injustiças e dissabores

Mas também há coração, bondade, alegrias e amores

Escolhas ou acaso?

Há abandono, indiferença, tristeza e solidão

Mas também há companhia, carinho, cuidado e proteção

Escolhas ou acaso?

Há choro, lamentos, lembranças e saudade

Mas também há brincadeiras, músicas, sorriso e amizade

Escolhas ou acaso?

Há descrença, doenças, patologias e depressão

Mas também há abraços, beijos, tempo e doação

Escolhas ou acaso?

O mal pode ser obra do acaso

Mas o bem sempre será uma escolha!

Alda M S Santos

#carinhologos

Click: poeta das imagens

CLICK: POETA DAS IMAGENS

Capta em qualquer canto

Um encanto ou beleza qualquer

Terra, mar, rio, mata, gente

E surge um desejo premente

Eternizar aquele momento

Fazer de tudo para fixar na mente

Aquele segundo especial, envolvente

Mexe daqui, ajeita dali, senta, deita

Se encaixa num ângulo perfeito

Busca sua musa, a melhor luz, a mais aparente

Quer capturar a essência genuína daquele lugar

Click! Atua o poeta das imagens

E “escreve” ali sua poesia

Para sempre eternizada

Em sua objetiva, objetivamente

Em seus olhos, em sua mente

Numa alma que deseja viver da beleza

Que não se cansa de procurar, de gravar

Ainda que desajeitadamente

O que de mais intenso e belo ali encontrar…

Fotografia: a arte de fazer da imagem uma poesia…

Alda M S Santos

Fada, fadinha

FADA, FADINHA

Fada, fadinha

Que faz da vida pura magia

E transforma dores em doces sabores

Quero te fazer um convite:

Quer ser minha fada madrinha?

Fada, fadinha

Que é doçura, sonho, encanto

Não quer me abraçar, cuidar de mim

E pra sempre enxugar meu pranto?

Fada, fadinha

Que é amizade, é bondade

Cura mal de todo tipo

Não quer aplacar essa saudade

Que vira e mexe me invade?

Fada, fadinha

Que tem poderes, asas, voo, imaginação

É luz, brilho, cor, é fantasia

Que tal juntar-se a mim

Com sua varinha de condão

E sermos juntas pura poesia?

Alda M S Santos

Tudo em nós fala

TUDO EM NÓS FALA

Tudo em nós fala daquilo que há pulsando dentro da gente

O sorriso fala e não engana a um bom observador

Se ele ocultar em si alguma dor

O olhar de brilho ofuscante ou apagado fala

Aquele que encara ou, frustrado, se desvia

Fala também do coração que pulsa forte

Que se resguarda e se aquieta em letargia

O andar firme, trôpego ou confiante

Fala do peso ou leveza que se carrega nas costas, na alma

As mãos que se estendem, abraços que enlaçam

Falam de amor, de paz, de paixão

A força do que há plantado em nosso interior

Sempre irá florir ou morrer de algum modo

Em nosso exterior…

Alda M S Santos

Eis-me aqui

EIS-ME AQUI

Eis-me aqui, ora inteira, ora faltando pedaços

Mas ainda assim, eu mesma

Buscando a cola que irá reconectar

O pedaço que de mim se quebrar

Eis-me aqui, ora frágil, ora forte

Mas com a mesma essência

Procurando algo que possa preencher

O que hoje se tornou ausência

Eis-me aqui, ora louca, ora sã

Sem deixar de ser humana, machucada

Gritando silêncios em resposta a dores caladas

Eis-me aqui, ora amante, ora amada

Persistente em busca do que justifica todo o viver

A alegria do amor sempre fazer, refazer

Eis-me aqui, ora sorrisos, ora lágrimas

Sem nunca desistir dessa caminhada

Conquistando a reciprocidade que acalenta, a paz que alimenta…

Eis-me aqui…até quando?

Alda M S Santos

Falar de você

FALAR DE VOCÊ

Falar de você é um modo de te manter dentro de mim

Falar sobre você, (re)contar sua história, é reviver um pouco o que viveu

Falar de você é ser ora triste, ora feliz, ora saudosa

Falar de você é um modo de te amar à distância

Falar de você, lembrar de tudo que ensinou, é não deixar morrer aprendizados

Falar sobre você é a melhor maneira de fazer com que os outros te conheçam

Falar de você me faz ser melhor, mais complacente e solidária

Falar de você faz com que os outros te vejam em mim

Estar com quem te conhece é te trazer para perto

Viver com quem não te conhece é a possibilidade de levar você até eles

Falar sobre seu amor é levar os outros a acreditarem

Que tudo é possível no amor verdadeiro e puro

Falar sobre você, tentar viver como você viveu

É o único jeito de honrar o que fez por todos nós

Amando uns aos outros como Você nos amou

Sempre falarei de Você e de meu amor, do Seu amor

Se não em palavras, em atitudes…

Eu te amo, fica comigo, Jesus!

Alda M S Santos

Circularidade da vida

CIRCULARIDADE DA VIDA

Acredito nos ciclos vitais

Sejam da água, das plantas, da Lua

Das marés, da Terra ou dos humanos

Fazemos nossa própria rotação

Giramos em torno de nós mesmos e dos nossos

Sem percebermos que, tal qual a Terra em torno do Sol,

Fazemos também nossa translação em torno do mundo

E em cada parte desse ciclo que vamos criando

Enfrentamos marés altas, calmarias

Tsunamis e ressacas

E vamos aprendendo a lidar com cada uma

Protegendo-nos de riscos desnecessários

Acolhendo com tranquilidade fases ruins

Resistindo melhor ao gosto pelo supérfluo

Aproveitando ao máximo a face bela e luminosa do período amoroso

Aprendemos a nos fortalecer

Na certeza da circularidade da vida: tudo vai, tudo volta

E procuramos melhorar a cada ciclo

Sem perder nossa essência, nossa individualidade

O que faz de nós aquilo que somos: únicos!

Alda M S Santos

Ser feliz

SER FELIZ

Descobri um jeito simples de ser feliz

Não exige tanto esforço ou trabalho

Não há necessidade de acumular bens

Nem estar vestido na última moda

Dispensável ser sarado, esbelto, musculoso ou curvilíneo

Ou ter rosto de capa de revista

Não há necessidade de ter QI de Einstein

Ou a bondade da Madre Teresa de Calcutá

Não exige que esteja com alguém

Tampouco será problema se estiver sozinho

Basta ser o motivo da felicidade de alguém

Aquela pessoa que desperta sorrisos no outro

Aquela alma que parece carregar consigo o segredo da paz mundial

Que faz com que o outro se sinta acolhido e aquecido

Que faz com que se sinta alguém especial

Que exala, amor, luz, carinho, bondade

E faz outro ser se sentir valorizado, amado…

Aquela pessoa indispensável na vida de outro alguém

Que faz o dia ser mais belo simplesmente por ela existir

Isso é ser feliz: fazer feliz!

Simplesmente porque isso gera energia boa

Que flui em mão dupla

Vai e volta simultaneamente…

Quer ser feliz? Faça um alguém feliz!

Alda M S Santos

Há dias assim…

HÁ DIAS ASSIM…

Há dias de extremo cansaço

Falta a coragem, sobra desejo de jogar a toalha

Há dias de muita agitação

Energia e vontade de tudo fazer, melhorar

Há dias de dúvidas intensas

A fé mina, raciocínio falha, inércia pura

Há dias de emoções turbulentas

Desestruturam, balançam e tiram tudo do lugar

Há dias de calmaria, paz

O barco da vida segue seu curso sem grandes solavancos

Há dias de mergulhos emocionantes e profundos nas águas da vida

Mas também há dias de emoções rasas e superficiais

Tudo parece não fazer sentido

Há dias de amor, paixão, sintonia

Tudo é beleza, carinho e acolhimento

Há dias de ausência de conexão e interatividade

Falta comunicação, silêncios e distância prevalecem

Há dias de saudades, de esperança

Onde o presente fica espremido entre passado e futuro

Há dias de sonhos e realidades interagindo

Tentando encontrar um equilíbrio que satisfaça

Há dias felizes, outros nem tanto

Enquanto houver dias por viver

Sempre haverá dias assim…

Alda M S Santos

Histórias arrancadas

HISTÓRIAS RABISCADAS

São tantas as histórias, tantos os momentos

Bons ou ruins, saudosos ou amargos

E muitas vezes queremos rabiscar alguns capítulos

Arrancar algumas páginas

Apagar definitivamente algumas cenas dolorosas

Mas isso não é possível…

Tudo está gravado definitivamente

Seja rabiscado, arrancado, queimado, lançado fora

Tudo está lá em nosso HD interno

E salvo no Livro da Vida o qual não temos acesso

Podemos desfocar, desviar a atenção

Deixar ir embaçando por falta de uso

Grifar com brilho páginas mais interessantes

Destacar capítulos alegres e prazerosos

Colocar rosas a marcar o que se quer “reler”

Mas apagar, definitivamente, não dá!

Vira e mexe cenas reaparecem

E só podemos aprender com elas

Reeditar, consertar, reestruturar, melhorar o que for possível

E mandá-las novamente para a caixinha de histórias rabiscadas

Daquelas que só serão relidas do outro lado da vida…

Alda M S Santos

Plurais

PLURAIS

Gosto de pessoas plurais

Intensas, diversas, multi

Capazes de me despertar de qualquer letargia

E me inspirar a ser cada dia mais

Gosto de pessoas singulares, únicas

Daquelas que carregam o sol em si sem perecer

E mesmo nas noites mais escuras e frias

São capazes de brilhar e me aquecer

Gosto de pessoas plurais ou singulares

Contanto que enxerguem o mundo a sua volta, tudo natural

Que me vejam como as vejo

E façam-me sentir única, especial

Gosto de pessoas, todas elas

Desde que sejam reais, verdadeiras

Plurais ou singulares, pares ou ímpares

Que me façam sentir que existo, que sejam parceiras…

Gosto de pessoas…

Alda M S Santos

Travessia

TRAVESSIA

A ponte está aí, convidativa

A gente olha, fica tentado

Rústica, bela, longa, atrativa

Mas tenta enxergar do outro lado

A ponte a nós se apresenta

E se não pudermos pegar o caminho de volta?

Aqui, mesmo confuso, já é conhecido

Será que pode haver uma reviravolta?

Que haverá do outro lado

Dor, luta, sofrimento, morte, partida

Apenas uma continuidade disso tudo aqui

Ou haverá mais união, amor, compaixão, vida

Preocupações, tentações, medos e vontades, sedução

Sentimentos que lutam dentro da gente

Enquanto isso, sequer percebemos ou notamos

Que isso tudo é simbolismo, somos a ponte, a evolução…

Essa travessia não é escolha

Nós a fazemos sem perceber

Ela acontece à nossa revelia

Quando vamos ver, já acabou o viver…

Alda M S Santos

Além do horizonte

ALÉM DO HORIZONTE

Do horizonte multicor faço uma tela gigante da vida

Um filme de um viver, de um “passar” por aqui

Cada cor refletindo uma alegria, um êxtase

Uma dor, um prazer, um dissabor

Uma mistura delas tão nítida em alguns pontos

Tão confusa e borrada em outros

Filme que desperta sorrisos, satisfação

Lágrimas, tristeza, saudade, gratidão

Um filme de bilheteria singular

Será que nossa história passa em alguma outra tela por aí?

Causa emoção, esperança, dores e arrependimentos

Ou quem sabe tenha takes e cenas de amor e saudade?

Luz, escuridão, emoção, decepção, vida…

Cada uma delas retratando um momento especial

Porque viver é sempre especial

No horizonte multicor assisto a um filme que ainda acontece

E continuo produzindo novas cenas…

Gravando!

Alda M S Santos

Sentimentos tão (des)humanos

SENTIMENTOS TÃO (DES)HUMANOS

Determinação : Você poderia me arrumar um emprego? Quero trabalhar!

Arrependimento: Vim de Pouso Alegre e acabei aqui sem pouso.

Fome: Pode repetir? Estou faminto hoje!

Depressão: Faço uns bicos durante o dia, durmo no abrigo, saio às vezes, a depressão bate fundo.

Fé: Um dia estarei do lado que vocês estão, se Deus quiser!

Tristeza: Meu filhinho de três anos está internado.

Maternidade: Preciso de roupas de criança. Lembra de mim e do meu filhinho loirinho e de olho azul?

Vaidade: Gosto de sabonete cheiroso, esse é bom!

Preferências: Não posso com esse cobertor, sou alérgico, pinica!

Simplicidade: Tem um chinelo ou tênis? Se for grande pode ser de mulher mesmo!

Humildade: Não tem mais blusa de frio? Tenho frio! Pode me dar essa sua?

Satisfação: Que massa! Ganhei uma blusa do Galo(Atlético MG)

Simpatia: A vida na rua dói, moça! Tem pasta de dente aí, ajuda a sorrir!

Mulher: Acabaram os absorventes? Estava precisando…

Oportunismo: Tem gente que pega coisa que tem, eu não faço isso, não!

Má índole: Pode me dar uma sacola grande? Se a gente não dormir por cima eles roubam!

Vícios: Não dê cobertores para aqueles lá, não, que vendem para comprar “cola”.

Gratidão: Deus abençoe e proteja vocês!

Realidade: E assim segue a vida nas ruas de Belo Horizonte

Nos cantos, nas filas de doações, nas camas improvisadas

No fogo para aquecer, na bebida ou droga para esquecer

Nas barracas de cobertores que servem de casa, dia ou noite…

Sentimentos tão (des)humanos que transbordam

No meio de todos nós…

Alda M S Santos

Quero acreditar

QUERO ACREDITAR

Quero acreditar num mundo de amor e paz

Mesmo que ainda tropecemos em seres humanos pelas calçadas

Quero acreditar na bondade inerente a todo ser humano

Mesmo que tantas atitudes nem pareçam humanas

Quero acreditar na força que nos faz persistir

Mesmo que a fraqueza física ou mental nos puxem para baixo

Quero acreditar que qualquer bem que se faça é um começo

Mesmo que pareça tão pouco aos olhos de tantos

Quero acreditar que posso espalhar a luz

Mesmo que o entorno tenha tanta escuridão

Quero acreditar na cola universal chamada amor

Capaz de a tudo colar, reintegrar e renovar

Mesmo que estejamos quebrados pela covardia e inércia

Cheios de cacos cortantes, algozes

Ferindo a todos a nossa volta e a nós mesmos

Quero acreditar num mundo melhor, de amor reinante

Preciso disso para continuar fazendo algo, agindo…

Acredita comigo?

Alda M S Santos

Beijos de todo tipo

BEIJOS DE TODO TIPO

São tantos e de todos os tipos

Aqueles de carinho de um pai ou de uma mãe

Os dados na bochecha de um amigo/irmão

Os que se dá na mão, por cavalheirismo

Os que se dá na testa, por proteção

Os que são de amor, alegria e confiança de uma criança

Os que se estala no rosto em agradecimento

Os que são dois em cumprimento

Há ainda os que se dá como selinho nos lábios

Se o cumprimento for mais íntimo

Há os que são beijos acompanhados de abraços na pontinha dos pés de amor/amigo

Ou os que são mais longos, apaixonados, em entrega e promessa de algo mais

Há aqueles de tesão em que abraços, braços e corpos acompanham

E há os de amor, cumplicidade, suaves e ternos que carregam uma vida consigo…

Há beijos de todo tipo…

Gosto de todos, desde que sejam verdadeiros!

Alda M S Santos

Ousadia de viver

OUSADIA DE VIVER

Quero viver sem perder a ousadia

A ousadia de ser quem eu sou

A despeito de opiniões em contrário

De palavras paralisantes ou silêncios cortantes

Quero manter a ousadia

De buscar aquilo que muitos acreditam ser impossível

De escalar os montes que acreditar valerem o esforço

De descer rolando se me aprouver

De sentar e esperar quando minha alma pedir isso

Quero viver com a ousadia

De descartar aquilo que não merece ser conservado

De lutar pelo que merece ser conquistado

E de ainda brigar mesmo quando a batalha parecer perdida

Quero viver com a ousadia

De ser maluca, às vezes, para manter a sanidade

De ser criança sempre, para não perder a simplicidade

De ser feliz, mesmo infeliz em alguns momentos de saudade

Quero nunca perder a ousadia de simplesmente viver

De ser “eu” em meio a tantos outros eus…

Que eu nunca perca a ousadia…

Alda M S Santos

Somos todos poesia

SOMOS TODOS POESIA

Em nosso caminhar do dia a dia

Tristes, felizes, falantes ou calados

Tranquilos, afoitos, solitários ou acompanhados

Somos todos poesia…

Carentes, completos, amantes ou amados

Profundos ou superficiais, intensos nessa louca travessia

Juntos, separados, magoados ou abandonados

Somos todos poesia…

Doentes, sadios, loucos ou apaixonados

Sentados no caminho, subindo numa árvore, seguindo ou parados

Lutando por uma fantasia ou sofrendo de paralisia

Somos todos poesia…

Poesia aberta a quem possa apreciá-la

Poesia que carece de alguém que a leia, que a sinta

E possa transformar nosso avesso em versos

Que organize nossa confusão em rimas

E que faça de nós um poema, sua maior obra-prima

Somos todos poesia…

Alda M S Santos

Ninguém rouba de nós

NINGUÉM ROUBA DE NÓS

O bem estar de saber-se num bom caminho

A satisfação de poder ajudar, doar carinho

A coragem de nas lágrimas nos aliviar

A capacidade de aprender com as falhas e recomeçar

Ninguém rouba de nós…

A saudade de um tempo bom, de alguém

Um passado de dores e amores, sem dever ninguém

A humildade de conseguir pedir perdão

A esperança de um amanhã com mais união

Ninguém rouba de nós…

A indignação diante de uma injustiça com alguém

A hombridade em nada ter tirado de ninguém

A liberdade de poder escolher companhia ou solidão

A felicidade que há em amar um irmão

Ninguém rouba de nós…

A honestidade de nunca deixar ninguém para trás

A serenidade de uma alma criança, em paz

A crença num Deus de amor, nossa fé

A delícia de ser quem se é…

Ninguém rouba de nós…

Só se a gente deixar que o façam …

Alda M S Santos

Por aí…

POR AÍ…

Ando por aí…

Ora concentrada, absorta

Ora distraída, dispersa

Atenta ao que parece não importar

Mas, na verdade, quero a todos motivar

Ando por aí…

Notando cores, construções, edificações

Percebendo também destroços, demolições

Ando por aí…

Tentando parear com quem caminha só

Buscando direcionar o passo de quem parece perdido

Ando por aí…

Levando abraços, sorrisos, um pouco de fé e esperança

Porque nessa vida o que mais pesa na balança

O que mais nos trará valor positivo

É aquilo que de nós foi amor, foi abrigo

Ando por aí…

Alda M S Santos

Da cor que a gente pinta

DA COR QUE A GENTE PINTA

Verde, vermelho, amarelo ou azul

A vida tem a cor que a gente pinta

Roxo, branco, preto ou laranja

Cinzenta ou multicolorida, talvez a gente a sinta

Se as cores que recebermos não forem suficientes

Vamos misturar, agitar, novas cores criar

Como as crianças dizem “quero de todas as cores” pintar

Vamos escolher melhor nossas paletas

Um jardim de muitas flores em várias facetas

E tingir nosso céu de azul anil

Nosso chão de marrom terra infantil

Nossas emoções de delicada violeta

Nossas lágrimas de clara magenta

Nosso sorriso de dourado amizade

Nossa esperança de verde solidariedade

Nosso amor de vermelho forte, vibrante

Nossas dores de amarelo calmante

Nossa alma furta-cor, multicor

Fazer do nosso e do mundo à nossa volta uma tela abstrata, repleta de amor

E quando tudo cinzento e tempestuoso parecer

Um arco-íris no céu de nossas emoções iremos fazer

Onde todos possamos nosso pote de ouro buscar

E o tesouro brilhante e valioso de uma vida em paz encontrar!

Alda M S Santos

Marcas mais bonitas

MARCAS MAIS BONITAS

Viver é desenvolver a fundamental habilidade

De organizar nossas marcas profundas ou superficiais

Aquelas que todos nós temos, querendo ou não

De fazer com que as dolorosas fiquem menos aparentes

De colocar em nossa vitrine emocional

Aquelas que nos fazem parecer mais felizes

Porque felicidade atrai felicidade

De nada adianta mostrar tantas dores e cicatrizes

Vestir nosso manequim de cinza e seus matizes

Só servirá para atrair a maldade

Expor o que nos machuca atrai negatividade ou piedade

Mas deixar sob luzes ou melhor ângulo

Nossas marcas mais bonitas de um amor bem vivido

Nossos frisos nos rosto dos sorrisos de prazer

De uma vitória merecida, de uma conquista pessoal

De um trauma vencido, de saúde emocional

Só nos trará aquilo que merecemos como viventes dessa nau

Quem nos ama e conhece bem enxerga fundo

E o melhor que podemos extrair daqui não é material

É emocional e pessoal…

Alda M S Santos

Trilhando

TRILHANDO

Busco as trilhas do viver

Na mata densa e quase fechada

Sigo em frente, não olho para trás

Caminho sob árvores, piso em folhas secas, sou animada

Cheiro bom de terra molhada

Ar puro, sons da natureza, verde intenso

Um pássaro que canta para atrair sua namorada

Nas árvores, num coração, as marcas de um amor, de alguém

Em frente, sigo a trilha, não busco ninguém

Roupas dependuradas num galho

De quem serão? Não há ninguém!

Despertam a imaginação…

Barulho de água corrente me atrai, mudo a rota

Quanto mais ando, mais quero andar

Tão fácil ali me perder…

Percebo que nas trilhas da mata densa

Sempre em frente, numa água cristalina que cai

Encontro a minha própria trilha

O cansaço não vence, se esvai

Aquela trilha leva a mim mesma

Perdendo e me encontrando

Vou trilhando, vou vivendo…

Alda M S Santos

À primeira vista

À PRIMEIRA VISTA

Não existe amor à primeira vista

Existe atração à primeira vista

Que pode vir a ser amor

Ou terminar na fase da paixão

Amor precisa chegar devagarzinho

Abrindo portas com sorrisos sinceros

Destrancando cadeados com a chave da amizade

Quebrando medos com a força da confiança

Vencendo tabus com aceitação das diferenças

Destravando segredos com a segurança de um ombro

Derrubando com delicadeza muros levantados pela autoproteção

Escalando degraus da reciprocidade, um por vez

Amor não invade, conquista

Amor não toma, pede, se doa

Amor não é à primeira vista

Amor se mantém quando a vista, a alma atinge fundo

Mesmo quando nem tudo é bonito

Mas sabe que é ali que você quer ficar para sempre…

Isso é amor! A muitas vistas!

Alda M S Santos

Como pipa no céu

COMO PIPA NO CÉU

Quanto tempo o tempo tem?

Para trás podemos contar

Para frente não há como saber, apenas imaginar

Quanto tempo o tempo tem?

Para trás tantas lembranças boas

Há sonhos e realidade, muita vida, união

Para frente um mundo esperado a construir

Como sinto saudades…

Outro dia eram pequetitos

Sempre juntos a brincar e artes aprontar

Grudados estávamos sempre a nos amar

Como a pipa colorida que soltam hoje no céu

Meus para sempre meninos lindos

Voam agora longe de mim, noutros espaços

Mas há uma linha especial a nos unir

E nada nesse mundo será capaz de cortar

Voam longe, mas no mesmo céu

Amor verdadeiro é assim

Independente da distância há uma linha especial a uni-los

Meus pequenos anjos que o amor me deu, que me fascinam

Eternamente amarei…

Quanto tempo o tempo tem?

Não sei!

Sei que, como fiz até agora

Tentarei aproveitar ao máximo cada sorriso, cada vitória ou batalha

Cada momento juntos é precioso

Cada pipa colorida que juntos soltarmos

Até quando for permitido estarmos sob o mesmo céu

Depois, o futuro a Deus pertence

E confio no que Ele nos reserva…

Alda M S Santos

Vamos transformar o mundo

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO

Vamos transformar esse mundo frio

Aquecendo cada coração carente que se aproximar

Vamos transformar esse mundo amargo

Sendo sorriso para cada cara amarrada que encontrar

Vamos transformar esse mundo sério, tolo e feio

Sendo brincadeira, sendo criança, sendo alegria

Vamos transformar esse mundo individualista

Sendo abraço, sendo colo a cada olhar opaco que baixar

Vamos transformar esse mundo faminto

Oferecendo o que pudermos para alimentar

Vamos transformar esse mundo doente da alma

Sendo a paz, a serenidade e a luz para curar

Vamos transformar esse mundo injusto

Sendo a mão que tenta as diferenças equalizar

Vamos transformar esse mundo incrédulo

Sendo a fé e o amor divino a quem precisar

Vamos transformar esse mundo de tanta angústia e dor

Sendo o bálsamo calmante e apaziguador

Vamos transformar esse mundo, sim

Como?

Pelo exemplo, pelo contágio, pelo amor

Devagarzinho, um ser humano de cada vez…

Alda M S Santos

Isso já é poesia

ISSO JÁ É POESIA

Um dia de paz, de alegria

Onde problemas ficam lá fora

Apenas esse encanto, essa magia

E a simplicidade da infância na natureza em total sintonia

Vento frio no rosto, calor no coração

E a natureza sempre aberta à interação

Tudo é energia, intensidade, emoção

A vida nos ensinando o valor da troca, da cooperação

Para a criança basta espaço e outras crianças, mesmo que de alma

Que a vida acontece até na fantasia, sem trauma

Ali o que vale é o valor da atenção, entrega sem preocupação

E o amor que flui de coração para coração

Domingo, família, parque, piquenique, euforia, amor…

Nem precisa de rima, meu senhor

Isso tudo já é poesia…

Alda M S Santos

Data limite

DATA LIMITE

Uma data “limite” para a vida continuar ou se findar

Para o amor fluir, acontecer

Vida, tecnologia, ciência, evolução

Mas, principalmente, amor

Uma data limite na batalha contra a morte e destruição

Uma data limite para interação entre os seres da criação

Data limite para sentir-se parte, para ajudar, para a autoaceitação

Um mundo tão injusto e cruel

Mas cheio de oportunidades de crescimento, de compaixão

Nunca se falou tanto de amor

Nunca se “brigou” tanto pelo amor

Pelo amor aos pequenos, às minorias, àqueles que nem podem se defender

Amor a vegetais, animais, amor aos que não são “iguais”

Amor à natureza, ao planeta, à galáxia, a seres especiais

Quem é mesmo que sempre amou o diferente, o pequeno

Quem se entregou pelos fracos e pecadores

Quem lutou por justiça pelos desamparados?

Ele está aqui…tão perto…tão dentro…

Vamos deixar o amor fluir…

A data não é limite, é continuidade

Se você está aqui, você faz parte

Deixe o amor fluir de você, para você

A nova era chegou…

Alda M S Santos

#datalimite

Fundamental, mesmo…

FUNDAMENTAL, MESMO…

É fundamental…

Andar ao lado, não à frente ou atrás, de quem pareia e caminha conosco

Comunicar-nos do mesmo modo seja dialogando, sorrindo ou silenciando

Sentir-nos parte estando na mesma casa, na mesma cidade ou a quilômetros de distância

É fundamental…

Dividir a mesma cama, os mesmos sonhos, projetos, derrotas e vitórias sem medos

Ainda que os gostos e prazeres sejam diferentes, que haja sintonia

Não deixar que a energia se acabe, que a sedução, a “tensão” boa desligue

É fundamental…

Respeitar as diferenças de ritmo, tempo e espaço, físicas ou emocionais

Acolher aquilo que podemos absorver e não atritar com o que não casa tão bem

Colecionar beijos, abraços, lembranças boas, descartar as mágoas

É fundamental…

Ser casal, unidos, mas nunca abrindo mão do individual

Investir num propósito de vida, de amor, de parceiros, de família, de Deus

Renovar-nos sempre, estando abertos ao crescimento do amor

Mas fundamental mesmo numa relação que se pretende eterna

É ser prioridade na vida de quem nos é prioridade…

Alda M S Santos

Dia dos amigos

DIA DOS AMIGOS

Há amigos de todo tipo na vida da gente

Amigos que a família nos dá

Amigos que a igreja nos traz

Amigos de escola, de trabalho

Amigos da juventude, amigos de amigos

Amigos que puxam orelhas, que abraçam

Amigos que são sintonia, magia, sinergia

Amigos tranquilos e serenos, são paz

Amigos crianças, adultos e idosos

Amigos virtuais, amigos de farra

Amigos de gostos comuns ou nem tanto

Amigos da magia, da viagem, da poesia

Amigos que vão embora e deixam um buraco vazio

Uma saudade danada na alma da gente

Amigos de segredos, de troca, de tempos idos

Amigos que são abrigo, consolo, aconchego

Amigos de altas e gostosas risadas

Amigos que riem juntos das próprias misérias

Amigos que são palavras encorajadoras na dor

Que enxugam nossas lágrimas, que brigam por nós

Principalmente amigos que amam por nós, que lutam para estar conosco

Amigos que nos protegem a despeito de si mesmos

Amigos de longe e de perto

Amigos que são amigos quando nem nós mesmos nos aguentamos

Amigos/namorados/casados eternizados no carinho

Amigos que são uma trilha de amor

Até o coração da gente…

Há amigos de todo tipo

Só não há ex-amigo!

Uma vez amigo, para sempre amigo…

Amo todos vocês meus amigos de todas as épocas

De longe ou de perto, da infância, da juventude, da maturidade, para sempre…

Alda M S Santos

Uma carta para mim

UMA CARTA PARA MIM

Quero escrever uma carta para mim

Para que eu possa abri-la numa outra vida

Mesmo que não seja possível saber que eu mesma que enviei

Mas de um modo que eu acredite que deverei confiar

Uma carta para me alertar

De caminhos que não levam a lugar nenhum

De estradas que levam a buracos difíceis de sair

De brilhos que não são do olhar, não são duradouros

De luzes da ribalta que acabam nos cegando

Das pessoas que são anjos enviados e precisam ser ouvidas

De outras pessoas que ficarão por um tempo

Mas que não têm desejo de se eternizar em nós

Daquelas pessoas que serão praticamente partes essenciais de nós

Do amor que chega devagar, suave e para o qual podemos abrir as portas sem medos

Das trilhas que me afastam dEle

De como identificar quem e o que realmente importa na vida…

Uma carta que possa alertar a mim

E a quem puder dela se beneficiar

Para que possam aproveitar melhor o tempo por aqui

Viver, ser feliz, amar, evoluir

Antes que ela esteja muito perto do fim…

Apenas um alerta de amiga…

Alda M S Santos

Inspiração

INSPIRAÇÃO

Há o céu de intenso azul com um gavião a plainar

Ou nuvens espessas e uma chuva a se armar

Isso serve para inspirar

Mas há também você a me olhar…

Há árvores frondosas no vento a balançar

As folhas secas no outono a cair e o chão a forrar

Ou flores lindas e coloridas na primavera a perfumar

Isso serve para inspirar

Mas há também seu sorriso a me encantar…

Há o rio que nasce na serra e cai nas pedras a cascatear

Ou as ondas do mar que batem nas rochas e espumam na areia a desmanchar

Isso serve para inspirar

Mas há também você a me acariciar…

Há toda a natureza, o céu, a terra e o mar

Ou Deus, a família e os amigos a me alegrar

Mas nada tão completo como você, como o amor

Para poder me inspirar…

Alda M S Santos

Recomeçar do zero

RECOMEÇAR DO ZERO

Não existe recomeçar do zero

Porque se temos essa prerrogativa

É porque um dia já começamos

E todo começo deixa nem que seja uma negativa

Retirando o que perdemos, o que permaneceu?

E não diga que nada ficou

De tudo que se construiu, viveu

Ao menos entulho restou

Separe o joio do trigo

Descarte, reaproveite, reserve, busque abrigo

E se ainda assim só encontrar a dor

É com ela que irá recomeçar

E com renovado fervor…

Recomece do amor que encontrar em você, por você!

Alda M S Santos

É bom ter por perto

É BOM TER POR PERTO

É bom ter por perto

Quem nos deixa à vontade

Sabe nos despertar sorrisos

Sem qualquer falsidade

É bom ter por perto

Quem nos aceita como a gente é

Nos faz sentir fortes e seguros

Nos ouve e alimenta nossa fé

É bom ter por perto

Não apenas quem ri conosco

Mas aqueles que sabem ser brilho

Quando o mundo parece fosco

É bom ter por perto

Quem sofre quando a gente chora

Sabe ser abrigo, aconchego

E nunca foge, não vai embora

É bom ter por perto

Quem a gente ama, tem afeto

Mas bom mesmo, de verdade

É manter dentro do coração

Quem de nós não abre mão…

É bom ter por perto…

Alda M S Santos

Pequenos grandes prazeres

PEQUENOS GRANDES PRAZERES

Há prazeres de incomparável valor

Acordar ao lado do seu amor

Não mais sentir aquela dor

Dormir em paz com sua consciência

Conseguir ignorar toda maledicência

Há prazeres de incomparável valor

Encontrar dinheiro onde não esperava

Sorrir renovado onde antes chorava

Esquecer o que não vale a pena mais lembrar

Guardar no peito direitinho o que merece eternizar

Há prazeres de incomparável valor

Balançar numa gangorra na árvore presa

Sair de um trauma, quase ilesa

Ocupar-se ao outro dando a mão, sendo irmão

Tomar chuva em tardes de verão

Há prazeres de incomparável valor

Morar noutro coração por direito, não por favor

Nas noites frias sempre fazer amor

Perceber que não mais sangra aquela cicatriz

Responder aos enxeridos com “seu nariz” ou “isso nada me diz”

Há prazeres de incomparável valor

Rir até a barriga doer

Ser criança, sapeca, até não mais poder

Receber um abraço de carinho apertado

Ser sempre seu maior e melhor aliado…

Há pequenos grandes prazeres de incomparável valor…

Alda M S Santos

Não é sorte!

NÃO É SORTE!

A mim dizem que é sorte

O acaso que agiu a favor

Mas ao avaliar o empenho empregado

Afirmo que conquistei tal valor

Insistem que sou mulher de sorte

Esse adjetivo não é o mais adequado

Lutei, busquei, confiei, conquistei

Nada foi subtraído ou roubado

Prefiro dizer que meu mundo foi abençoado

Podem afirmar que é sorte

Mas melhor acreditar que é dedicação

Um tanto de trabalho e amor

E coragem para enfrentar qualquer atribulação

Sorte ou azar são obras do acaso, da dúvida, do temor

Bênção é obra da fé, do trabalho e do amor

Não é sorte, é Deus!

Alda M S Santos

Livro

LIVRO

Livro que faz bem, que trago sempre comigo

Livro-me da ignorância, encontro abrigo

Livro-me das dores, do perecer

Livro-me da angústia do ser ou não ser

Livro que acalma, que é luz

Livro que esclarece dúvidas e nos conduz

Livro que é diversão, é passaporte, é transporte

Para um “País das Maravilhas”, mesmo sem sermos Alice

Que pode estar a poucas milhas de nós

Quase sempre dentro de nós…

Livro que é caminho da fé, da Ciência, da religião, de Deus, do conhecimento

Livro que perpetua o amor, que é acolhimento

Livro é tão bom que dentro dele pode caber tanto um mundo de dor

Quanto trazer em si registrada a maior História de Amor

Abram um livro, percam-se nele

Encontrem-se…

Alda M S Santos

Disponível e-book na Amazon.com

A vida segue…

A VIDA SEGUE…

Sozinho ou acompanhado

Com os pares de sempre ou novos acompanhantes

Importante é seguir em frente…

Essencial é carregar a consciência limpa

Levando conosco a delícia de uma alma em paz

E a disposição para enfrentar períodos de turbulência

A vida segue e vai levando a todos

Grandes ou pequenos, fortes ou frágeis

Dispostos ou não, falsos ou verdadeiros

Leves ou pesados, conscientes ou confusos

Mas tem voos mais emocionantes e melhores pousos

Para quem sabe o que quer e luta por isso

Sem contudo cortar as asas

Ou derrubar o avião de ninguém…

A vida segue…

Ir junto não é uma opção

Mas como e com quem iremos podemos, sim, escolher…

A vida segue…

Alda M S Santos

Doçura a várias mãos

DOÇURA A VÁRIAS MÃOS

Um alguém que se encontra além-mar

Com saudades de um alguém do lado de cá

Num desconhecido brasileiro passeando por lá

Encontra a oportunidade de uma lembrança para cá enviar

Da França para o Brasil

De Rennes para Beagá

Um carinho em vidros de geleia

Atravessa o oceano para alguém alegrar

Passando por minhas mãos

Chega às mãos do irmão no hospital a se curar

E aquele sorriso largo de satisfação a lembrar

Da irmã que está há tanto tempo tão longe, noutro lugar

Uma conversa, lembranças, atenção

E um coração hospitalizado mais alegre ficou…

Quantas mãos são necessárias

Para tornar um pouco mais doce e feliz um coração?

Feliz por fazer parte, ser uma das mãos…

Que Senhor Tadeu encontre logo a recuperação

E possa logo num voo passear

Para comer geleia e sorrir com a irmã Theda Mara além-mar…

Alda M S Santos

E o barco da vida parte…

E O BARCO DA VIDA PARTE…

E o barco da vida parte

Leva quem tem coragem

Leves e com espaços a preencher

Ou pesados de tanta bagagem

E o barco da vida parte

Deixa a segurança do cais

Em busca de novas aventuras

Talvez de um novo caos

E o barco da vida parte

Vários rumos, vastos oceanos

E o que fica é a vontade

De ser feliz também nesse plano

E o barco da vida parte

Leva alguns, deixa outros

Na saudade do vivido

Do que ficou por viver

Do que há ainda para viver

E o barco da vida parte

Todos os dias, todo o tempo

Com ou sem passageiros e tripulantes

Nem sempre a contento

Ele parte…

Alda M S Santos

Maturidade emocional

MATURIDADE EMOCIONAL

Ela chega no exato momento

Em que passamos a aceitar

Que tudo que nos coube até aqui

Foi fruto de nosso plantar

Já não nos rebelamos tanto

Tampouco ficamos imóveis

Diante do que antes gerava pranto

Hoje respiramos fundo e seguimos a marcha

Sabemos que culpar o outro, a vida, a Deus

Não nos torna menos responsáveis

Pelo caminho que escolhemos trilhar

E pelas conquistas ou derrotas que nos tornaram instáveis

Reconhecer que as batalhas que escolhemos travar

Até mesmo aquelas das quais preferimos declinar

São peças fundamentais desse grande quebra-cabeça

Que faz nossa alma a tudo sustentar

Isso é maturidade emocional!

Alda M S Santos

Reflexo

REFLEXO

Somos reflexo daquilo que vivemos

Das vitórias alcançadas, das batalhas travadas

Das negações recebidas, das derrotas sofridas

Das pessoas que nos cercam

Do amor que conosco compartilham

Sofremos influências do meio todo o tempo

Positivas ou negativas

Mas não precisamos ser esponjas

Não devemos absorver tudo que se apresentar

Podemos repelir o que fizer mal

Tentar ser mais ímã, atrair mais o que nos é afim

Quem olha para nós enxerga apenas parte do que refletimos

A outra parte fica muitas vezes camuflada pelo que ela é ou sente

Por isso o que somos verdadeiramente nunca é visto totalmente

O brilho nos olhos, o sorriso espontâneo

O carinho que se doa, a autenticidade,

Muitas vezes não passa no filtro “carregado” do outro…

Vamos refletir mais amor

Ele atravessa qualquer filtro!

Alda M S Santos

Leve-me com você

LEVE-ME COM VOCÊ

Leve-me com você

Não importa para onde

Apenas leve-me para onde for

A direção a seguir fica a cargo do amor

Leve-me com você

Coloque-me no colo, mas se isso não for possível

Nunca me tire do coração

Só assim poderei segui-lo

Só assim vale a pena ir contigo

Leve-me com você

Ouça minha voz, sua companheira de todas as horas

Ouça meus desejos, sintonize-os com os seus

Guie-se por eles, acolha-os

E nunca estará sozinho

Leve-me com você

Como marca digital na sua pele

Como emoção boa no coração

Como uma luz acesa na alma

Eternizados um no outro

Não importando aonde estejamos

Leve-me com você,

Levo-o comigo…

Alda M S Santos

Entre as muitas de mim

ENTRE AS MUITAS DE MIM

Muitas vezes sou palavras sem fim

Tantas outras o silêncio habita em mim

Algumas vezes quero abraçar e acolher o mundo

Noutras, nem a meu próprio mundinho consigo acolher

Sou, às vezes, gargalhadas de alegria e satisfação

Tantas outras sou um sorriso tímido de decepção

Muitas vezes sou a animação, a atração

Noutras, quero me esconder num cantinho sem aparição

Muitas vezes sou dança, sou verso, sou sedução

Noutras tantas sou muito atrapalhada, sou tombo, sou confusão

Muitas vezes sou maternal, terna, emocional

Noutras sou tão sozinha, isolada, individual

Tantas vezes vejo adiante um mundo de oportunidades

Noutras só vejo agonia e infelicidade

Muitas vezes estou em paz com as muitas de mim

Tantas outras elas travam uma batalha de vida e morte bem ruim

Entre as muitas de mim

Perfumada de flores, de jasmim

Nessa constante contradição

Procuro enfeitar esse jardim…

Alda M S Santos

Intimidade

INTIMIDADE

Intimidade é aquela relação prazerosa que cultivamos

Com quem nos é especial

Onde tudo podemos dizer, fazer, trocar

Sem nos envergonhar e, com isso, aliviar todo mal

Quem tem boas relações de amor, de amizade

Quase nunca é acometido pela solidão

Encontra nessa pessoa a disponibilidade

E a intimidade que complementa toda boa relação

A intimidade pede reciprocidade

Confiança que se abastece na troca, conexão

Nudez em sua totalidade

Intimidade não só de corpos, mais conhecida como paixão,

Mas intimidade de mente, sintonia

Principalmente, intimidade de almas, magia…

Uma boa intimidade de almas nunca se acaba

Vai além da vida…

Alda M S Santos

Nunca desistir de mim

NUNCA DESISTIR DE MIM

Não desistir de mim, esse é o trato

Não importa o que eu fizer

Ou o estado de minhas emoções

Se estiver forte e vitoriosa

Ou frágil e chorosa

Se estiver contente e esperançosa

Ou carente e nada amorosa

Se agir com sabedoria ou cometer uma burrada apocalíptica

Não desistir de mim, esse é o trato

Quando sou a fortaleza em que os outros se apoiam

Ou quando sequer tenho forças para chorar

Ser minha maior amiga sempre

Daquelas que acariciam, elogiam, incentivam

Mas que também ralham, puxam as orelhas, e nunca abandonam

Não desistir de mim, esse é o trato

Não posso parar, estacionar

Preciso prosseguir, cuidando para não cair

Consciente que estarei dando o melhor de mim…

Pois só assim poderei merecer o melhor dos outros

Não desistir de mim, nunca!

Esse é o trato!

Alda M S Santos

Vá lá e faça o melhor

VÁ LÁ E FAÇA O MELHOR

“Vá, filho, desça lá e faça o melhor que puder”

E, corajosos, tendo-o por perto naquele momento, descemos

E cá estamos errando e acertando

Tantas vezes trocando os pés pelas mãos

Outras tantas correspondendo a tão altas expectativas sobre nós

Pedindo ajuda em momentos de tristeza e solidão

Implorando perdão nas sucessivas burradas que cometemos

Agradecendo pela oportunidade de estar aqui

Pelas chances de crescimento e aprendizado

Pelos anjos bons que enviou para que não nos sentíssemos tão sozinhos

E, principalmente, por não nos ter abandonado

Mesmo que tantas vezes a gente se sinta só e triste

Em meio a tanta maldade, tanta desumanidade, tanta saudade

E queira logo voltar para casa…

Que nossas energias e fé se fortaleçam

E que nunca, nunca nos abandone

Que nos permita vê-Lo nos outros

E que os outros possam vê-Lo em nós

Amém!

Alda M S Santos

É o desejo

É O DESEJO

É o desejo de saber mais que me faz compreender

É o desejo de entender que me faz aprender

É o desejo de descobrir que me impele a agir

É o desejo de mudar que me ensina a sonhar…

É o desejo de tudo conhecer que me faz crescer

É o desejo da grandiosidade que me ensina a humildade

É o desejo de viajar que me ensina a voar

É o desejo de não me afastar que me faz ficar…

É o desejo de me eternizar que me faz te amar

É o desejo de te ver feliz que me torna aprendiz

É o desejo de vencer a saudade que me torna realidade

É o desejo de promover a união que me leva a estender a mão…

É o desejo de não me perder que me leva a escrever

É o desejo de ter que me leva a ser

É o desejo de poetizar que me faz me emocionar

É o desejo de amar que me faz me encantar…

É o desejo que a tudo move

Que também me move…

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑