VOO LEVE
Somos um ser de uma asa só voando por aí,
Voamos bem, voamos muito, ora baixo, ora alto…
Quando encontramos uma asa que nos pareia, tudo se encaixa.
Voamos bem, voamos alto, voamos leve, voamos felizes.
Mas se nos unimos a uma asa que não combina,
Melhor seria continuar voando bem, ora baixo, ora alto,
Mas com a própria asa…
Pior que voar sozinho é voar com asas que pesam,
Com asas que desequilibram, que geram turbulências.
O voo precisa ser leve, livre, solto e feliz,
Sozinho ou acompanhado.
Alda M S Santos
Foto Google imagens
PASSAGEM COMPRADA
Viemos para esse mundo com a passagem de volta comprada.
Falta apenas o carimbo com a data de retorno.
E quando acontecerá nós não sabemos.
Podemos fazer inúmeras viagens por aqui antes dela,
E acompanhados!
Muitas são as possibilidades!
Concentrar-nos na derradeira viagem impede que aproveitemos o passeio.
Ela chegará, quer a gente queira, quer não.
E nela iremos sozinhos!
Podemos escolher aproveitar bem todas elas.
Alguma delas pode ser nosso retorno, de avião, de trem, a pé…
E iremos felizes de volta para casa!
Alda M S Santos
SUSPIROS
Suspiros dizem tanto!
Insatisfações, cansaços, frustrações,
Esperanças, saudades, desejos…
São uma pausa para abastecer o tanque da emoção
Que inspira e traz oxigênio para o lado de dentro
Expira e joga gás carbônico na atmosfera lá fora
Gemidos, inspiração profunda, dolorosa ou melodiosa,
Nossas “conversas” conosco mesmos…
Quase sempre produzem algo de bom!
Alda M S Santos
BEST-SELLER
Na vida nós escrevemos nosso conto de fadas.
Não há borrachas ou corretivos, não há como “desescrever”.
Apenas viramos a página e escrevemos novo capítulo.
Não há “felizes para sempre”.
Ora somos protagonistas, ora coadjuvantes,
Ora mocinhos, ora bandidos…
Por vezes, é uma comédia romântica, outras um drama,
Pode até se tornar um suspense ou uma tragédia,
Mas somos nós que construímos dia a dia nossa felicidade!
Com o papel, a caneta e a cor que dispomos e escolhemos.
Que seja um best seller!
Alda M S Santos
PROVA DE AMOR
Prova de amor não se pede
Mas o verdadeiro amor se prova a todo momento
Algumas vezes com palavras
Mas a maioria delas nas pequenas atitudes:
De carinho, de cuidado, de desejo de estar junto.
O amor verdadeiro e recíproco
Nota-se e se faz notar,
Não se questiona,
Apenas se ama e se faz amar.
Com e por prazer.
Infinitamente…
Alda M S Santos
QUANDO MAIS SE VÊ
Paradoxalmente, quando a gente vê melhor,
É quando os olhos estão fechados
Pois, ao fechá-los, tapam-se os olhos racionais,
E os olhos da alma se abrem
Vendo com outros sentidos: os da emoção.
Quer ver bem? Feche seus olhos!
Alda M S Santos
TERRENO MINADO
Em área minada todo cuidado é pouco.
Um movimento em falso e tudo vai pelos ares.
Nossa mente é terreno fértil e minado.
Precisamos conhecer bem para saber onde pisar,
Quais pontos saltar, onde retroceder, desviar.
E também saber guiar aqueles que transitam por ela,
Levando-os para as áreas férteis e produtivas.
Em campo minado também se vive,
Desde que saibamos buscar os pontos seguros!
Alda M S Santos
Google imagens
PARCERIAS
Parcerias…
No jogo, no amor, na vida…
São elas que determinam nossas conquistas.
E nosso parceiro primeiro somos nós mesmos
Não podemos desistir de nós
De nossos gostos e vontades.
Esses que fazem com que estejamos inteiros para os outros
Para que possamos ser parceiros do outro.
Alda M S Santos
ESPERANÇA
Esperança: motiva ou paralisa?
Instiga, encoraja, estimula, impele
Ou abate, esmorece, deprime, limita?
Dizem que é a última que morre.
Esgotadas as possibilidades, ela morre?
Ou quando morre, mata também as possibilidades?
Tudo vai depender dos aliados que a esperança amealha.
Ela sozinha é paralisante, único foco, coloca viseiras
Nada mais permite que se veja ou faça.
Mas se ela se une à força, à determinação,
A uma razão equilibrada com o coração,
Tem muitas chances de ser estimulante,
E levar à conquista do objetivo.
Esperança é inerente aos seres humanos de qualquer idade.
Uma pessoa sem esperanças é uma pessoa sem sonhos…
Uma pessoa sem sonhos…
É uma pessoa sem vida!
Alda M S Santos
BRINCADEIRA DE CRIANÇA
Do inferno ao céu na Amarelinha de ontem
Aos desafios infernais da Baleia Azul de hoje
Dos contos de fadas e histórias de doces vovós
A vovós bruxas que torturam e aterrorizam netas
De corridas descalços e suados nas ruas
A uma tarde e noite hipnotizados em frente ao vídeo-game
De amigos reais que brigavam e se amavam
A amigos virtuais que nada de bom oferecem
De mães e pais que, presentes, castigavam e amavam
A pais permissivos e, quase sempre, ausentes
De uma cabeça leve, livre e ativa
A uma mente confusa, dependente e desequilibrada.
Dizem: “ah, não, morri”!
Não sabem o quanto isso tem sido literal!
Quero game-over, reiniciar…
Começando de umas cinco décadas atrás.
Alda M S Santos
NO GRITO?
Invadir, abrir, arrombar, conquistar.
De qualquer modo, a qualquer custo,
Na pancada, no muque, no grito,
Com a força que vem da mente,
Com a força dos músculos…
Até descobrir que o melhor músculo
A ser utilizado é o coração.
E esse age no silêncio.
Grito calado que vem de dentro.
Essa é sua maneira de gritar
De se fazer ouvir e tudo conquistar.
Mantenha-o em ação!
Alda M S Santos
RETOQUES
São inúmeros os retoques
Correções, aperfeiçoamentos, acabamentos,
Reforços ou disfarces do original
Entre tantos belos retoques
Opto pelos toques sem retoques.
Opto pela originalidade,
Essência pura!
Alda M S Santos
NUM ABRAÇO TUDO SE RESOLVE
Abraços: muitas vezes tidos como o último recurso
Utilizados apenas quando as palavras foram ineficazes,
Excessivas, insensíveis ou inadequadas,
Acabam por serem subestimados.
Se fossem usados com mais frequência,
Evitariam muitos momentos desgastantes,
Pois quase tudo se resolve
Quando duas almas se tocam
No calor de um abraço sincero.
Alda M S Santos
MATAS CILIARES
Degradando nossas matas ciliares, que nos amparam e protegem,
Diminuindo nosso espelho d’água, que recebe e reflete luz,
Aumentando os obstáculos no leito do rio que chamamos Vida,
Ficamos represados num mesmo lugar, causamos grandes erosões internas…
Não há curso d’água, não há flora ou fauna,
Não há atrativos quaisquer,
Há apenas mágoa (má água),
Sem proteção, sem água corrente, sem luz, sem vida!
Faz-se necessário o equilíbrio!
Para que nosso reflexo seja visível e real.
Alda M S Santos
PROPÓSITO DE UMA ROSA
Criada com um único propósito: encantar
Precisa exalar seu perfume, exibir sua cor,
Ser tocada com delicadeza nas pétalas macias,
Abrir-se para o sol, sorridente,
Receber candidamente as gotas de chuva,
Abraçar o orvalho que repousa suavemente em si,
Silenciosamente, absorver cada informação que recebe,
De borboletas, beija-flores, abelhas e insetos sedentos,
E transformá-las em beleza natural que se doa.
Espinhos? Apenas uma pequena defesa
Contra aqueles que querem arrancá-la de seu habitat.
Rosa é puro encantamento, pura poesia,
Que sintoniza com a poesia que há em nós.
Se não se atinge esse objetivo, murcha mais rápido,
Tem sua vida reduzida a meros dias que se sucedem,
Um após o outro, até cair a última pétala.
Qualquer semelhança com seres humanos…
Terá sido proposital!
Alda M S Santos
COMO SABER?
Vidas que caminharam juntas, em paralelas, se entrelaçaram.
Como saber significados que deixaram uma para a outra?
Como saber a importância que tiveram entre si?
Basta olhar o que ficou em cada uma delas, o que foi deixado no outro.
Vidas que se tocam, se amam, não se entrelaçam, e se vão, sem deixar sua marca.
Fica um jeito de ser do outro, um sorriso, um carinho, um conselho, uma palavra, uma lembrança…
Algo de pessoas que se amaram ficará sempre impregnado uma na outra, como um perfume suave…
Mas o melhor jeito de saber a importância que tiveram,
É a capacidade de se fazerem presentes, sempre, de alguma forma, principalmente nas adversidades,
Guardadinhas no coração…
Alda M S Santos
MILHAGEM
Dúvida: Onde troco minhas milhas de vida?
Existe um programa de milhagem que posso resgatar?
É que já tenho algumas acumuladas e não sei quando expiram.
Posso escolher destino, data, companhias?
Se não for pedir demais, pode ser só de ida?
Alda M S Santos
QUANDO ATÉ RESPIRAR DÓI
Quando a alma está machucada
E até respirar dói
Só as lágrimas limpam e lavam o caminho
Para encontrarmos o remédio
No silêncio de nós mesmos.
Alda M S Santos
JOIAS
Nunca fui muito fã de joias!
Claro, sou mulher, acho lindas!
Mas nunca fiz questão de ganhar uma joia,
De ter uma joia de pedras preciosas.
E não é porque sou boazinha, simplória ou melhor que ninguém!
Sempre preferi ter uma pessoa-joia para mim.
E ser uma joia para alguém!
Forte, resistente, bela e preciosa.
E isso não é qualquer um que se dispõe,
Ou que saiba fazê-lo.
Exige muito mais que ter dinheiro e ir à joalheria.
É pagamento para a vida toda!
Parcelado em dias e dias infinitos de carinho.
Pagamento que se faz com imenso prazer,
Ou não se faz…
Ambos sendo credores e devedores.
É assim que somos joias!
Alda M S Santos
PASSAGEIRA
Nossa vida pode muitas vezes ser
Tal qual fogo de palha, tempestade de areia,
Chuva de verão, a luz de um raio,
O barulho de um trovão, as ondas do mar,
Um trem bala ou um avião a jato.
São rápidos, passageiros,
Mas sempre deixam seus rastros.
Gravam suas marcas indeléveis,
Nos outros, em nós mesmos.
Alda M S Santos
FLORES…
Em todo caminho elas estão,
Embelezam, alegram, encantam, renovam as forças,
Coloridas, perfumadas, singelas, grandes ou pequenas,
De todo tipo ou forma.
Às vezes se disfarçam de gente, de pessoas,
Mas se observarmos bem,
Pela beleza, perfume, colorido
E capacidade de encanto,
Veremos que, no fundo,
Todas as pessoas que nos encantam são flores!
Jardins nos quais queremos habitar!
Alda M S Santos
CORAGEM
É preciso coragem para ser autêntico
Para se assumir como é, para se amar.
É preciso coragem para dizer, mesmo sem palavras,
A alguém que se ama: “eu sou assim”!
“Será que tem coragem para me amar assim?
Ou se acovarda e se esconde em medos,
Em padrões pré-estabelecidos
Que já provaram nada valer”?
É preciso coragem para crer, aceitar
Que não existe um único e correto modo de ser,
Que existem infinitas maneiras de ser gente,
De ser e fazer feliz!
A vida exige coragem!
Alda M S Santos
ATADURA
Não importa se o problema é:
Tontura, amargura, casca dura,
Assadura, lonjura, chatura, má postura,
Feiura, loucura ou cabeça-dura
A atadura que cura é uma só, criatura:
O AMOR: sem frescura!
Alda M S Santos
NO RANCHO RASO
Não precisa ser fundo, basta ser rancho,
Tampouco pra lá do fim do mundo, pode ser logo ali.
Não precisa haver dor ou saudade,
Mas se houver, que sejam passageiras.
Que a natureza seja sempre fiel companheira,
Pássaros, árvores, bichos, gente,
Mantenham sempre a harmonia.
Nem precisam ser abundantes,
Mas que a beleza e o amor,
Da Lua e dos companheiros,
Não sejam por esmola.
Com ou sem segredos,
Com ou sem viola,
Que a cantoria e a alegria sejam constantes,
Nesse rancho raso no meio do mundo.
Alda M S Santos
CARINHOS
Qualquer dor torna-se menos doída
Se vier acompanhada de um toque
Um abraço, um olhar, um beijo…
Qualquer dor se desfaz aos poucos
No calor de um colo ou palavra amiga.
Alda M S Santos
AMOR MAIOR DO MUNDO
Um amor puro, sem exigências ou condições.
Amor maior do mundo… Amor que se doou, que morreu por nós…
Um amor de esperança, de fé, de perdão…
Amor que viveu por nós! E, porque VIVE, quer para nós o que sempre nos ensinou:
O AMOR a todos. Amor de luz, amor de paz, AMOR DE JESUS!
Jesus renasce todos os dias nos corações daqueles que se levantam dispostos a amar.
Feliz Páscoa, amigos!
Alda M S Santos
ABRIGOS
Uma mansão num paraíso tropical,
Uma cobertura num país europeu,
Uma casinha branca na serra,
Uma choupana num vale no outono,
Uma cabana numa montanha bem alta,
Um barraco num aglomerado qualquer…
Todos são residências! Todos!
Não importa em qual delas estaremos,
Pois o verdadeiro abrigo é aquele que encontramos
No coração daqueles que trilham conosco essa estrada.
Esses, podemos encontrar num barraco ou numa mansão.
Sem qualquer distinção!
E fazer ali nossa verdadeira morada.
Alda M S Santos
POUSO
Pista de pouso e decolagem
É área de trânsito intenso,
Ora para um lado, ora para o outro.
Observe se os ventos são favoráveis,
E pouse ou decole com segurança!
Tão importante quanto saber pousar
É também saber a hora de decolar!
Parado no mesmo lugar é arriscado
E não leva a lugar algum.
Alda M S Santos
OÁSIS
Para os caminhantes do deserto
A simples “alucinação” com o oásis
Mantém ativo o fio da vida,
Até que se torne real!
Alda M S Santos
SEJA!
Seja semente, seja raiz,
Seja tronco, seja galhos
Seja flor, seja fruto…
Seja a água que hidrata,
Seja o sol que aquece,
Seja a seiva que tudo alimenta,
Mas faça parte!
Alda M S Santos
CORAÇÃO NA MÃO
Onde bate seu coração?
No próprio peito, tranquilo e em paz?
Na mão, temeroso e ansioso?
Em trânsito, corajoso e perdido, em busca de abrigo?
Noutro peito, como inquilino provisório, sempre em dívida?
Dividindo morada, batendo aqui e lá, ao mesmo tempo, em sintonia, em uníssono?
Coração é forte, mas quando bate junto é insuperável!
Escolha onde quer deixar que o seu bata!
Alda M S Santos
DESABROCHAR
Tempo de aquecer e umedecer o solo para a semente germinar
Tempo de crescer, desenvolver, fortalecer
Tempo de floração, beleza e encanto,
Tempo de frutificar e alimentar a todos,
Novas sementes surgem,
E o ciclo recomeça…
Assim é nossa vida!
Algumas áreas estamos em semente, outras em flor, em frutos…
E há os períodos de repouso para nova germinação.
É preciso saber esperar e respeitar essa natureza que temos em nós.
Alda M S Santos
FOGO!
À beira de uma fogueira rústica
De uma lareira sofisticada
Ou de uma alma encantadora
Todo cuidado é pouco
Muito longe não nos aquece
Muito perto pode nos queimar.
Mas, chegando aos poucos na posição devida,
Conhecendo ônus e bônus
Sempre irá nos contentar.
Alda M S Santos
RECEITA
Todos chegamos aqui com o mesmo propósito
Com o mesmo pedido: fazer um bolo e distribuí-lo
Porém, as receitas são variáveis, ingredientes, idem.
Nem todos têm a manteiga, ou o açúcar é escasso.
Outros não gostam de ovos ou o leite azedou…
A farinha é grossa, o fermento está vencido.
Alguns nem gostam de bolo,
Outros não gostam de distribuí-lo.
Num mundo onde há tantos famintos,
Há aqueles que, sabiamente, substituem ingredientes,
Enquanto há também quem desperdice o que possui.
E, mesmo possuindo todos eles, I
O modo de fazer será determinante para essa receita
Chamada VIDA crescer e satisfazer a todos.
Bom apetite!
Alda M S Santos
VIAGENS
Viagens…
Percorreu do Oiapoque ao Chuí,
Do Monte Everest ao Deserto do Atacama,
Do Atlântico ao Pacífico,
De Mercúrio a Plutão.
Voando, a nado, de trem, a pé…
Tudo em busca de si, de um significado.
De uma utilidade, de uma explicação.
Quando parou, encontrou-se no improvável,
Aparentemente mais perto,
Nem por isso mais fácil,
No mais fundo de si mesma!
Alda M S Santos
DEGRAUS
Entre o que somos e o que queremos ser
Encontra-se a escada mais superestimada da vida.
Aquela que levaria à felicidade.
Enquanto nos esforçamos para transpor cada degrau
Muitas vezes construída por terceiros,
Perdemos momentos preciosos no patamar
Daquilo que somos e sempre seremos.
Alda M S Santos
LENTE DE AUMENTO
Amor é aquela lente de aumento
Que nos identifica e diferencia numa multidão de iguais,
Nos destaca, nos separa e nos faz sentir especiais, melhor do que somos.
Ainda que estejamos tortos ou faltando pedaço,
Ele nos enxerga, mas não se importa!
Endireita-nos, nos complementa, nos restaura!
Nos abriga, nos coloca em lugar de destaque,
Não num trono de reis ou rainhas, separados,
Mas ao lado de si, caminhando juntos, de mãos dadas.
Alda M S Santos
OLHAR DE POETA
O poeta não vê tudo multicolorido, nem tudo cinza,
Ao contrário, vê todas as cores nitidamente,
Na natureza, nos seres, nos sentimentos,
Mas prefere misturá-las e descrevê-las,
E fazer da poesia que nelas existe, um poema.
Alda M S Santos
PALAVRAS
Apesar de apaixonada pelas palavras, pela comunicação verbal,
Aprendi a observar e absorver dos outros
Aquilo que eles dizem sem o auxílio do verbo.
Olhares, expressões e atitudes falam muito.
Esses dizeres são menos controláveis e mais verdadeiros.
Prefiro-os!
Alda M S Santos
Imagem Google
SONHOS QUE PODEMOS TER
Quais os sonhos que podemos ter?
Existem limites para eles também?
Separados em caixas:
Fáceis, médios e difíceis, ou
Possíveis, impossíveis, loucura total, ou ainda
Realizáveis, impensáveis, impraticáveis.
Sonhos nascem, brotam, crescem
O que os faz florir e frutificar é
A crença que temos neles,
E a determinação de fazê-los acontecer.
Sonhos que podemos ter?
Aqueles que não nos causam lutas internas,
Pois só elas limitariam nossas forças,
Essenciais na realização de qualquer um deles.
Dos realizáveis aos impraticáveis.
Alda M S Santos
MATEMATICANDO
Multiplicando forças, dividindo o amor,
Subtraindo dores, somando alegrias,
Calculando a área que nos cabe,
Descobrindo nossa potência interior,
Extraindo a raiz de nossos problemas,
Expandindo os metros quadrados de amizade,
Equacionando nossas incógnitas,
Entendendo nossas variáveis,
Solucionando situações-problemas,
Com a ajuda de uma “calculadora” auxiliar
Tornamos a vida exponencialmente melhor!
Alda M S Santos
VESTIDA DE MULHER
As infinitas possibilidades de vestimentas
Cores, flores, estampas, laços,
Zíperes, botões, elásticos, babados,
Brilhos, modelos, detalhes, recortes,
De campo, de praia, de trabalho, de festa
Peças íntimas, de dormir…
Acessórios de todo tipo para cabelos,
Braços, mãos, pernas, pés, colo,
Maquiagens, perfumes…
Tudo isso me fascina!
Mas nada como a possibilidade de ser
Quem realmente se é com mais naturalidade!
Poder ser sorrisos, abraços, carinho,
Ser companhia, ser portadora de doces palavras,
Para crianças, jovens, adultos ou idosos,
Homens ou mulheres, nas devidas proporções,
Sem ser mal interpretada ou acusada de assédios.
Liberdade de ser emotiva, até mesmo chorona,
Sem ser taxada de fraca ou “mulherzinha”,
E, se for, tudo fica bem assim mesmo…
E, apesar de tudo isso, ser delicada e simples como uma flor
Forte e bela como uma rocha,
Que recebe água, sol, ventos e tempestades,
Todo tipo de intempéries,
Molda-se a eles e não deixa de ser rocha, de ser flor!
Amo me vestir de mulher!
Alda M S Santos
SEDE DE QUÊ?
Sedentos estamos todos
A água disponível não é a ideal
Parada, corrente, concentrada, com ou sem sabor.
Inúmeras opções de cores e odores.
E precisamos apenas da velha e boa H2O:
Insípida, incolor e inodora.
Mas perfeita no que lhe cabe: saciar a sede!
Alda M S Santos
EM GUERRA
Nosso mundo em constantes guerras:
Religiosas, raciais, culturais, territoriais…
De um povo contra o outro, de uma nação contra a outra,
De uma alma contra a outra.
De uma alma contra seu habitat: o próprio corpo.
Esta, subestimada, a mais duradoura e terrível.
Aquela em que apenas nós mesmos
Poderemos levantar a bandeira branca.
Alda M S Santos
SABER ENVELHECER
É preciso saber envelhecer…
Como também é preciso saber “infanciecer”,
Adolescer, “adultecer”,
Falar, andar, crescer,
Amar, sofrer, conviver…
Não há receitas, teorias ou tutoriais perfeitos.
Aprende-se a envelhecer, envelhecendo,
A viver, vivendo…
Alda M S Santos.
BIPOLAR
Ou o Sol que racha, ou o breu da noite,
Ou o amor que aquece, ou a tristeza que gela,
Ou a chuva torrencial, ou a seca que desidrata
Ou amizades que acalentam, ou inimigos que as ofuscam
Ou a fome desvairada, ou a anorexia bulímica
Ou gargalhadas contagiantes ou lágrimas tempestuosas.
E o coração sempre no mesmo polo, sempre cheio!
Ainda que pareça sair pela boca,
Ou estar tão apertado que pareça nada conter.
Antes bipolar e cheio de vida,
Que num constante polo de tristeza!
Alda M S Santos
DE QUE ADIANTA?
De que adianta uma linda voz
Se quando é preciso, ela se cala?
De que adianta um belo sorriso, se apenas se abre para alguns,
E tantos necessitados são excluídos?
De que adianta tamanha inteligência,
Se não sabe agir ao sabor da emoção?
De que adianta tanta beleza, se não é possível mergulhar mais fundo,
Sob pena de “bater a cabeça” em rasa profundidade?
De que adianta tanta “cultura”,
Se as palavras mais doces não fazem parte de seu vocabulário?
De que adianta braços fortes e ombros largos,
Se não servem de abrigo ou de colo a quem precisa?
De que adianta o amor preso dentro de si,
Se ele é uma flor que precisa do sol
Que existe no outro,
Para crescer, se abrir e encantar?
De que adianta?
Alda M S Santos
A FÉ QUE ME MOVE
“Tenho muita fé em Santa Zita! Sabia que ela é a santa das domésticas?
Faço muitas orações pra ela. Essa aqui é ela. Olha que linda!
Quer saber? Às vezes, eu perdia a hora rezando na igreja e voltava apavorada pra casa!
E grande era minha supresa ao chegar lá e encontrar tudo arrumadinho!
Santa Zita que arrumava para mim! Era pobre, sem estudos, empregada do lar e consagrou-se ao Senhor. Ela é a protetora das domésticas!
É a fé nela e em Nosso Senhor que me move!”
Contou-me ela em seu pequenino quarto onde notava-se a fé em cada cantinho e objeto.
Sempre aprendendo com a força e fé de meus amores idosos!
Alda M S Santos