Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Há-braços

HÁ-BRAÇOS

Há-braços! Tem que haver, mas não só eles.

Tem gente que pensa que abraços são só braços!

Não é qualquer um que sabe abraçar!

Alguns abraços não passam de aperto de mão.

Aliás, muitos apertos de mão são mais sinceros.

Abraçar é enlaçar devagar, encostar, segurar um tempo

Normalmente acompanhado de palavras doces.

Tanto que não dá para abraçar qualquer um.

É preciso certa intimidade!

Mas se o abraço for mesmo perfeito,

Que conecta corpo e mente,

Daqueles que enlaçam os fios da alma,

Que se não curam, ao menos amenizam qualquer mal,

Palavras tornam-se dispensáveis…

Há-braços que parecem ter lábios, são melhores que beijos. 

Há-braços que parecem ter colo, tanto que acalentam.

Todos precisamos e merecemos um abraço assim.

Todos podemos dar um abraço assim.

Alda M S Santos

Amar é precisar! 

AMAR É PRECISAR

Amar é precisar, é também se sentir necessário.
Sem essa que é preciso ser completo para amar.

Por essa perspectiva, ninguém amaria,

Posto que ninguém nunca está completo!

Sempre há algo no outro que encaixa direitinho em nós, 

Ou seja, incompletos! 

É diferente de colocar no amor do outro

Toda a razão do nosso viver, da nossa felicidade.

Isso é dependência emocional patológica.

Amar é precisar do outro, sim.

É querê-lo perto, é necessitar de carinho,

É precisar de colo, é ansiar por um abraço,

É carecer de palavras de conforto, de intimidade,

É sentir ciúme, é brigar vez ou outra,

É gostar de caminhar lado a lado numa estradinha de terra ,

Ou em qualquer lugar, desde que juntos.

Amamos, precisamos, e precisamos ser necessários,

Caso contrário, podemos precisar,

Mas podemos “desprecisar” também,

Visto que amor bom é amor recíproco.

Alda M S Santos

Represas

REPRESAS

Somos uma grande represa!

Vamos acumulando em nós tudo que recebemos

Coisas maravilhosas, coisas boas e coisas ruins.

Elas entram, mas precisam sair.

O bom, porque não é justo ficar só para nós,

O ruim, nocivo, não é aconselhável que se guarde.

Fazer essa seleção exige habilidade.

Toda represa precisa de um vertedouro!

Há pessoas que possuem excelentes vertedouros:

Lazer, fé, leitura, amigos, amores…

Retribuem o que recebem de bom,

Não sem antes guardar um pouquinho na alma.

Assim, aquilo que vem de ruim, quase nunca entra,

E, se entrar, encontra processadores à altura,

Que logo neutralizam o negativo

Ou o revertem para o ambiente.

Represas sem vertedouros, ou que falham quando precisam, podem romper,

E causar sérios danos!

Alda M S Santos

2ª indicação ao The Mistery Blogger Award

Feliz da vida, recebi a 2ª indicação ao The Mistery Blooger Award.

Agradeço com carinho ao Café, Amor e Poesia. Um blog muito criativo e original, doce e recheado de amor, com gostinho de café.

Como já segui as regras em outra indicação, deixo aqui o link do post para acompanharem.

https://vidaintensavida.wordpress.com/2017/06/18/indicacao-ao-the-mistery-blogger-award/

Agradeço o carinho do Café, Amor e Poesia, responso as 5 perguntinhas dela.

 

1.Se pudesse viajar pra qualquer lugar do mundo,com direito apenas de ida,quem levaria junto?

R: A minha coragem. Só com muita para não escolher apenas um entre tantas pessoas queridas.

2.Costuma ficar em casa com roupas surradas?

R: Fico sempre de short e camiseta, quando não de pijaminha. Adoro! Surradas, não gosto.

3.Comeria algo que não gosta,só pra agradar a pessoa amada?

R:Sim. Com toda certeza. Pela pessoa amada vale qualquer negócio!

4.Qual a maior gafe que já cometeu?

R: Chamar uma mãe de aluno de vó. rsrs

5.Pra você felicidade é?

R: Estar em paz consigo mesma é a maior de todas as felicidades.

Indicação ao The Mistery Blogger Award

Olá!

É com alegria que comunico a vocês a indicação ao The Mistery Blogger Award.

Para quem escreve, ter reconhecimento de leitores é muito importante, mesmo que escreva por prazer, quase uma necessidade física e emocional.

Quem me indicou foi a sensível, intensa e romântica como eu, Lu Amorim, do Pecados de Annalu: https://luamorimblog.wordpress.com/ 

Seu blog é recheado de sensibilidade, humor, romantismo, criatividade e muita competência. Percebe-se muito bem a habilidade e o prazer de fazer o que faz. Por isso sou imensamente grata e feliz por ter se lembrado de mim entre tantos blogueiros de qualidade. Inspirações mil para você, AnnaLu!

Tal indicação pode ser conferida no link abaixo:

https://luamorimblog.wordpress.com/2017/06/16/pecados-de-annalu%E1%83%A6-indicado-ao-premio-mystery-blogger-award/ 

O ‘Mystery Blogger Award’ é um prêmio para blogueiros  ´que cativam, inspiram e motivam através de suas postagens criativas. São reconhecidos pela intensa dedicação em criar com versatilidade e amor o que escrevem.

cc

Quando o “ “Pecados de Annalu” indicou o Vida, Intensa vida!, ao prêmio, listou as seguintes regras:

  • Colocar o logo/imagem do prêmio no seu blog;
  • Listar as regras;
  • Agradecer a quem o nomeou e fornecer um link para seu blog;
  • Mencionar o criador do prêmio;
  • Conte a seus leitores três coisas sobre você;
  • Nomeie até dez pessoas;
  • Notificar os seus indicados comentando no seu blog;
  • Peça a seus candidatos que respondam cinco questões de sua escolha, perguntas estranhas ou engraçadas;
  • Compartilhe um link para sua melhor postagem.

Três coisas sobre mim;

1 – Possuo alguns vícios. Nada graves. Ler, escrever… Esses não são novidade para quem se propõe a manter um blog de prosa e poesia. Ouvir música, poesias cantadas, e dançar. Fazia caminhada e hidroginástica. Esse ano incluí yoga, pilates e musculação. Não tudo todos os dias. Adoro e preciso(indicação médica) me exercitar.

2– Gosto de exercitar a mente também. Aprecio demais conversar,  trocar ideias, dialogar, até mesmo “brigar” com pessoas inteligentes e queridas. É assim que a gente aprende e cresce.

3- Escrevi um livro estilo Bianca, Sabrina quando tinha 17 anos à mão e digitando numa Olivetti portátil. Foi lido por irmãs e amigas. A única cópia perdeu-se numa enchente na casa de meus pais.

Agora tenho que responder às perguntas indiscretas, rsrs, da AnnaLu. Vamos lá!

1- Que ato amoroso faz você se sentir melhor para vencer o dia?
R: Sendo um ato amoroso verdadeiro, um simples olhar de carinho me mantém animada para o dia todo.

2- Como surgiu o nome do seu blogue?
R: Eu já escrevia anteriormente uns diálogos “Entre Eles”, cujo título era Vida Intensa, devido a essa característica da minha personalidade. Achei que me identificaria bem.

3- Qual a situação mais constrangedora que você vivenciou?
Procurar um emprego de recepcionista num hotel famoso aos 18 anos e ser informada que a atividade incluía sexo. Extremamente envergonhada, viram que não seria meu perfil.

4- Você prefere fazer sexo com as luzes acesas ou apagadas? Por que?
R: Acho que isso não importa. O que vale é a sintonia e o amor entre os envolvidos, no claro ou no escuro.

5- Você tem alguma fantasia sexual? Qual?
R: Todos temos, mas perderiam a graça se compartilhadas com quem não estivesse envolvido.

Os 10 indicados:

1- escrever e sonhar

2- Panografias

3- Agora Babou

4- Compondo Pássaros e Silêncios

5-Poeta da Garrafa

6- poemas em preto e branco

7-Mariel Fernandes

8- Metafono

9-Raquel Núbia

10-alaincvb

Cinco perguntinhas que os indicados deverão responder:

 1- Mar, lago ou rio?

2- Qual a razão de sua existência?

3- Qual a característica que mais amaria encontrar numa pessoa?

4- Se tivesse que salvar uma única pessoa no mundo, exceto a si mesmo, quem você salvaria?

5- Amar é…

 E finalizo,  deixando AQUI  o link  do post que  é a postagem  que mais amei escrever. Muito difícil escolher entre um dos filhos. Amo a todos.

Espero que tenham gostado e que deem continuidade ao prêmio.

Beijos carinhosos,

Alda

Mãos que se dão

MÃOS QUE SE DÃO

Mãos: segunda parte do corpo a unir duas pessoas.

A primeira delas são os olhos.

Estes se encontram, se olham, se admiram, se atraem.

Logo as mãos se tocam.

Vejam uma criança que nos estende as mãozinhas, quanta pureza e entrega! 

Dar-se as mãos é sinal de afeto, de confiança,

Dar-se as mãos transmite segurança, apoio, carinho,

Dar-se as mãos é prenúncio de amizade.

Tantas vezes é tudo que precisamos! 

O calor que aquece devagarzinho, como num fogão à lenha…

Mãos que se tocam, comunicam-se entre si, 

Conectam mentes, corações e almas.

Mãos que se dão e que permanecem dadas, 

Ou se têm a intenção de assim ficarem,

São mãos que se amam, grudaram-se, 

E se elas se amam, as almas já foram tocadas… 

Alda M S Santos

Na madrugada

NA MADRUGADA

Na madrugada, todos dormem!

Silêncio, escuridão, solidão, 

Descanso, sono, sonhos…

Mentes que revivem, que criam,

Inconscientes que processam, que trabalham,

Situações-problemas a resolver, traumas a superar,

Medos a enfrentar, dores a curar, 

Amigos tornando-se inaceitáveis inimigos.

Desafetos a amenizar, afetos a valorizar,

Dúvidas a esclarecer.

Pesadelos: a mente que trabalha solitária…

Logo, algo de lindo irá brotar! 

Alda M S Santos

Presentes

PRESENTES

A vida pode nos entregar o mais maravilhoso dos presentes, 

Gratuitamente, todos os dias.

Em forma de natureza, de bicho, de gente, de amor…

Mas se não estivermos preparados para recebê-lo, 

Nossos olhos serão incapazes de identificá-lo,

Nossas mãos de tocá-lo, 

Nosso coração de senti-lo,

Nossa alma de absorvê-lo!

Alda M S Santos

Poesia em gotas

POESIA EM GOTAS

A poesia vem em gotas, o orvalho na rosa, um sol poente, a lua que ilumina o céu, as estrelas a piscar..

O amor vem em gotas, um olhar, um abraço, um beijo, o desejo que gruda, um cuidado, uma palavra doce, uma saudade…

De gota em gota se misturam e inundam o coração da gente

Já não sabemos o que é poesia

Já não identificamos o que é o amor…

Apenas os sentimos aquecer nosso corpo, irrigar nossa alma

E fazer cada gota de vida valer a pena…

Alda M S Santos

Um mais um é igual a dois

UM MAIS UM É IGUAL A DOIS

Há quem junte um mais um e forme três, 

São aqueles que ao se unirem formam uma terceira pessoa, completamente diferente, nem esse, nem aquele.

Há quem encontre resultado um,

São aqueles que se anulam pós-união, passam a “administração” de si mesmos a outro. Passa a existir um só ser em dois corpos.

Mas há quem encontre a soma dois,

São aqueles que se unem, absorvem o que há de melhor no outro, cedem a ele o que têm de mais valioso, mas continuam sendo individuais.

Coabitam, corpo e alma, agregam, acrescentam, se amam, mas continuam sendo individuais.

Continuam a existir, mesmo cedendo, mesmo abrindo mão, sendo cada vez maiores e melhores.

Só dá pra “dois serem uma só carne” se continuarem a existir como pessoas individuais que são e que nunca devem deixar de ser. 

Manter a individualidade sendo dual é um desafio constante ! 

Alda M S Santos

Certo ou errado?

CERTO OU ERRADO?

Transitamos entre o certo e o errado

Flertamos com o errado, amamos o certo.

Abrimos as porteiras de nossa alma.

Mas ninguém é certo todo o tempo

Ninguém é errado constantemente

E é errando que aprendemos a valorizar o certo

O certo ou errado para nós não é aquilo aplaudido pelos outros

O certo e o errado são as coisas aplaudidas pela nossa consciência. 

Aquelas que nos fazem estar bem conosco mesmos, ainda que os outros repudiem. 

Alda M S Santos

Anestesiados 

ANESTESIADOS

Estamos todos insensíveis,

Ou a sensibilidade mudou de cara?

Estamos todos inertes,

Ou nosso movimento é que é parado mesmo?

Estamos todos anestesiados por medo da dor,

Ou é pura covardia mesmo?

Estamos todos imunes à dor e sofrimento do outro,

Ou apenas estamos usando de autodefesa?

Seja como for, insensibilidade, inércia, imunização não são infalíveis!

Podem apenas mascarar um problema que cresce a despeito da analgesia.

Quando passar, chegará o momento da dor…

Quem estará preparado?

Alda M S Santos

Mar, rio ou lago?

MAR, RIO OU LAGO?

Pessoas mar, revoltas, sons inebriantes, agitadas, vão e vêm, marés que dão o incansável movimento da vida. Meio incertas do que querem, volúveis, sempre buscando algo novo. 

Pessoas rio, água corrente, cercadas de “mata”, protegidas, metas definidas, seguindo em frente, a despeito dos obstáculos que surgirem. Incansáveis, buscam o que querem com persistência e sabedoria.

Pessoas lago, calmas, serenas, paradas, aparente ausência de vida, mas é nas profundezas de suas águas que a vida acontece. Encontraram o que queriam ou, tranquilas, esperam que chegue até elas o que precisam.

Podemos ser mar, rio ou lago em diferentes fases da vida, ou uma leve misturinha deles todos, mas nossa essência é de um só e devemos nos respeitar. 

Todas, mar, rio ou lago, a seu modo, convidam ao mergulho.

Há nadadores para cada um deles, basta serem receptivos.

Alda M S Santos

Delicadeza

DELICADEZA

Aparência delicada, cores adoráveis

Pétalas macias, aroma inebriante, formas perfeitas e diversas.

Sensíveis ao toque, à voz, ao carinho, resposta imediata.

Sempre atraentes a toda criatura.

Resistentes a tempestades, a intempéries.

Parecem frágeis, mas enganam.

Como algumas pessoas…

Aparente delicadeza pode esconder força descomunal!

Recebem o que a natureza lhes oferece,

E retribuem em forma de beleza e encanto.

Alda M S Santos

Grudados

GRUDADOS

Sabem aquelas coisas ou pessoas que grudam em nós? 

Aquele chá quentinho de capim-cidreira que nos aquece e acalma? 

Aquele edredom com nosso cheiro que mais parece um pedaço de nós?

Aquela amiga cuja risada gostosa sentimos falta?

Aquele amor cujos ouvidos atentos e palavras de carinho não esquecemos? 

Aquele amigo que liga e oferece colo, mesmo de longe?

Parecem ocupar espaços em nossa mente, em nosso corpo,

Fazer parte de nossa pele, 

Ser parte de nossa essência. 

Parece uma vista do alto, onde tudo é uma coisa só! 

Aquilo que gruda em nós, passa a fazer parte de nossa “massa”, homogeneíza em nós,

Passa a agregar valores à nossa alma,

Não tem como desgrudar sem nos deixar com graves falhas, espaços ociosos, buracos,

E levar partes fundamentais com eles.

Funciona assim: grudou, tá grudado! Aceitar dói menos. 

Alda M S Santos

Sua ligação é muito importante para nós!

SUA LIGAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!

Aqueles serviços dos quais precisa-se, liga-se e ouve-se aquela voz melodiosa (?) a dizer: “aguarde um momento, você será atendido em breve”.

E ouve-se toda a apresentação das inúmeras (des)vantagens da empresa em questão.

“Aguarde mais um momento, sua ligação é muito importante para nós”.

Até mesmo o cidadão premiado com a dose mais elevada da virtude da paciência a perde numa parte desse percurso.

Finalmente “atendidos”, não somos atendidos. Viramos uma bola jogada de ramal para ramal.

Quando temos outra opção de fornecedor do tal serviço, desligamos educadamente, ou não, dependendo do grau daquela virtude já citada, e os mandamos(…) procurar quem os queira! 

Na vida também é assim! Só se contenta com um amigo, um trabalho, um “amor” que não corresponde, quem não tem outra opção ou coragem para buscá-la.

Se a outra opção for ficar sem o serviço, aceita-se um serviço meia-boca.

Até o momento de poder dizer: Minha “ligação” e fidelidade aos seus serviços são muito importantes, é verdade, mas vocês não são mais dela merecedores.

A vida e a concorrência continuam para empresas e clientes, tendo eles aprendido ou não a lição. 

Alda M S Santos 

Efeito cascata

EFEITO CASCATA

Nada existe que produza efeito cascata maior que o amor-próprio!

O amor-próprio gera autoconfiança suficiente 

Para despertar o desejo de amar o próximo.

Não se doa o que não se tem!  

Esse amor ao outro cresce, se agiganta e extravasa.

Como dominó, todos tombam diante da força e leveza do amor recebido, do amor doado.

Como cascata, ele é lindo, crescente e encantador! 

Não foi por acaso que Ele disse ” ama a teu próximo como a si mesmo”. 

Quem tem juízo obedece! 

Alda M S Santos

Quando é amor

QUANDO É AMOR

Quando é amor, qualquer um nota.

Não precisa dizer “eu te amo” com palavras.

Quando é amor, os olhos brilham e falam,

Quando é amor, o sorriso se abre e “grita”,

Quando é amor, está escrito na testa,

Quando é amor, está desenhado no rosto caipira ou de palhaço,

Ou de ambos, ou de nenhum desses, 

Mas em qualquer cara de “bobo” que se apresente.

Quando é amor, todo o corpo diz, da cabeça aos pés.

Quando é amor, reflete, bate e volta feito bumerangue, 

E enche todos os seres da mais pura alegria!

Quando é amor, tudo vale a pena, ou melhor, o tinteiro todo! 

Alda M S Santos

#carinhologos

Rir ou chorar?

RIR OU CHORAR?

Qual a melhor canção, a que faz rir ou chorar?

Qual o melhor livro ou poema, o que faz rir ou chorar?

Qual o maior e mais sincero amigo, o que faz rir ou chorar?

Qual o maior e mais verdadeiro amor, o que faz rir ou chorar?

Sorriso e lágrimas são expressões de fortes emoções.

Se a emoção despertada for boa, não importa

Se é demonstrada por sorrisos ou lágrimas!

O que não vale são emoções mais ou menos

De sorrisos amarelos e lágrimas de crocodilo.

Viver é uma emoção forte e maravilhosa!

Ria, chore, mas viva!

Alda M S Santos

#carinhologos

5ª indicação The Versatile Blog Award

Agradeço com carinho a Milton César do blog Poemas em Preto e Branco pela indicação ao The Versatile Blogger Award. Tal blog é recheado de muita sensibilidade em forma de poemas. Habilidade que ele tem de sobra. Que você, Milton César, seja sempre premiado com muita inspiração. Abraços!

poemasempretoebranco.wordpress.com 

A indicação pode ser conferida no link abaixo:

https://wordpress.com/read/feeds/34433318/posts/1493867147

Fogo amigo

FOGO AMIGO

Numa guerra, fogo amigo é ser atingido por aliados.

Certamente, nunca proposital, ou não seriam aliados.

Nas guerras cotidianas, recebemos muito fogo amigo.

Pode ser despreparo, boa pontaria, proposital…

Fogo sempre dói, pode matar, não importa de onde venha.

Ao sermos atingidos, nem sempre conseguiremos avaliar a intenção do atirador.

Primeiro nos concentramos em nossa dor, em nossos ferimentos,

Só depois nos preocuparemos de onde vieram os projéteis e o porquê.

Ao “atirarmos” devemos sempre saber se o alvo é mesmo aquele,

Se a munição não atingirá órgãos vitais, se o fogo não é forte demais.

Bom mesmo é atirar amor, qualquer alvo é bom, amigo ou inimigo,

Nunca mata, sempre traz vida nova, e vida boa!

Alda M S Santos

Até o infinito

ATÉ O INFINITO…

Seguir, sempre em frente.

Cabelos ao vento, trilha sonora.

Uma estrada longa que se descortina…

Habitada, desabitada, tanto faz!

Ora chuva, ora sol, ora frio, ora calor.

Estações sucedem-se lá fora, estações mexem aqui dentro

Ora lágrimas, ora sorrisos, ora descrença, ora esperança,

Até o infinito, onde quer que ele esteja. 

Tão longe lá fora ou tão perto(?) cá dentro…

Alda M S Santos

Words

WORDS

Palavras…

Muitas são ditas, muitas mesmo!

Pensadas, impensadas, mal pensadas.

Amargas, raivosas, ciumentas, chorosas, cansativas,

Daquelas que a gente desliga a atenção.

Ou inspiradoras, imaginativas, inteligentes.

Sedutoras, pacíficas, amorosas, puro deleite!

Daquelas que a gente liga tudo, alta voltagem.

Como diz a belíssima canção do Bee Gees:

São apenas palavras, e palavras são tudo

Que eu tenho pra ganhar seu coração!

E viva o amor!

Alda M S Santos

Dia dos Namorados: Troca-se! 

DIA DOS NAMORADOS: TROCA-SE! 

Troca-se um jantar romântico do dia dos namorados por um lanche juntinho todas as noites.

Troca-se um bouquet de rosas vermelhas por um beijo gostoso todas as manhãs.

Troca-se uma joia cara por um abraço bem apertado e cheiroso a qualquer hora.

Troca-se uma ida ao cinema por um cineminha no tapete da sala quase todas as noites.

Troca-se uma bebida cara num restaurante fino por um vinho tinto na mesa da sala ou na cama.

Troca-se uma noite numa boate por um diálogo a dois na rede. 

Troca-se a esticadinha num motel 5 estrelas por um passeio ao luar, diante de zilhões de estrelas, amando na relva.

Troca-se um eu te amo dito por um eu te amo demonstrado todos os dias…

Preferível é ter tudo isso! 

Se não for possível, troca-se de namorado! 

Alda M S Santos

Namoro ou amizade?

NAMORO OU AMIZADE?

Hoje é “dia” dos namorados.

Todos os dias são dias dos amigos e amigas.

O que difere namorados de amigos e amigas?

O carinho e cuidado que se tem?

A vontade de estar juntos sempre? 

Ciúmes, companheirismo, parceria?

Confiança, segurança, trocas?

Admiração, respeito, amor incondicional?

Até aqui parecem muito parecidos amigos e namorados. 

Poderão me alertar:

No namoro há paixão, desejo, sexo. Namoro é mais. 

Já a amizade é democrática, permite outros amigos! 

Qual deles seria mais valioso?

O namoro possui adicionais importantes, mas passa na frente apenas se carregar consigo a amizade.

Paixão, desejo e sexo são complicadores, pois são finitos, reduzem com o tempo, geram desentendimentos. 

A amizade tem a leveza de tudo aumentar com o tempo.

Um namorado e namorada precisam ter consigo todos os ingredientes de uma boa amizade.

Bom mesmo é ter um amor que seja amigo, um amigo que seja um amor! 

Feliz dia dos amores/amigos e dos amigos/amores a todos! 

Alda M S Santos

Chorar para quê? 

CHORAR PARA QUÊ? 

Choro de tristeza, choro de alegria

Choro de dor, choro de prazer

Choro de decepção, choro de raiva

Choro de medo, choro de susto

Choro de solidão, choro de saudade

Choro de expectativas frustradas, choro de mágoas acumuladas

Choro de admiração diante da beleza, 

Choro de amor debaixo do cobertor.

Choro sem porquê, choro porque sim! 

E porque choro alivio a pressão

Aliviando a pressão, cabem mais coisas dentro de mim

Preferencialmente, sorrisos…

Alda M S Santos

3ª e 4ª indicação para The Versatile Blogger Award

Imensamente feliz e valorizada!

Aos amigos, abaixo citados, minha admiração, respeito pelo trabalho e inspiração renovada.

Abraços,

Alda.

*Sandro Ernesto

panografias.com.br/indicacao-the-versatile-blogger-award-2/

*Aderito Mepo

mepocaliheriaaderito.wordpress.com/2017/06/09/indicacao-the-versatil-blogger-award/

Hoje é dia de amar

HOJE É DIA DE AMAR

Há dias que são “criados” com o intuito de homenagear

Dia das mães, dos pais, das crianças, da mulher,

Dia dos namorados…e por aí vai.

Movimentam o comércio de todo tipo.

Quem tem ou é mãe, pai, criança, mulher, namorado

Nem sempre se sente homenageado ou valorizado

Porque a valorização é coisa do dia-a-dia, não de uma data estipulada.

Muitos sorrisos amarelos, muitos “obrigada”, “não precisava”…

Daqueles que não atingem o coração,

Simplesmente porque são pontuais, de um dia só.

E quem não tem ou não é mãe, pai, namorado

Sente-se à parte, triste, errado, abandonado, imperfeito.

E há os que fingem não se importar, alheios, mergulham em si mesmos.

Quero que todos os dias sejam especiais

Para mães, pais, mulheres, crianças, namorados…

Ou para quem não é nada disso também!

Quero um amor verdadeiro e demonstrado para todos sempre!

Hoje, e todos os outros dias, é dia do amor, seja ele qual for.

Alda M S Santos

#carinhologos

De onde vem?

DE ONDE VEM?

De onde vem o sorriso que te ilumina o rosto?

De onde vêm as lágrimas que te fazem mais humano?

De onde vem a força que brota do seu interior?

De onde vem a fragilidade que te imobiliza e te engrandece?

De onde vem a necessidade não identificada?

De onde vem a capacidade de renovação?

De onde vem a fé em coisas impossíveis?

De onde vem a esperança em dias melhores?

De onde vêm tantos sonhos?

De onde vem a vontade de realizar cada um deles?

De onde vem?

Descubra, vá pra lá, grude e não largue nunca mais!

Alda M S Santos

#carinhologos

Toque de amor

TOQUE DE AMOR

Amor verdadeiro, amor real, 

Amor presença, amor presente

Amor além de qualquer sonho, amor que se doa…

Amor de pertinho, amor que se pega

Nos braços, nos laços, nos enlaces.

Amor de abraços, de beijos, de carinhos, de sensações.

Amor de trocas, de afetos, amor gratuito.

Amor de força, de fragilidade, de entendimento, 

Amor colo, que dá, que recebe. 

Amor segurança, amor de olhares, de palavras,

Amor de histórias partilhadas, amor de segredos. 

Amor que não se explica, amor que se sente.

Amor que toca:

O corpo, o coração, a alma.

Amor que se toca, 

E sabe que amor mesmo se mantém e se renova

Na presença, em cada gesto,

Em cada toque de amor. 

Alda M S Santos 

#carinhologos

AMOR SEMPRE CONVÉM!

“Há muito tempo eu não dançava.

Você alegrou o meu dia!

Só seria melhor se eu enxergasse…

Muito obrigada, palhacinha”!

Não importa de onde vem

Se é amor, sempre convém!

Não há nada que pague ou apague.

Nada que substitua, nada!

Alda M S Santos

#carinhologos

Namorados insubstituíveis

NAMORADOS INSUBSTITUÍVEIS

Alguns dizem repetidamente a um certo alguém, algo que soa como ameaça: “você é minha vida, não vivo sem você”! 

Outros, felizes, alardeiam o fato de serem insubstituíveis para alguém. 

Somos seres únicos, nesse aspecto somos todos insubstituíveis.

Deixando de existir, fim por aqui!

Porém, elevar alguém a tal patamar em nossas vidas é algo complicado. 

Querer ser insubstituível na vida de alguém, idem.

Ter alguém insubstituível, sem o qual não vivemos, é colocar na conta do outro dívidas que são nossas. 

Ser insubstituível para alguém é carregar conosco o peso da vida do outro. 

Devemos almejar ser insubstituíveis apenas para nós mesmos.

Se pudermos arcar com nossos ônus e bônus, sorrisos e lágrimas, vitórias e derrotas, teremos feito bastante.

E isso não é egoísmo, 

É dar conta de algo que é só nosso e não deve ser delegado a outros: 

Nossa vida! 

Alda M S Santos

Enamorar-se

ENAMORAR-SE

Enamorar-se quer dizer apaixonar-se, encantar-se ,

Algo sempre visto como positivo

Ainda que “encantado” seja alguém sob efeito de feitiço ou sortilégio, fora do real. 

Mas ninguém se importa…

Namorar é desejar, é participar, é querer estar junto…

“Namorar” pode ser fazer amor, mas, principalmente, é fazer do amor a mola da vida.

Ser namorado é bom, estar apaixonado é maravilhoso!

Novos olhares, novas sensações, boas expectativas…

Se elas se concretizam, perduram, tudo é belo, colorido e brilhante!

Bom mesmo é ser namorado por toda a vida…

Alda M S Santos 

Cheios de faltas

CHEIOS DE FALTAS

Tantas vezes parecemos cheios, repletos, transbordantes.
Mas podemos estar cheios de faltas, de vazios.

Sorrisos, aparentemente abertos, dentes à mostra. 

Podemos estar apenas tentando manter o equilíbrio, sem importar como.  

Ausências ocupam tanto espaço que enganam, como o ar em um balão,

E impedem algo mais produtivo de chegar.

Desocupar espaços ociosos ou pseudo-ocupados,

Tarefa tão árdua quanto necessária!

Alda M S Santos

Amadurecer

AMADURECER

Envelhecer é sentir que o tempo que resta é pouco

Para o tamanho dos sonhos que se quer realizar.

Amadurecer é sonhar todos os sonhos possíveis,

E notar que o tempo se faz ao realizar cada um deles…

Alda M S Santos

O lado escuro da noite

O LADO ESCURO DA NOITE
O lado mais escuro da noite não está lá fora
Ele fica dentro da gente, na nossa inconsciência.
É escuro quando a gente entra sem querer
É perigoso e triste quando não conseguimos sair.
Tudo é sombrio, atemorizante, aterrador…
Mesmo assim a gente luta, a gente enfrenta,
A gente não se acovarda, corre se precisar,
Foge se acreditar que é a melhor saída.
Amigos viram inimigos, cruéis, incapazes de ajudar,
Inimigos tornam-se piores ainda.
O real não existe, o irreal toma conta, lágrimas, idem.
Até que a luz retorna, a consciência volta, o fôlego também.
Até a próxima noite escura…
Até quando?
Alda M S Santos

Convívios

CONVÍVIOS

Uma vez ouvi uma pessoa dizer “melhor amar de longe que brigar de perto”. 

Na época, isso me pareceu muito frio e cruel.

Quem é que amando poderia querer o ser amado longe?

Quem é que amando poderia brigar tanto assim?

Quem é que amando preferiria manter longe os abraços, os beijos, o contato, os carinhos? 

Quem é que amando não seria capaz de viver em paz em nome desse amor?

Hoje parece-me uma decisão sábia: se o convívio revela-se problemático bastante para dificultá-lo, uma certa distância seria bem vinda.

Muitas vezes é difícil suportar a pressão do convívio, os defeitos que se acentuam de perto, as impaciências, o olhar de desagrado.

Porém, há que se analisar as causas desses problemas e vencê-los. 

Natural é amar de pertinho, coladinho, sentindo o cheiro, o calor, o colo, a doçura das palavras, até mesmo as rabugices ou implicâncias. 

Quem ama de verdade não ama por partes, ama o conjunto todo.

Quero todos que amo bem pertinho de mim, florindo meu viver…

Alda M S Santos

Se eu nascesse de novo

SE EU NASCESSE DE NOVO

Se eu nascesse de novo, o que gostaria que fosse diferente?
Talvez não ter nascido no Brasil, terceiro mundo, corrupção…

Ter a beleza da Penélope Cruz, a fama da Júlia Roberts?

Ser a amada do Antônio Banderas ou casada com Denzel Washington?

Ser dona da fortuna do Bill Gates?

Loucuras à parte, conformo-me com meu tipo físico, minha “pobreza”,

Meu país, meu anonimato, minha profissão, minha família, minha vida…

Mas eu bem que poderia nascer com desejo menor de me envolver nas coisas alheias!

Se fosse difícil, que eu pudesse mesmo ter a capacidade de ajudá-las, não atrapalhar a elas ou a mim mesma.

Na impossibilidade, que eu ao menos não me importasse ou me frustrasse tanto.

Ou, ao contrário, que me importasse tanto, tanto para me tornar uma Madre Teresa de Calcutá!

Já que nada disso é possível, um pouquinho de (in)sanidade agora não me faria mal.

Alda M S Santos

2ª indicação- The Versatile Blogger Award

Indicada pela blogueira Maria Fortunata Moreira Crispim Fialho- escreversonhar

Muito feliz por estar entre os escolhidos desta exímia e encantadora escritora cujo blog sigo com prazer renovado.

https://escreversonhar.wordpress.com/2017/06/06/fui-indicada-para-the-versatile-blogger-award/comment-page-1/#comment-671

Isso é motivo, sim!

ISSO É MOTIVO, SIM!

Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa que chora,

É alguém dizer “Só isso? Mas isso não é motivo para chorar”!

Quem chora sofre de alguma dor intensa, ou alegria, sei lá!

Mas quem chora sabe! E muito bem!

Pode ser dor de dente, falta de dinheiro, doença, saudade,

Unha encravada, comercial de margarina, filme romântico,

Um jardim bonito, uma palavra mal dita, um sonho frustrado,

Ônibus lotado, amizade falsa, cabelos rebeldes, coração partido…

A quem observa cabe abraçar, dar colo, chorar junto…

O dia de todo mundo chega.

Num dia a gente sorri, em muitos outros a gente chora…

E vamos querer um abraço também!

Alda M S Santos

O que nos derruba?

O QUE NOS DERRUBA?

O que é capaz de nos vencer mais facilmente?

Uma torrente de lágrimas ou um sorriso largo?

A completa miséria ou a riqueza extrema?

A ignorância completa ou a sabedoria sutil?

Uma criança saltitante ou um idoso cansado?

A simplicidade ou a sofisticação?

Uma música lenta e apaixonante ou uma bem quente para pular muito?

Um discurso intenso ou um silêncio que diz tudo?

Um lago calmo ou um mar agitado?

Uma fogueira no inverno ou uma cachoeira no verão?

Um sol escaldante ou uma chuva torrencial?

Um filme no telão ou um livro na rede?

Um abraço amigo ou um beijo apaixonado?

Uma madrugada na “balada” ou um violão sob a luz da Lua no sertão?

O ódio ou o amor?

O que atinge mais rapidamente nossa emoção?

O que é capaz de nos tirar do eixo, nos derrubar?

Alda M S Santos

Fora de nós

FORA DE NÓS

Buscamos, muitas vezes, a solução para nossos problemas fora de nós.

Quer seja em familiares, amigos ou ajuda profissional.

Um familiar nos aconselha, um amigo nos abraça, nos puxa a orelha, um profissional nos indica o caminho.

Porém, ninguém incute nada em nós.

O familiar, o amigo, o profissional apenas nos ajudam a ver o que já existe adormecido em nós.

Somos uma gruta cheia de recantos secretos, a desvendar. 

Concluindo, a solução está em nós, dentro de nós.

Fora de nós existem pessoas especiais que nos ajudam a despertar.

Alda M S Santos

Pilates Emocional

PILATES EMOCIONAL

Instrumentos eficientes para exercício cerebral

Para desenvolver a emoção, fortalecê-la

Um capítulo por dia é o suficiente

Renova e fortalece tecidos cerebrais, não importa o gosto ou estilo textual.

Ativa as sinapses emocionais, cria outras mais eficientes.

De quebra, ativa também corpo, mente e alma,

Que em total harmonia, sempre receptivos

Facilitam a sintonia e conexão com outras almas.

Alda M S Santos

Fora do jardim

FORA DO JARDIM

Sabem aquelas flores rebeldes?

São conhecidas como regateiras,

Não se contentam com os limites do canteiro.

Aquelas que você poda, arranca, transplanta,

Volta com elas para dentro dos canteiros,

E quando se apercebe, já nasceram nos limites da cerca.

Brotam fácil, crescem fácil, encantam fácil!

Comuns, muito comuns, coloridas, cheirosas…

Dão a graça e encanto em qualquer jardim, cerca ou passeio.

Muita gente é assim, muitos sentimentos são assim…

Não cabem dentro de si…não adianta transplantar, podar

Sequer arrancar…são mais fortes que qualquer tempestade,

Resistem a qualquer intempérie!

Eles necessitam aparecer, crescer, se alastrar por aí…

E sentimos falta quando não percebemos seu encanto, sua graça, sua cor, seu perfume…

Quando aprendemos isso, fica mais fácil conviver com eles.

Alda M S Santos

Fui indicada para The Versatile Blogger Award

Quem me indicou? Fábio Ottolini do Agora Babou. A indicação pode ser vista nesse post.

Essa indicação foi uma surpresa deliciosa, daquelas que deixam a gente feliz por horas, dias… Fábio Ottolini é de uma singeleza, originalidade, criatividade, sensibilidade e humor ao escrever, que simplesmente não dá para deixar de ler.

Fábio, muito obrigada por se lembrar de mim!

As regras são as seguintes: indicar outros blogs para o prêmio Versatile Blogger Award,   escrever 7 coisas sobre si ao final do post. Dessa maneira os indicados contribuem com a premiação e reconhecem os blogues que estão se destacando pelo conteúdo interessante na blogosfera. Os indicados devem ser avisados por nós da indicação recebida.

Blogs mais interessantes (além do Agora Babou, do Fábio Otollini, já citado aqui):

janary2005.wordpress.com –

metafono.wordpress.com

albertinacorreia.com – 

 naomelivrodesseblog.com

essenciadapoesia.wordpress.com- Por Fernanda Leal

santaseloucas.wordpress.com– Por Mel

asimplicidadedascoisas.wordpress.com_ Por Augusto Martini

anadelourdes.wordpress.com– Por Ana de Lourdes

celiamoura.wordpress.com– Por Célia Moura

bestpess.wordpress.com– Por Cristiano Gomes de Deus

odiadaliberdade.blog– Por Sílvia Reis

defrenteparaomar.com- Por Cláudia

passarosesilencios.wordpress.com– Por Trícia Araújo

superduque777.wordpress.com– Por Super Duque

ludoevico.wordpress.com– Por mãe do Ludo e do Vico

 

 

Agora, aquelas  7 coisas sobre mim.

1 – Sou professora/pedagoga. Trabalhei 27 anos no magistério das séries iniciais e Ed. Infantil. Sempre amei meu trabalho ao qual me entreguei bastante. Aposentei-me- esse ano.

2 – Por falar em entrega, faço tudo a que me proponho com total entrega. Isso assusta bastante aqueles que não estão acostumados comigo. Quem gosta, fica e não se arrepende. Meu blog é o vidaintensavida não é por acaso, uma maneira de definir a intensidade de tudo que vivo.

3- Falando em ficar, sou casada há 27 anos com meu único namorado. Estamos juntos há 32 anos. Acho que ele, apesar do susto, gostou e ficou. Temos dois filhos, lindos engenheiros.

4 – Possuo alguns vícios. Nada graves. Ler, escrever… Esses não são novidade para quem se propõe a manter um blog de prosa e poesia. Ouvir música, poesias cantadas, e dançar.

5– Gosto demais de conversar, de trocar ideias, dialogar, até mesmo “brigar” com pessoas inteligentes e queridas. É assim que a gente aprende e cresce.

6- Fazia caminhada e hidroginástica. Esse ano incluí yoga, pilates e musculação. Não tudo todos os dias. Adoro e preciso(indicação médica) me exercitar.

7- Escrevi um livro estilo Bianca, Sabrina quando tinha 17 anos à mão e digitando numa Olivetti portátil. Foi lido por irmãs e amigas. A única cópia perdeu-se numa enchente na casa de meus pais.

 

 

Sigo vários outros blogs. Esses foram apenas alguns.

Peço aos indicados que sigam adiante!

Abraços carinhosos,

Alda M S Santos

Melhor companhia do mundo

MELHOR COMPANHIA DO MUNDO
Viver é a habilidade de nos refazer sempre
Curtir cada momento, eternizando-os
Ou transformando-os em algo tolerável,
Que não nos machuque, não nos domine.
Viver é a capacidade de mergulhar em todos os sentimentos,
De neutralizar alguns, refazer outros, transformar outros tantos.
É manter-nos de pé, enquanto a roda da vida gira forte
Ou levantar, quando cair, mesmo que ainda tonto.
Viver é, principalmente, quando se está no chão, sofrido,
Ainda ser capaz de estender a mão e ajudar.
Viver é saber valorizar as companhias que se tem, todas elas,
Mas, essencialmente, estar acompanhado, ainda que só,
É encontrar em si mesmo a melhor companhia do mundo.
Alda M S Santos

Original

ORIGINAL

O que é ser diferente, ser original?

É se destacar entre iguais?

Quem determina o que é igual ou diferente?

Quem estabelece o que é original e o que é comum? 

Depende sempre do referencial de cada um.

Pode-se ser muito original para alguém,

Muito comum para a grande maioria. 

O temível e terrível é estabelecer valores, 

Melhores ou piores, pelas diferenças que se percebe.

Todos podemos ser diferentes ou iguais, depende sempre do olhar que nos observa! 

Vale mesmo é ser autêntico, respeitar a si mesmo, sem desrespeitar os demais.

E sempre consideraremos especiais quem nos admirar da forma que somos. 

Alda M S Santos

Princesa ou plebeia?

PRINCESA OU PLEBEIA?

Não nasci em berço de ouro, não faço parte de uma linha sucessória, 

Mas dormi num berço de amor, dividindo a cama com meu irmão.

Não tenho uma legião de subordinados a me seguir, proteger, atender e adorar.

Tenho familiares e amigos que partilham de meus dias.

Não tenho um figurino único, original, maravilhoso, midiático,

 Uso o que posso e que me faz sentir bem.

Não busquei um príncipe encantado na janela,

Busquei alguém tão humano e lutador como eu.

Não tenho quem atenda meus desejos ditos ou pensados, 

Levanto todos os dias e corro atrás dos meus sonhos.

Não tenho um futuro todo pensado e organizado,

Construo com amor e esperança cada dia que surge.

Princesa? 

Não, plebeia, com orgulho! 

De “nobres” apenas os sentimentos, que procuro melhorar, transformar e engrandecer! 

Alda M S Santos

Lado a lado

LADO A LADO

Mais que caminhar lado a lado

É preciso alinhar os passos

Mais que seguir em paralelas

Bom é o encontro e o toque em alguma transversal

Mais que os sorrisos constantes trocados

É ter objetivos similares 

Mais que palavras lindas ditas

É ter os silêncios compartilhados

Mais que caminhar lado a lado  

É ter verdadeiro prazer na companhia. 

Alda M S Santos

Vivo ou morto?

VIVO OU MORTO

Quem está mais perto da morte

Um semimorto ou um semivivo?

No semimorto supõe-se uma parte viva

No semivivo supõe-se uma parte morta

Ou a pergunta deveria ser

Quem ainda tem chances de sobrevida?

Depende do CTI que frequente,

Dos cuidados profissionais recebidos,

Das visitas especiais constantes,

Das motivações que receba em doses diárias,

Mas, principalmente, do desejo de viver,

E esse vem de dentro,

Quer seja no semivivo ou no semimorto.

Vivo ou morto?

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑