ESPELHOS
Nossa vida parece aqueles espelhos de parque de diversões.
Aquele que chamam Palácio do Riso.
Onde aparecemos distorcidos: muito gordos, muito magros, deformados, superestimados…
Sorrimos, nos divertimos.
A diferença é que aqui fora não tem graça.
Esses espelhos que tanto nos distorcem são os olhares que recebemos.
Olhares que nos enaltecem, que nos depreciam,
Que nos fazem melhores, esperando muito de nós.
Ou que nos fazem piores, nos desencorajando.
Quando encontramos um olhar real, verdadeiro, até estranhamos.
Queremos guardar esse espelho só pra nós.
Espelho, espelho meu, existe alguém mais tola do que eu?
O segredo é fazer da vida nosso palácio do riso
E sorrir, sempre…
Até encontrar um espelho fiel!
Alda M S Santos
VESTIDA PARA MATAR
Acordou, levantou-se, tirou trajes de dormir, banhou-se
Lavou pensamentos negativos
Deixou ir pelo ralo o medo e a covardia
Esfregou-se com a bucha da coragem e ânimo
Aqueceu sua pele do desejo de amar e vencer
Vestiu o mais lindo sorriso no rosto
Cobriu o corpo da estampa mais leve
Calçou sandálias macias para acompanhar qualquer passo
Maquiou-se com o amor que trazia no peito
Pendurou no pescoço o amuleto da esperança
Perfumou-se de lembranças doces
Encheu a boca de palavras de encorajamento e fé.
Ao vestir-se para matar, percebeu que queria viver,
Na terra, no ar, em jardins, em qualquer lugar…
E queria trazer vida a todos!
Alda M S Santos
EQUILIBRANDO
Equilíbrio: habilidade de manter-nos de pé e estáveis
Quando tudo parecer desabar
Ficar apoiados num pé só ou sobre duas rodas
E ainda assim não perder a linha, a graça, o encanto.
Capacidade de abrir um sorriso, oferecer colo
Quando lágrimas escorrem
Ou quando tudo que se quer é pedir arrego.
Equilibrando, seguindo, vivendo…
Alda M S Santos
INSPIRAÇÃO
INS= em, PIRA= onde arde o fogo, AÇÃO= atitude
Inspiração: fogo em nós que aquece a vontade
Chama que gera e consome energia
Ação que possibilita criações.
Criações que produzem vida
Vida que aquece outras vidas…
De onde vem sua inspiração?
Alda M S Santos
EMBALAGENS
Estamos sempre a buscar o amor.
Nessa busca desenfreada não percebemos
Que ele pode estar bem perto de nós,
Já ter passado ou ido embora.
Na maioria das vezes o ignoramos, negligenciamos,
Fazemos pouco caso, até o maltratamos.
É que o amor pode se apresentar em diversas embalagens:
Grandes, econômicas, foscas, brilhantes
Cheia de detalhes e chamativa,
Simples e sem cor …
E o aceitamos ou não pela embalagem.
Enquanto não valorizarmos mais o conteúdo
Que a embalagem em que se apresenta
Perderemos muitas oportunidades de sermos felizes.
Alda M S Santos
PIRATARIA
Diante das piratarias modernas
Os “verdadeiros” piratas de outrora
Acabaram por tornarem-se dignos de “admiração”.
Pirateia-se CDs, DVDs, filmes, livros, séries…
Óculos, roupas, tênis, tudo falsificado.
Tudo dentro da normalidade, da “legalidade”.
Num país em que a pirataria começou no berço
Numa nação roubada por seus colonizadores
Num Brasil cujos governantes nos amealham tudo que temos
Um CD pirata tira o pão da boca de um trabalhador
Mas o coloca na boca de outro que precisa.
Pirateamos tudo: bens, objetos, intelectualidade.
Pirateamos até nossos sentimentos.
Esses são uma “evolução” na pirataria
Aprendemos sozinhos e somos os maiores prejudicados.
Alda M S Santos
UM AMOR AMIGO
Um amor de verdade é um amor amigo.
Uma amizade verdadeira é o mais puro amor.
Quem encontra um amigo, encontra um amor.
Quem encontra um amor, procura nele o amigo.
Encontrá-los na mesma pessoa é o maior tesouro da vida.
Alda M S Santos
POUCO A POUCO
As mais belas esculturas, os mais belos sentimentos
Construídos na natureza: na rocha, na mata, nas águas, na terra
Ou construídos em nossos corações, nosso corpo, nossa alma,
São aquelas esculturas, estalagmites ou estalactites,
São aqueles sentimentos, amores e amizades, que crescem pouco a pouco
Centímetro a centímetro, gota a gota, sorriso a sorriso, toque a toque
E são cimentados pela paciência, pela espera, pelo respeito, pelo carinho.
Esses se tornam firmes, encantadores e eternos.
Alda M S Santos
CONTAMINAÇÃO
Que qualquer gota de alegria remanescente
Que um mínimo de boas lembranças e fé
Sejam capazes de nos inundar
E nos afogar numa enxurrada de amor e paz.
Neutralizando qualquer mágoa ou tristeza,
Enxugando lágrimas,
Em qualquer tempo, em qualquer lugar
Por qualquer motivo…
Alda M S Santos
ENCONTROS
A maior felicidade possível
É encontrar o caminho que
Nos leve ao encontro de nós mesmos.
Se nele encontrarmos boa companhia
Tanto melhor, felicidade completa!
Alda M S Santos
LÍNGUAS
Línguas, linguagens, idiomas, vocábulos,
Textos, frases, palavras…
Todos usados para a comunicação, para se fazer entender.
Tantas vezes incompreendidas, Mal interpretadas, ignoradas…
A melhor forma de expressão é o olhar
É o mesmo em qualquer lugar do planeta
De peões a embaixadores
Silenciosamente, diz tudo.
Se ainda faltar algo, usemos a língua,
Mas num beijo….
Acaba com qualquer dúvida!
Alda M S Santos
LÁGRIMAS
Lágrimas, quase sempre associadas a sentimentos negativos,
Nada é capaz de expressar tanto sentimento, nada.
Da dor a alegria, do prazer a tristeza
Da angústia a saudade, da raiva a satisfação
Do alívio a culpa, da esperança ao desespero,
Da vergonha ao orgulho, do amor ao ódio.
Dificilmente se controla, quase nunca se disfarça.
Sufocá-las é contraproducente,
Liberá-las e buscar entendê-las é maturidade.
Parece nos esvaziar, deixa vácuo,
Espaço para o novo se irrigar, brotar e crescer.
Alda M. S Santos
FELICIDADE
A verdadeira paz e felicidade consistem
Na aceitação e equilíbrio entre
O que se quer, o que se precisa
O que se pode e o que se tem.
Alda M S Santos
NA BOCA DOS TUBARÕES
Vivemos, muitas vezes, na boca dos leões
Tigres, tubarões, piranhas, lobos em pele de cordeiros…
Quase sempre nem percebemos
Apenas lutamos, saímos meio machucados
Mais fragilizados, meio cabisbaixos, esfolados.
Mas o saldo é, na maioria das vezes, positivo.
Sempre ficamos mais fortes,
E aprendemos novas táticas de defesa.
Alda M S Santos
O QUE NOS HABITA
Um ambiente externo pacífico
Aquieta nossa mente, nosso coração
E nos possibilita extrair o que habita lá dentro
E compartilhar com o exterior.
Alda M S Santos
TOMBOS
Pode ser muito bom estar no alto,
Mas tudo que sobe, desce.
E quem te ajudou a subir,
Pode te ajudar também numa descida,
Leve e tranquila, ou te derrubar de uma só vez.
O contrário também é válido,
Quem, aparentemente, te mantinha embaixo,
Pode ajudar a te elevar.
Ora estamos em cima, ora embaixo.
Todos nós! Uns apenas disfarçam melhor.
Equilíbrio, sabedoria, solidariedade e harmonia
São fundamentais na gangorra da vida!
Alda M S Santos
AMOR E GRATIDÃO
Amor é, entre outras coisas, gratidão,
Mas gratidão, apesar de nobre, não é, necessariamente, amor.
Pode ser o que restou de um amor,
Ou pode ser o início dele.
Alda M S Santos
FAZ DE CONTA
A arte de fazer de conta é essencial
As crianças, sabiamente, enfrentam o real através dela
Caracterizar-se, lançar-se a uma época,
Obter asas para alçar voos,
“Ser” outro alguém, vez ou outra,
É uma maneira eficaz e inteligente de tornar possível, o impossível
De fazer tolerável, aquilo que é doloroso…
De extrair forças do que parece frágil.
Alda M S Santos
SABORES
Qual o sabor da vida?
Doce como chocolate quente,
Refrescante como bala de hortelã,
Amarga como jiló,
Picante como pimenta malagueta,
Embriagante como champagne,
Salgada como carne de sol,
Travante como a saudade,
Sem graça como sorriso amarelo,
Triste como um adeus,
Terna como um abraço,
Doce e quente como um beijo de amor?
Ela apresenta vários sabores no cardápio,
Nós escolhemos o nosso preferido.
Alda M S Santos
PERDIÇÕES
Sempre há algo nessa vida que nos faz perder
O humor, a classe, a alegria, a fé, a esperança ou o juízo
Um pudim de leite condensado ou um beijo molhado
Um ônibus lotado ou uma chuva inesperada
Uma amizade desligada ou uma taça de champagne gelada
Uma surpresa agradável, uma decepção insustentável
Um mergulho, quer seja em alto-mar, em nós mesmos ou nos olhos de um amor
Uma palavra de cuidado ou um toque de carinho
Uma ligação inesperada ou um abraço apertado
Uma saudade dolorida, um desejo reprimido
Um sonho impossível ou um amor sofrível.
Perdições…
Só nós podemos nos reencontrar…
Alda M S Santos
DIA DO ABRAÇO
Quando pudermos nos perder num abraço
Ou, melhor ainda, nos encontrar num abraço,
Ao outro, a nós mesmos,
Saberemos seu real valor
E não será preciso um dia
Para lembrar de sua importância.
Alda M S Santos
NO CORREDOR
Na janela, no centro, no corredor,
Assim nos acomodamos para curtir o voo.
Cada qual curte essa viagem de um modo.
Dependendo do que “recebe” do ambiente
Do que busca, da sua disposição em mudar de lugar,
Do que consegue captar do local que ocupa.
Uns querem “conquistar” tudo, curtir tudo, preferem a janela.
Outros estão sempre prontos para “sair” de qualquer situação, preferem o corredor.
Quem ocupa o meio, oscila,
Espicha os olhos para a janela, olha para o corredor, indeciso,
Mas curte o que consegue de onde está.
Vale lembrar que o destino de todos é o mesmo.
Independente de nossa posição nesse voo,
É preciso aproveitar a viagem
Antes do destino final.
Alda M S Santos
ALÉM DAS NUVENS
Quando tudo parecer nebuloso e sombrio
E nenhuma luz ou calor der sinal de vida
Elevemos a altitude, voemos alto, busquemos o Alto.
Além das nuvens costumamos encontrar novo tempo,
Mais calor, mais luz, mais energia e paz.
Alda M S Santos
MOMENTOS
Consumir, sabiamente, sofregamente,
Cada momento que a vida oferece,
Ou, sem perceber, ser consumido, “devorado” por ela…
Aí reside toda a diferença do bem-viver!
Alda M S Santos
CARROSSEL
– Teve infância, não?
– Sim! Não tive foi carrossel!
Por que todo brinquedo tem que
Rodar, subir e descer, dar frio na barriga?
Será que são ensaios para a vida?
Apenas nos esquecemos de sorrir…
E de dizer “de novo”, como as crianças.
Alda M S Santos
TÁ DIFÍCIL
Tá difícil?
Sorrir, divertir, conformar-se?
Mudemos o olhar, a posição,
O foco, a perspectiva, qualquer coisa,
Mas mudemos…
Nessa aventura chamada vida
Pode haver filas em dados momentos
Saber esperar o instante exato das coisas é sabedoria
O movimento nos determina, mesmo que seja interno.
Não vale é ficar parado!
A roda da vida está girando…
Alda M S Santos
ROTINA
A rotina nos dá sensação de bem estar,
Possibilita sossego, paz e segurança.
Porém, é necessário sair dela vez ou outra.
Esse trânsito entre mesmice e inovação,
Entre normalidade e loucura
Entre estabilidade e aventura
Pode nos permitir paz e sossego também.
Tudo dependerá do nosso olhar, de nossa capacidade de aceitação.
Alda M S Santos
DIVERSÃO
Não há nada externo que nos impeça
De nos divertir, de sermos felizes,
Se essa disposição vier de dentro.
É lá que ela deve ser trabalhada
E ter a força da vida.
Alda M S Santos
ESCALAS
A viagem da vida não acontece sem escalas
Não é voo direto!
Pode ter várias escalas, paradas, conexões,
E, nelas, reavaliarmos o trajeto, o destino
A necessidade de retornos, mudanças de aeronaves
De tripulação e novos reembarques.
Não podemos é ficar muito tempo estagnados
Sob pena de perder o embarque.
Apertemos nossos cintos e boa viagem!
Alda M S Santos
CONSTRUINDO NOSSA PÁTRIA AMADA, BRASIL!
Brasil, pátria amada!
Dizem que para subir é preciso chegar ao fundo do poço
Que para arrumar a casa é necessário fazer muita bagunça primeiro
Pátria idolatrada, salve, salve!
Quando envergonhados perante as “visitas”
Possamos, diante de tanta sujeira,
Visualizarmos em cada entulho ou coisa podre que cai
Uma oportunidade de reconstrução.
“Brasil de um sonho intenso, um raio vívido”…
Que levantemos desse berço esplêndido
E que se erga a justiça!
Que a imagem de um cruzeiro
pacífico nos resplandeça!
Que esse povo belo, forte e que não foge a luta,
Possa verdadeiramente ter paz no futuro,
Ser filho de uma mãe gentil,
Visto que nada se pode fazer pela “glória” do passado!
Pátria amada, Brasil!!!
Alda M S Santos
DESEJOS
Desejos sentidos, despertados, correspondidos, satisfeitos
Desejos ou vontades são a mola propulsora da vida
Sejam eles quais forem:
De crescer, de passear, de trabalhar
Desejo de praticar o bem, de fazer o amor acontecer…
Tudo que acontece nasce de um forte desejo
Vontade não satisfeita, desejo não correspondido
É projeto frustrado, é vida estagnada.
Valorizemos nossos desejos!
Alda M S Santos
MAIS E MAIS PERGUNTAS…
São muitas as perguntas,
Inúmeras as questões…
Várias ainda sem respostas.
Doloroso, frustrante, às vezes, desanimador
Mas, quase sempre, instigante.
Ter todas as respostas pode parecer bom
Mas nem sempre são respostas corretas
Certas certezas são paralisantes.
Prossigo com meus eternos questionamentos…
Alda M S Santos
NOSSO PRÓPRIO PARTO
Quando o espaço já está pequeno,
E já não nos cabe mais
É preciso renascer…
Retirar as camadas que nos envolvem
E, aparentemente, nos protegem
E dar a luz a nós mesmos.
Alda M S Santos
PERGUNTA INOCENTE OU PREVISÃO?
Voltando ao trabalho do qual me aposentei,
Uma ex-aluna, grudada em mim, perguntou: “por que você não fica mais com a gente”?
Outra mais que sabida: “ela aposentou, não sabe”?
Ela mesma respondeu: “você está doente, sempre no médico, né”?
Respondi: “eu me aposentei, sabe o que é aposentadoria”?
As pessoas se aposentam para descansar e fazer outras coisas, depois de terem trabalhado muitos anos.
Pus-me a refletir em quem estaria mais certo daqui a um tempo, minha aluna ou eu.
Aposentados no Brasil terão energia e saúde para fazerem outras coisas, ou viverão sempre “no médico”?
A inocência infantil é pura sabedoria!
Alda M S Santos
PROPÓSITOS
Pressupondo que tudo na vida tem um propósito
E que passaremos por tais situações,
Quer queiramos ou não
Melhor procurar identificá-los e vivê-las
Mesmo com toda nebulosidade aparente.
Fugir ou negar só irá protelar a dor, o sofrimento, a amargura
Ou a alegria, a satisfação, o prazer.
E isso só descobriremos, vivenciando.
Alda M S Santos
LUZES E SOMBRAS
De nada adianta reclamar da sombra.
Se ela ainda se forma há esperanças!
Sombra só torna-se perceptível onde há luz.
E não convém eliminar a luz que a possibilita.
Ao contrário, mantendo a atenção na luz,
O “objeto” que a intercepta e sua sombra
Tornar-se-ão insignificantes.
Alda M S Santos
O MELHOR DE NÓS
O melhor de nós está dentro
Guardadinho, aboletado,
Não em nós!
O melhor de nós está no outro.
E é ele que nos “devolve”
Numa relação de amor conosco
Seja ela qual for.
O quanto do melhor de nós está “perdido” por aí?
Alda M S Santos
PROTEÇÃO
Proteção é quando sentimos
O amor de Deus por nós
No carinho e cuidado daqueles que amamos.
De longe ou de perto,
De um modo ou de outro
Deus se faz presente em cada um deles,
E nos atende em nossas necessidades.
Alda M S Santos
PRESA
Ser presa, sentir-se presa
Dos olhos, de uma arma,
De uma situação, de outro ser.
Liberdade restringida, medo, escuro, abandono.
Lutar, brigar, vencer, sentir a proteção divina.
O desafio de toda presa
É não permanecer presa
De medos, pensamentos ou situações,
É continuar a acreditar na vida e no amor.
É seguir o caminho, ainda que pareça nebuloso,
Certamente voltará a brilhar…
Alda M S Santos
DEUS
Deus é tão perfeito!
E não estou me referindo a nenhuma religião.
Estas são imperfeitas, criadas por nós.
Tanto a gente ouve, lê, fala
Que Ele nos ama, nos perdoa sempre, conhece nossas falhas
Está ao nosso lado todos os momentos, nunca nos abandona…
Mas quando realmente vivenciamos isso, cremos mais verdadeiramente.
Ele coloca uma pedra no caminho, uma montanha, tempestades, boas pessoas
Tudo para nos desviar de um trajeto inadequado, nos levar para o bem, para Ele.
Quando oramos, pedimos, suplicamos uma ajuda, Ele nos atende. Sempre.
É preciso que estejamos atentos!
Os acontecimentos podem querer mostrar o contrário,
E a ajuda nem sempre parecerá a melhor, apenas nossa fé e nossas crenças Nele
E em tudo que já obtivemos e vivenciamos, fará com que a notemos,
Que aceitemos e possamos agradecer.
Ele está conosco, aumenta nossas forças, acredita e nos ajuda, sempre.
Pra sempre!
Não precisamos de mais nada para sermos felizes!
Alda M S Santos
AMOR DIVINAMENTE LINDO
Ser mãe de nossos filhos biológicos
Ser mãe de nossos filhos do coração
Ser mãe nesse mundo órfão de amor
O mundo precisa de amor divino
E o que mais se assemelha a Ele é o amor materno
Que todos possamos receber
Que todos possamos oferecer.
Alda M S Santos
NOSSAS VERDADES
Vivo feliz só, sei me virar bem.
Não sou desse grupo, não faço parte, estou aqui por opção, não necessidade ou dependência.
Preciso estudar, sem estudo ninguém é nada.
Estou aqui aguardando só Ele me chamar.
Dizem idosas num asilo.
São mesmo verdades aquelas que acreditamos?
Ou apenas autodefesas?
Quantas delas criamos para nos proteger?
Quantas verdades não resistem ao primeiro aperto?
Quantas verdades nos “protegem” do amor?
Quantas “verdades” mostram-se frágeis num simples bate-papo ou momento de carinho?
Verdades não nos salvam, o amor nos salva!
Alda M S Santos
SOMBRIA
Como um dia sem sol, nublado e turvo
Em que muito pouco se vê à frente,
Nebulosidade externa e interna,
Às vezes, ficamos nós também:
Frios, carrancudos e nostálgicos.
Precisamos de abrigo, apoio, repouso, colo.
Mas, sempre, sempre, mais cedo ou mais tarde,
O Sol volta a brilhar,
Nova luz, intenso calor, nova vida.
E cada qual com seu encanto e magia.
Identificá-las e passar por elas sem grandes danos é sabedoria.
Alda M S Santos
SORRINDO, VIVENDO…
Como a criança que sorri tensa
Ao ser lançada para o alto
E, ao cair, repousando nos braços do pai,
Pede para ser lançada novamente,
Assim vamos vivendo…
No alto, embaixo, sorrindo, tensos,
Mas sempre vencendo os medos,
Sempre buscando confiar,
Sempre tentando nos divertir,
Sempre buscando o amor…
Alda M S Santos
SÃO ASSIM
Um claro, o outro escuro,
Um dia, o outro noite,
Um terra, o outro mar,
Um “exatas”, o outro “humanas”
Um é energia, o outro sossego,
Um quer beijo, o outro colo
Um pede amor, o outro sexo,
Um fala, o outro se cala,
Um se abre, o outro se fecha,
Um é grito, o outro sussurro,
Um é tempestade, o outro calmaria,
Um lê livro, o outro a vida,
Um escreve, o outro aprecia,
Um ora e pede, o outro agradece,
Um aparece, o outro se esconde,
Como Sol e estrelas, revezam-se,
Revezando-se, completam-se,
E se amam…
Alda M S Santos
CAIXINHA DE TESOUROS
Todos temos nossa caixinha de tesouros
Pode conter bichinhos, pedrinhas coloridas,
Bolinhas, figurinhas, bijuterias ou laços.
Cartinhas de amor, papéis de carta, rosas secas,
Fotos especiais, objetos secretos, diários…
Joias, dinheiro, objetos de valor…
Não importa!
Mas a caixinha mais importante está dentro de nós
Nela guardamos sentimentos especiais,
Declarados ou secretos, pessoas importantes,
Aquele sorriso de um, o abraço do outro,
A simpatia de sicrana, o encanto de beltrano,
Fulano inteiro…
Aberta ou fechada ela nos é especial!
Visitação constante e essencial!
Geradora de vida!
Alda M S Santos
QUESTÕES
O amor não faz perguntas,
Não levanta questões
O amor é, simplesmente, a resposta.
Alda M S Santos
SINTO AMOR
Sinto amor nas mínimas coisas
Uma palavra de estímulo, um olhar compreensivo, um abraço terno, uma companhia presente de verdade.
Um telefonema, uma mensagem, uma brincadeira para relaxar.
Sinto desamor da mesma forma
Olhar inexpressivo, palavras vagas, críticas veladas, silêncios inoportunos, ausências.
Apenas opto focar no amor.
Fácil? Quase nunca!
Sorrio, choro, sofro, fico feliz…
E traço meu caminho nessa jornada.
Dia-a-dia, passo a passo, em frente.
Até o destino final, sempre buscarei o amor…
Alda M S Santos
COFRE
Cofres são totalmente dispensáveis!
O que temos de mais valioso
Nosso maior tesouro, o que levamos conosco
Ou o que deixamos com os que ficam
Precisa ser distribuído todos os dias,
Não trancado à chave:
A nossa capacidade de dar e receber amor.
Seu “cofre” é o coração
E esse deve estar sempre aberto, sempre cheio
Livre trânsito de tesouros…
Alda M S Santos