ENGASGADOS
Pior que ser engasgado pelo que se ouve,
Por aquilo que vem de fora e não engolimos,
É ficar entalado com o que não se fala,
Aquilo que vem de dentro e não dizemos,
Sempre cerceados…sufocados.
Alda M S Santos
SINTONIA
Relacionamentos, de qualquer tipo, são baseados na sintonia,
Aquela conexão que não se vê, apenas se sente,
Como uma onda de rádio…
Sensação boa de fazer parte do outro, de estar dentro
Sintonia no falar, no silenciar, no desejo de estar junto.
Sintonia de mente, de corpo, de alma…
A sintonia entre as almas vem da confiança
Se essa falha, começa a chiar, a incomodar, a não se importar,
E todas as demais sofrem efeito em cadeia.
É preciso encontrar de novo o “canal” certo,
Se quiser de novo uma boa “música”.
Alda M S Santos
AMBOS
Uma flor é como um sorriso
Ambos são capazes de valorizar qualquer simplicidade,
Ambos levam encanto por onde vão…
Ambos são delicados e fortes o bastante para emocionar,
Ambos precisam do amor para refletir o brilho da vida que carregam!
Alda M S Santos
TRUCO E OUTROS JOGOS
Num jogo de cartas vence aquele que mais sabe esconder o jogo
Aqueles que são mais abertos e mostram suas cartas
Quase sempre são os perdedores.
No jogo da vida há poucas diferenças,
Porém, os de cartas escondidas são pessoas mais pesadas,
Os de cartas na mesa são pessoas mais leves.
Mas os vencedores e os perdedores não tem como saber,
Há que se avaliar….
E o jogo segue à nossa revelia.
Quer a gente mude de parceiros na mesa, ou não,
Com cartas abertas ou marcadas,
Com bons adeptos e jogadores ou não,
Até que alguém grite “truco”!
E, game over.
Alda M S Santos
FLORAÇÃO
Todo bom jardineiro conhece suas flores e plantas.
Sabe que há aquelas que florescem sempre,
E que há aquelas que secam e parecem morrer,
Perdem todas as suas folhas e flores…
Se não tivesse paciência,
Se entregasse os pontos, se arrancasse o “mal” pela raiz,
Não haveria tantas flores!
Se o jardineiro Maior desistisse de um ipê que parecesse morrer,
Não nos deslumbraríamos diante de um Ipê Amarelo!
Quantas vezes parecemos estar secos, abandonados,
Sequer lágrimas nos irrigam mais?
Mas nosso jardineiro está atento,
E cuida bem de nós…
Mesmo que seja com uma ou outra florzinha amarela “temporona”,
Um ou outro amigo que nos manda,
Para não desanimarmos,
Antes da verdadeira florada, cada vez mais linda!
Alda M S Santos
O AMOR
Amor que não se cultiva
É rosa sem jardineiro
Sem carinho, sem cuidados
Sem troca, sem reciprocidade,
Pode até sobreviver
Mas perde todo o brilho e encanto
Até murchar e morrer…
Alda M S Santos
REFLEXÕES
Reflexões: a base de nossa essência que nos torna racionais.
Aquilo que nos faz humanos.
Será?
Basta refletir e raciocinar para sermos espécie humana?
Acredito que a essência humana passa pelas emoções.
Pela capacidade de sentir e expressar sentimentos.
Pela alteridade, pela capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
Pelo desejo verdadeiro de ajudar, de fazer parte, de sentir-se parte do outro.
Pela vontade de levar respostas onde a dúvida paira.
Pela ânsia quase incontrolável de levar ao menos um abraço onde há dor, seja ela qual for.
Pela necessidade quase física de levar amor, onde a indiferença tenta tomar conta.
Refletir qualquer um pode.
Emocionar-se, importar-se só um verdadeiro homem ou mulher são capazes!
Alda M S Santos
ENCAIXES
Nossa vida é um grande jogo de encaixes.
Passamos toda ela nessa “brincadeira”.
Tentamos encaixar pessoas em nossas vidas.
Nos esforçamos para nos encaixarmos nas vidas dos outros.
Toda criança sabe, desde cedo, que não adianta forçar uma peça no local em que ela não cabe.
A peça ou o jogo podem sair danificados.
A diferença é que umas desistem, partem para outro jogo ou outras peças.
Outras perdem a paciência e destroem o jogo todo.
E outras, continuam a insistir em peças difíceis, até conseguir encaixá-las, de algum modo.
A peça pode ter se “deformado” ou o jogo ter obtido nova cara, mas foi montado.
As crianças crescem e os jogos mudam pouco de figura!
Jogadores, idem.
Alda M S Santos
BELEZAS
Quase nada há mais bonito que a natureza,
Aquilo na forma original, natural,
Flora e fauna, picos, serras, montanhas,
Água, quer seja em lagos, rios, cachoeiras ou mares…
Apenas os verdadeiros sentimentos se igualam em beleza,
Pois são nossa natureza, aquela que nem sempre expressamos,
Que tantas vezes escondemos,
Nosso encanto natural!
Alda M S Santos
OS PATAXÓS
Uma localidade do século XVIII
Que deu origem a Guanhães
Uma fazenda em ruínas
Reaproveitada pelos Pataxós
Mirueira pajé e descendentes
Lindo de se ver e conviver!
Alda M S Santos
CAMADAS DE NÓS
Peles sobre peles, pelos sobre pelos,
O barro que esconde o brilho do ouro,
Ou do poder da garrafa de Aladim,
Os resíduos que recobrem a pedra não lapidada,
A poeira que se aloja na madeira de lei,
As lembranças que uma casa antiga carrega,
A química escura que gruda na prataria,
Os líquens que vivem nos troncos das árvores,
As camadas de tecidos que recobrem nossa pele
A fuligem que adere a todo ser vivente, ou não.
As camadas de emoções que escondem outras emoções…
São necessárias, são proteção, são autodefesa,
Uma vez retiradas, cuidadosamente, no tempo certo,
Tudo volta a brilhar….
Alda M S Santos
PRA PARAR DE DOER
-Papai, quero ser grande e forte como você para os machucados não doerem!
-Não, filho, os machucados doem, a gente apenas finge que não dói e não chora à toa!
-Então quero ser forte como a delicadeza da mamãe.
-É? Por quê? Ela chora!
– Ela disse que chora para parar de doer. Quero assim!
Alda M S Santos
JANELA DE MADEIRA
Na rua, uma casa simples
Na casa simples, uma janela de madeira,
Debruçada na janela de madeira,
Uma pessoa a olhar a rua,
Onde passam muitas pessoas,
Quase todas queridas e aparentadas,
Que cumprimentam com um aceno, algumas palavras,
Muitas vezes, entram para tomar uma xícara de café recém-coado,
Comer uma bolacha ou uma quitanda.
E a vida transcorre simples, tranquila, feliz…
Até que alguém se vai…
E as saudades passam a apertar o peito de quem se foi,
E a entristecer os olhos de quem ficou,
A olhar pela janela de madeira…
Alda M S Santos
QUANDO A SAUDADE BATER
Quando a saudade bater, não se deixe abater!
Busque consolo naquela foto bonita e de sorriso feliz.
Quando a saudade bater,
Busque abrigo nas lembranças de uma boa prosa.
Quando a saudade bater,
Busque acolhimento na memória daquele abraço quente e macio.
Quando a saudade bater,
Busque aquela refeição saborosa que partilharam
Quando a saudade bater,
Busque ouvir a música que os marcou.
Quando a saudade bater, faça tudo isso…
Mas quando a saudade bater,
Pra não se abater,
Bom mesmo é ouvir a voz, sentir o cheiro,
Admirar o sorriso, abraçar apertado, tocar as mãos,
Conversar muito, afastar qualquer mal estar,
Sorrir junto, estar junto…
Há coisas que só a presença
É capaz de resolver…
Vamos lá?
Alda M S Santos
SE UM DIA EU ME PERDER
Se um dia eu me perder
Procure-me onde haja muito verde, muita mata, ar puro,
Se um dia eu me perder
Procure-me onde as águas sejam límpidas a refletir o céu,
Se um dia eu me perder
Procure-me num roseiral, em meio às borboletas azuis,
Se um dia eu me perder
Procure-me na alegria inocente de um grupo de crianças,
Se um dia eu me perder
Procure-me nos grãos de areia da praia ao pôr do sol,
Se um dia eu me perder,
E ainda assim não me encontrar,
Não busque em mim, olhe dentro de você,
Se me procuras, é porque me amou,
Se me amou de verdade, eu também te amei,
Certamente uma parte bonita de mim estará gravada em você,
Uma parte grande de você estará presa em mim,
E poderá levar-me a me encontrar…em você, em mim,
Comigo, com você!
Se um dia eu me perder de mim…
Alda M S Santos
RAÍZES
As folhas podem cair
Os galhos se quebrar,
Flores rarearem,
Mas se as raízes forem fortes,
Cedo ou tarde os frutos aparecem…
E trazem de volta a alegria.
Alda M S Santos
ACUSAÇÕES E DEFESAS
Todo “bom” advogado sabe que
Quando o fato é irrefutável
Tenta-se desacreditar a testemunha.
Quando o jogador é imbatível
Tenta-se abalar sua autoconfiança.
Quando a fé move montanhas,
Tenta-se colocá-la à prova.
Quando o caminho é longo e difícil,
Tenta-se criar obstáculos imaginários.
Quando algo que se quer não é aceito ou compreendido,
Tenta-se buscar falhas que o afaste.
Quando se recebe algo que julga não merecer,
Tenta-se de todo modo devolver.
Quando o amor não dá para questionar
Tenta-se desvalorizar quem ama ou suas razões.
Entre acusações e defesas,
Vive-se num mundo cada dia mais injusto e infeliz!
Alda M S Santos
DIA DE DOMINGO
Sol ou chuva, frio ou calor,
No tempo ou debaixo do cobertor…
Domingo é dia de tudo absorver, internalizar.
É dia de tudo distribuir, compartilhar…
É dia em que tudo é potencializado em nós: bom ou ruim.
O sorriso é mais alegre,
Ou a tristeza é mais atroz.
A energia para realizar é mais intensa,
Ou a preguiça existente aumenta.
A saudade dói mais,
Ou o desejo do reencontro satisfaz.
Os parceiros podem ser verdadeiros companheiros,
Ou a solidão ser a melhor companhia.
Dúvidas e ressentimentos podem tomar conta,
Ou deixamos o amor falar por si só.
Somos nós que escolhemos a vida que queremos, que merecemos,
E nela colocamos nossa fé, nossas ações,
Não só aos domingos, mas de segunda a segunda!
Alda M S Santos
ORIGENS: FAZEMOS PARTE
Várias coisas nos remetem às nossas origens
Um lugar com seus cheiros e cores, por mais que ele mude
Uma música com sua poesia encantadora
Um livro com sua história real ou ficcional
Um sorriso que nos recepciona…
Mas nada melhor que aquele abraço apertado e beijo estalado,
Para nos emocionar e dizer:
Você faz parte desse lugar,
Dentro e fora…
Alda M S Santos
NÃO É!
Não é desejo de ser grande
Tampouco vontade de aparecer
Ou ser mais que qualquer pessoa.
É saber que quando nos doamos
Seja em carinho, amor, tempo,
Sempre sobra algo para nós mesmos.
É apenas o desejo de ser bem melhor
Que fomos ontem, mas ainda menos
Do que podemos e queremos ser amanhã.
A vida da humanidade como um todo
Pode ser melhor, se cada um de nós for melhor,
Um pouquinho a cada dia…
Alda M S Santos
#carinhologos
TUDO BEM?
Oi, tudo bem?
Sim, e você?
Quanto sentimento há escondido nessa resposta?
Quanto interesse verdadeiro há nessa pergunta?
Pode-se estar exultante de alegria contagiosa.
Pode-se estar realmente bem, em paz, problemas corriqueiros, mas passageiros.
Pode-se estar triste, olhos rasos de lágrimas, querendo colo e o outro já partiu.
Pode-se estar carregando um mundo de dores atrás do sorriso, e o interlocutor dizer, “você está tão bem”!
Seria tão bom se quando perguntássemos “tudo bem?”, estivéssemos mesmo dispostos a ouvir.
Seria maravilhoso se pudéssemos ter alguém para nos acolher quando respondêssemos, “tudo bem”.
Mas melhor mesmo, seria ter alguém que nos olhasse, sem precisar perguntar nada, dizer:
Vem cá, você precisa de um abraço…
Alda M S Santos
INDO…
Indo…
Sem saber para onde, sem saber o porquê
Apenas aquela vontade louca de seguir
Sempre em frente, sem retornos ou marcha à ré
Indo…
Cabelos ao sabor do vento, música que embriaga,
E uma estrada que parece pouca
Para a distância que se quer percorrer
Indo…
Olhos à frente, mãos distraídas, óculos escuros
Que escondem as lágrimas claras que insistem
Em descer e se alojar no peito que sobe e desce…
Indo…
Sem saber o caminho, sem conhecer o destino
Sempre em frente, engolindo quilômetros e soluços,
Construindo a própria estrada, abrindo espaços,
Na certeza que chegará onde deveria estar
Desde sempre…
Indo…
Alda M S Santos
RUÍNAS
Um prédio ou monumento que desaba
Um navio que afunda,
Uma floresta que ardeu nas chamas…
Uma vida entregue à depressão e aos medos…
Tudo aparenta um cenário de pura destruição.
Mas quando menos se espera
Algo de valioso é retirado sob os escombros dos monumentos
Tesouros são encontrados nos navios,
Um pequeno broto surge na floresta em cinzas…
Medos são vencidos milagrosamente.
Deus age nas adversidades e nos mostra maravilhas.
De nossas fraquezas, cinzas e ruínas,
Faz surgir uma nova vida
Mais linda e mais forte.
Alda M S Santos
CRIANÇA
O bom em ser criança
É que a idade delas nunca importa
Tá liberado rir ou chorar
Amar e demonstrar
Qualquer erro é engraçadinho
E a sinceridade nunca é punida.
Se quiserem, basta estender os bracinhos
Ou fazer um meigo beicinho,
Que um delicioso colinho as acolhe…
Soubessem disso antes, jamais quereriam crescer.
Essa é a falha irremediável da infância,
Com a qual sofremos até hoje…
Alda M S Santos
AMARE(LINDA)!
Tanto nos ensina uma simples brincadeira infantil!
Sempre começamos de baixo, sempre teremos obstáculos,
É preciso boa pontaria, equilíbrio, que ora podemos cair,
Saber a hora de se abaixar, de se levantar,
Hora de voltar atrás ou de seguir em frente,
Saber esperar nossa vez, curtir a vez dos outros,
Brincar acompanhado é muito mais divertido,
Nem sempre chegaremos primeiro, o que vale é chegar.
Seguir rumo ao “céu”, seja ele qual for…
E o mais importante de tudo,
Nos divertir nessa amarelinha linda chamada vida.
Alda M S Santos
Foto editoradobrasil.com.br
Projeto Jimbolé
ALMA DE JARDINEIRO
Alguns brotos morrem
Antes mesmo de adquirir força.
Dizem que não vingou…
É que tem gente que não tem vocação
Pra ser jardineiro
Brotos novos, quaisquer,
De planta, de amizade, de amor
Necessitam de nutrientes na dose certa.
Até mesmo um adubo ou água
Em excesso pode matar,
Ou, no mínimo, atrasar muito o crescimento.
Vamos fazer florir nosso jardim!
Alda M S Santos
COISAS MIÚDAS
Enquanto se espera pelas grandezas
E busca-se algo imperioso, arrebatador,
Ofusca-se a visão, perde-se o foco,
E não se percebe que de miudeza em miudeza
Se constrói, ou se destrói, um grande amor…
Alda M S Santos
PROVA DE AMOR
Quer uma prova de amor?
Sorria!
Se receber de volta um sorriso verdadeiro,
E direcionado a você,
É amor!
O tipo dele, entre tantos, não importa…
É dádiva!
Alda M S Santos
INDIFERENÇA
As palavras são desnecessárias
Quando há amor,
Mas são as primeiras a desaparecer
Quando ele se vai…
Indiferença, amor em estágio terminal.
Alda M S Santos
STRIPTEASE DOS POETAS
Acaso existe alguém mais corajoso e audaz
Que aquele que se despe perante todos?
Pode haver recursos musicais, penumbra, o que for,
É coragem!
Enquanto uns tiram as camadas de roupas
Que cobrem o corpo, num jogo sensual,
Outros tiram as camadas de sentimentos,
Que recobrem a alma, num jogo emocional,
Utilizando recursos linguísticos variados,
Expressam a poesia que captam por aí,
E as apresentam lentamente, num striptease,
Até chegar à nudez total.
Como uma rosa que se abre, linda e encantadora,
Assim agem os poetas…
Nudez da alma X nudez do corpo.
Striptease democrático, para todos,
Mas poucos são capazes de entender e apreciar.
Alda M S Santos
MEDOS
Não há tamanho valentão
Que nunca tenha sido acometido pelos medos.
Negou, fugiu, se entregou, ainda que não tenha admitido,
E, por fim, acabou por enfrentá-los.
A angústia maior é não ter acesso direto a eles,
Poder confrontar face a face, em pé de igualdade.
Na verdade, os medos é que são covardes,
Escondem-se onde temos dificuldades de acessá-los.
Se tivessem a ousadia de se mostrar, viriam,
E nos encontrariam de mangas arregaçadas,
Independente de nosso tamanho,
Saberiam que não dá para habitar
Onde habita uma coragem alicerçada na fé.
Alda M S Santos
AGASALHOS
Todos entendem quando agasalhamos nossa pele,
E nos questionam quando agasalhamos nossa emoção.
Corpo e alma podem estar com calafrios, necessitando aquecimento.
Quem dirá qual mais necessita do agasalho?
Quem poderá nos criticar se preferirmos aquecer a alma?
Corpo e alma pedem agasalhos diferentes.
Quem poderá dizer qual o agasalho mais adequado além de nós mesmos?
Alda M S Santos
É MELHOR…
Melhor que adormecer é fazê-lo suavemente nos ombros de alguém
Melhor que sorrir, é ter alguém especial para oferecer nosso sorriso
Melhor que acordar, é ter a luz do olhar de alguém a nos desejar bom dia
Melhor que nos aquecer numa xícara de chá quente, é ter alguém que nos aqueça num abraço
Melhor que não correr riscos, é ter alguém que nos ofereça proteção e cuidados,
Melhor que ser forte, é nos dar o direito de fragilizar, de ter onde nos apoiar
Melhor que não cair, é encontrar um ponto de equilíbrio em qualquer situação
Melhor que levantar para a vida, é ter alguém que nos dê um bom motivo para viver…
Mas melhor mesmo que tudo isso,
É termos a nós mesmos,
Sermos nosso melhor motivo para viver…
Alda M S Santos
BEIJA-FLOR
O que te alimenta beija-flor?
Por que voa de flor em flor a sugar?
Uma flor não lhe basta em néctar,
Ou é a variedade que te satisfaz?
Talvez permaneça insatisfeito
E fique sempre a se empanturrar,
Gota em gota, doçuras, encantos…
De hibiscos para camarões e para flamboyants
Volta para os hibiscos e assim sucessivamente…
Quem sabe não se encanta com tantas flores
Cores, perfumes e sabores?
Tão volúvel, tão maravilhoso
Tão maravilhado, tão perdido!
Ou seu destino é se agradar de todas, polinizar, se refestelar
E encontrar seu pouso em todo o jardim?
Lindo e encantador beija-flor!
Alda M S Santos
QUANDO A LUZ CEGA
A escuridão dificulta a visão que a luz possibilita,
Todos temos isso como certo.
Mas e quando é a luz que nos impossibilita de ver?
Pouca escuridão nos permite enxergar melhor,
Que o excesso de luz…
Um amor bem dosado é mais valioso,
Em todos os seus tons e matizes,
Que seus excessos: para mais ou para menos.
Se é que pode-se chamar de amor essa versão…
Excessos, sejam quais forem, podem ser danosos,
Simplesmente, porque prejudicam nossa capacidade
De visão e análise!
Alda M S Santos
A CRIANÇA QUE EU FUI (SOU?)
Flashs de um tempo passado
Com cheiro de suor, de pega-pega na rua,
Com sabor de bala Jujuba e som das cantigas de roda,
Curta duração dos dias que pareciam longos,
De amigos para sempre e brincadeiras na enxurrada,
De joelhos esfolados e brigas “de mal pra sempre”, que duravam 2 horas…
“Caindo no Poço” e nosso bem,
Ao sabor de pera, uva ou maçã,
Sempre nos tirando de lá…
Sempre…
Namoradinhos de mãos dadas, amigos de pacto de sangue…
De bem com o corpo e livre das armadilhas da mente…
Bom lembrar da infância,
Melhor ainda é ser uma criança de qualquer idade…
Alda M S Santos
SAUDADE DOLORIDA
Saudade dolorida, tão redundante!
Acaso existe saudade que não doa?
Há saudade energizante, saudade paralisante,
Saudade que tem pretensões de alegrar,
Suspiros, nostalgias, lágrimas…
Saudade do que não houve,
Tantas vezes nítida, outras nebulosa…
Mas saudade que não cause dores, não há!
Remetem a algo que não mais temos…
A algo que gostaríamos de resgatar.
A pior delas é a saudade de nós mesmos,
Aqueles que fomos outrora e não mais somos,
Não mais nos identificamos em nosso modo de ser,
De fazer, de agir, de querer, de se querer…
Olho em meus olhos, exploro-os, busco-me,
Saudades de mim…
Alda M S Santos
É PRECISO SORRIR
Um sorriso opera milagres
Em quem sorri, em quem recebe o sorriso
Vi num outdoor, não lembro qual marca
“Vamos mudar o mundo: um sorriso de cada vez”!
Acho muito válido!
Mas o nosso precisa estar incluído
Como causa ou consequência!
É preciso sorrir, para fazer sorrir os outros.
Alda M S Santos
#carinhologos
ÂNCORAS
Pessoas âncoras em nossas vidas podem ser várias…
Aquelas que nos proporcionam equilíbrio, firmeza, segurança,
Quando nos sentimos perdidos em alto mar e buscamos tranquilidade e confiança.
Outras podem ser as âncoras que nos deixam para trás
Que nos impedem de prosseguir, nos atrasam, nos retêm no que nos faz mal, nos tiram a liberdade,
Ancorados não é um bom modo de ficarmos!
Ancorados precisamos ficar por pouco tempo.
Bom mesmo é prosseguir viagem.
Precisamos de âncoras,
Mas precisamos mais ainda quando usá-las e saber escolhê-las!
Cuidemos, também, para sermos âncoras de segurança para quem amamos!
Alda M S Santos
CORAÇÕES TRANSPARENTES
Ser transparente é ser corajoso
É também ser acusado de tolo
Sempre tão aberto, tão claro,
Não deixar dúvidas, doar-se…
Doar abraços, carinhos, colo
Proximidade, atenção,
Sentimentos, emoções…
É exaurir-se de tanta sinceridade e doação,
Mas encher-se de tanta gratidão e prazer
Atrair sentimentos sinceros
Mas atrair também aproveitadores,
Aqueles acostumados à falsidade,
Adeptos dos “joguinhos”.
Amor bom é amor que não se esconde,
Que se orgulha de aparecer.
Amor que a gente gosta é amor sincero
Amor que a gente precisa é amor transparente.
E isso não é ser tolo!
Isso é não perder tempo com o que não vale nosso tempo.
Alda M S Santos
NOSSAS CAIXAS
Construímos caixas ao longo de nossas vidas
E as deixamos guardadas em nós.
Umas ficam na mente, outras no coração, outras na alma.
Há pessoas que encaixamos facilmente nas caixas rígidas da mente,
Se não cabem, descartamos.
Outras, vão direto para a caixa do coração, mais maleáveis.
Às vezes deixam umas partes para o lado de fora,
Mas se a caixa não se mexe, ou se a pessoa não flexibiliza,
Não cabem, não encaixam, vão embora, lamentavelmente.
Agora, há aquelas pessoas que ficam,
E ajudam a construir uma caixa própria na alma.
Caixas da alma são construídas em conjunto, são personalizadas,
Essas encontram morada eterna,
Uma caixa-ninho que aquece e protege
E que faz bem à morada e morador.
Alda M S Santos
QUERO…
Quero…
Um cantinho agradável para eu ficar aboletada,
Um ninho quentinho onde eu possa ficar encolhidinha,
Um carinho que me faça sentir amada e segura,
Um amor amigo mais aconchegante que edredom no inverno,
Um ombro mais confortável que meu travesseiro,
A esperança de um amanhã sempre promissor,
Sobretudo, a certeza de um hoje em que eu faça tudo para ser e fazer feliz!
Alda M S Santos
VIDAS EM 4D
Vida “normal” é aquela em que você
Vê, sente e vibra com o que se passa contigo:
Dor, alegria, ansiedade, tensão, medos, desejos…
Vida em 3D é aquela em que você vê e identifica
Mais profundamente o que o outro sente ou passa.
Vida em 4D é aquela em que você não só vê
O que se passa com o outro,
Você sente junto, chora junto, ri junto, vibra junto,
Como se estivesse “na pele” do outro, em sincronia com ele,
Podendo, ou não, interferir, agir e ajudar.
Um mundo de vidas em 4D seria mais sensível e amoroso,
Ou só traria mais problemas insolúveis para cada um de nós?
Eis a questão!
Alda M S Santos
LOUCURAS
Se pudesse, quem escolheria para levar consigo?
Ele, preterido, perguntou a ela antes de partir:
A loucura, a fé ou a liberdade?
O amor- ela respondeu convicta.
Não existe essa opção- retrucou, sempre racional.
Engana-se!
Amor é loucura, fé e liberdade.
Eu escolho o amor!
Ele, em meio a tanta razão, não entendeu,
E partiu…
Alda M S Santos
CONVITES
A vida nos manda vários convites
E tantas vezes declinamos sem sequer abrir o envelope.
É porque muitos convites vêm disfarçados de cobranças
De contas a pagar, de ônus antigos, de previsões ruins.
Nossos olhos viciados enxergam apenas o lado negativo
Não se habituaram a ver além do feio envelope.
Quantas coisas boas já ocorreram naquele ônibus lotado
Que insistimos em reclamar e dele fugir?
Quantas delícias não já aconteceram em dias chuvosos
E nublados que “amaldiçoamos”?
Quantas vezes aquela tempestade não trouxe em suas águas
Aquele tesouro sujo de barro que mudou nossa trajetória?
Quantas vezes aquela pessoa briguenta que “odiávamos”
Nos trouxe a maior de nossas alegrias?
Quantas vezes o feio não acabou se tornando
O mais lindo e maravilhoso espetáculo de nossas vidas?
Vamos acordar, abrir os envelopes da vida,
E parar de jogar no time adversário.
Alda M S Santos
Agradeço a Clara Mendes do Psicologia e Algo mais pela indicação. Tão jovem e tão determinada e inteligente. Seu blog é um encanto!
Como já tinha sido indicada outras duas vezes, já cumpri as regras, que podem ser conferidas no link abaixo:
https://vidaintensavida.wordpress.com/2017/06/18/indicacao-ao-the-mistery-blogger-award/
Mas não deixarei de responder as questões da Clara.
1- O que te encoraja a seguir com o blog?
O prazer intenso de escrever e ver tudo organizadinho no blog. E agradar a cada um que lê.
2- Qual a maior loucura que você cometeu por amar alguém?
São tantas! Amar em si já é uma loucura!
3- Um lugar que sonha conhecer com aquele alguém especial?
Nenhum lugar específico. Vale mais é a companhia.
4- Uma data. Por que essa?Adoro meu aniversário.
5- Uma banda/cantor/novela que marcou sua infância/adolescência?
RPM- Amava essa banda!
Mais uma vez, muito obrigada, Clara Mendes, inspirações mil para você!
VENTOS
Brisa, ventinhos, ventanias, tempestades, tornados…
Alguns agradáveis como a brisa suave ou os ventinhos,
Encantadores como as ventanias,
Toleráveis como as tempestades,
Assustadores e destruidores como os tornados…
Todos têm como base os ventos,
A intensidade com que acontecem.
Quase sempre temos que enfrentar todos eles em nossas vidas,
Podemos ser cada um deles em momentos diferentes!
Há pessoas brisas, ventanias, tempestades e tornados.
Vamos aprendendo a identificar os sinais, os alertas,
Com os quais podemos lidar,
E quando sair para o tempo e curtir,
Ou nos fecharmos dentro de abrigos subterrâneos
E aguardar nova calmaria.
A vida vai ensinando…entre sorrisos e lágrimas…
Alda M S Santos
AMIGOS ESPECIAIS
Qual o amigo mais sensível que temos?
Pelo nosso caminhar percebem nosso humor,
Pelas nossas poucas palavras sabem que precisamos de sossego,
Pelo nosso cheiro sabem que queremos colo,
Pelo nosso toque, ficam ao nosso lado,
Sabem que podem ficar ali, pertinho,
Que precisamos deles, mesmo em silêncio,
Que isso quase sempre basta…
Tentam “conversar” conosco, dão umas lambidas, olham com carinho,
Se fossem humanos nos abraçariam…
E fariam tudo ficar bem!
Ou será que a humanidade os deturparia?
Alda M S Santos