Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Engasgados

ENGASGADOS
Pior que ser engasgado pelo que se ouve,
Por aquilo que vem de fora e não engolimos,
É ficar entalado com o que não se fala,
Aquilo que vem de dentro e não dizemos,
Sempre cerceados…sufocados. 
Alda M S Santos

Sintonia

SINTONIA
Relacionamentos, de qualquer tipo, são baseados na sintonia, 
Aquela conexão que não se vê, apenas se sente,

Como uma onda de rádio…

Sensação boa de fazer parte do outro, de estar dentro

Sintonia no falar, no silenciar, no desejo de estar junto.

Sintonia de mente, de corpo, de alma…

A sintonia entre as almas vem da confiança

Se essa falha, começa a chiar, a incomodar, a não se importar,

E todas as demais sofrem efeito em cadeia.

É preciso encontrar de novo o “canal” certo,

Se quiser de novo uma boa “música”.

Alda M S Santos

Ambos

AMBOS

Uma flor é como um sorriso

Ambos são capazes de valorizar qualquer simplicidade, 

Ambos levam encanto por onde vão…

Ambos são delicados e fortes o bastante para emocionar,

Ambos precisam do amor para refletir o brilho da vida que carregam! 

Alda M S Santos

Truco e outros jogos

TRUCO E OUTROS JOGOS

Num jogo de cartas vence aquele que mais sabe esconder o jogo

Aqueles que são mais abertos e mostram suas cartas

Quase sempre são os perdedores. 

No jogo da vida há poucas diferenças,

Porém, os de cartas escondidas são pessoas mais pesadas,

Os de cartas na mesa são pessoas mais leves.

Mas os vencedores e os perdedores não tem como saber,

Há que se avaliar….

E o jogo segue à nossa revelia.

Quer a gente mude de parceiros na mesa, ou não, 

Com cartas abertas ou marcadas, 

Com bons adeptos e jogadores ou não, 

Até que alguém grite “truco”!

E, game over.

Alda M S Santos

Floração

FLORAÇÃO

Todo bom jardineiro conhece suas flores e plantas. 

Sabe que há aquelas que florescem sempre,

 E que há aquelas que secam e parecem morrer,

Perdem todas as suas folhas e flores…

Se não tivesse paciência,

Se entregasse os pontos, se arrancasse o “mal” pela raiz, 

Não haveria tantas flores!

Se o jardineiro Maior desistisse de um ipê que parecesse morrer,

Não nos deslumbraríamos diante de um Ipê Amarelo!

Quantas vezes parecemos estar secos, abandonados, 

Sequer lágrimas nos irrigam mais?

Mas nosso jardineiro está atento,

E cuida bem de nós… 

Mesmo que seja com uma ou outra florzinha amarela “temporona”,

Um ou outro amigo que nos manda,

Para não desanimarmos,

Antes da verdadeira florada, cada vez mais linda! 

Alda M S Santos

O Amor

O AMOR

Amor que não se cultiva

É rosa sem jardineiro

Sem carinho, sem cuidados

Sem troca, sem reciprocidade, 

Pode até sobreviver

Mas perde todo o brilho e encanto

Até murchar e morrer…

Alda M S Santos

Reflexões

REFLEXÕES

Reflexões: a base de nossa essência que nos torna racionais. 

Aquilo que nos faz humanos.

Será?

Basta refletir e raciocinar para sermos espécie humana?

Acredito que a essência humana passa pelas emoções.

Pela capacidade de sentir e expressar sentimentos. 

Pela alteridade, pela capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.

Pelo desejo verdadeiro de ajudar, de fazer parte, de sentir-se parte do outro. 

Pela vontade de levar respostas onde a dúvida paira. 

Pela ânsia quase incontrolável de levar ao menos um abraço onde há dor, seja ela qual for.

Pela necessidade quase física de levar amor, onde a indiferença tenta tomar conta. 

Refletir qualquer um pode.

Emocionar-se, importar-se só um verdadeiro homem ou mulher são capazes!

Alda M S Santos

Encaixes

ENCAIXES

Nossa vida é um grande jogo de encaixes.

Passamos toda ela nessa “brincadeira”.

Tentamos encaixar pessoas em nossas vidas.

Nos esforçamos para nos encaixarmos nas vidas dos outros.

Toda criança sabe, desde cedo, que não adianta forçar uma peça no local em que ela não cabe.

A peça ou o jogo podem sair danificados.

A diferença é que umas desistem, partem para outro jogo ou outras peças.

Outras perdem a paciência e destroem o jogo todo.

E outras, continuam a insistir em peças difíceis, até conseguir encaixá-las, de algum modo.

A peça pode ter se “deformado” ou o jogo ter obtido nova cara, mas foi montado. 

As crianças crescem e os jogos mudam pouco de figura! 

Jogadores, idem. 

Alda M S Santos

Belezas

BELEZAS 

Quase nada há mais bonito que a natureza,

Aquilo na forma original, natural,

Flora e fauna, picos, serras, montanhas,

Água, quer seja em lagos, rios, cachoeiras ou mares…

Apenas os verdadeiros sentimentos se igualam em beleza, 

Pois são nossa natureza, aquela que nem sempre expressamos,

Que tantas vezes escondemos, 

Nosso encanto natural! 

Alda M S Santos

Os Pataxós

OS PATAXÓS 

Uma localidade do século XVIII

Que deu origem a Guanhães

Uma fazenda em ruínas

Reaproveitada pelos Pataxós 

Mirueira pajé e descendentes 

Lindo de se ver e conviver!

Alda M S Santos 

Camadas de nós

CAMADAS DE NÓS
Peles sobre peles, pelos sobre pelos,
O barro que esconde o brilho do ouro,

Ou do poder da garrafa de Aladim,

Os resíduos que recobrem a pedra não lapidada,

A poeira que se aloja na madeira de lei,

As lembranças que uma casa antiga carrega,

A química escura que gruda na prataria,

Os líquens que vivem nos troncos das árvores,

As camadas de tecidos que recobrem nossa pele

A fuligem que adere a todo ser vivente, ou não.

As camadas de emoções que escondem outras emoções…

São necessárias, são proteção, são autodefesa,

Uma vez retiradas, cuidadosamente, no tempo certo,

Tudo volta a brilhar….

Alda M S Santos

Pra parar de doer

PRA PARAR DE DOER

-Papai, quero ser grande e forte como você para os machucados não doerem!

-Não, filho, os machucados doem, a gente apenas finge que não dói e não chora à toa!

-Então quero ser forte como a delicadeza da mamãe.

-É? Por quê? Ela chora! 

– Ela disse que chora para parar de doer. Quero assim! 

Alda M S Santos

Janela de madeira 

JANELA DE MADEIRA

Na rua, uma casa simples

Na casa simples, uma janela de madeira,

Debruçada na janela de madeira, 

Uma pessoa a olhar a rua,

Onde passam muitas pessoas,

Quase todas queridas e aparentadas,

Que cumprimentam com um aceno, algumas palavras,

Muitas vezes, entram para tomar uma xícara de café recém-coado,

Comer uma bolacha ou uma quitanda.

E a vida transcorre simples, tranquila, feliz…

Até que alguém se vai…

E as saudades passam a apertar o peito de quem se foi, 

E a entristecer os olhos de quem ficou, 

A olhar pela janela de madeira…

Alda M S Santos

Quando a saudade bater 

QUANDO A SAUDADE BATER

Quando a saudade bater, não se deixe abater!

Busque consolo naquela foto bonita e de sorriso feliz.

Quando a saudade bater, 

Busque abrigo nas lembranças de uma boa prosa.

Quando a saudade bater,

Busque acolhimento na memória daquele abraço quente e macio.

Quando a saudade bater, 

Busque aquela refeição saborosa que partilharam

Quando a saudade bater,

Busque ouvir a música que os marcou. 

Quando a saudade bater, faça tudo isso…

Mas quando a saudade bater,

Pra não se abater,

Bom mesmo é ouvir a voz, sentir o cheiro,

Admirar o sorriso, abraçar apertado, tocar as mãos,

Conversar muito, afastar qualquer mal estar, 

Sorrir junto, estar junto…

Há coisas que só a presença 

É capaz de resolver…

Vamos lá?

Alda M S Santos

Se um dia eu me perder

SE UM DIA EU ME PERDER

Se um dia eu me perder 

Procure-me onde haja muito verde, muita mata, ar puro,

Se um dia eu me perder

Procure-me onde as águas sejam límpidas a refletir o céu,

Se um dia eu me perder

Procure-me num roseiral, em meio às borboletas azuis,

Se um dia eu me perder

Procure-me na alegria inocente de um grupo de crianças,

Se um dia eu me perder

Procure-me nos grãos de areia da praia ao pôr do sol,

Se um dia eu me perder,

E ainda assim não me encontrar,

Não busque em mim, olhe dentro de você, 

Se me procuras, é porque me amou,

Se me amou de verdade, eu também te amei,

Certamente uma parte bonita de mim estará gravada em você, 

Uma parte grande de você estará presa em mim, 

E poderá levar-me a me encontrar…em você, em mim,

Comigo, com você! 

Se um dia eu me perder de mim…

Alda M S Santos

Raízes

RAÍZES

As folhas podem cair

Os galhos se quebrar, 

Flores rarearem, 

Mas se as raízes forem fortes, 

Cedo ou tarde os frutos aparecem…

E trazem de volta a alegria.

Alda M S Santos

Acusações e defesas

ACUSAÇÕES E DEFESAS

Todo “bom” advogado sabe que 

Quando o fato é irrefutável

Tenta-se desacreditar a testemunha.

Quando o jogador é imbatível 

Tenta-se abalar sua autoconfiança.

Quando a fé move montanhas,

Tenta-se colocá-la à prova.

Quando o caminho é longo e difícil,

Tenta-se criar obstáculos imaginários.

Quando algo que se quer não é aceito ou compreendido, 

Tenta-se buscar falhas que o afaste.

Quando se recebe algo que julga não merecer,

Tenta-se de todo modo devolver.

Quando o amor não dá para questionar

Tenta-se desvalorizar quem ama ou suas razões.

Entre acusações e defesas,

Vive-se num mundo cada dia mais injusto e infeliz!

Alda M S Santos

Dia de domingo

DIA DE DOMINGO 

Sol ou chuva, frio ou calor,

No tempo ou debaixo do cobertor…

Domingo é dia de tudo absorver, internalizar. 

É dia de tudo distribuir, compartilhar…

É dia em que tudo é potencializado em nós: bom ou ruim.

O sorriso é mais alegre,

Ou a tristeza é mais atroz.

A energia para realizar é mais intensa,

Ou a preguiça existente aumenta.

A saudade dói mais, 

Ou o desejo do reencontro satisfaz.

Os parceiros podem ser verdadeiros companheiros, 

Ou a solidão ser a melhor companhia.

Dúvidas e ressentimentos podem tomar conta,

Ou deixamos o amor falar por si só.

Somos nós que escolhemos a vida que queremos, que merecemos, 

E nela colocamos nossa fé, nossas ações, 

Não só aos domingos, mas de segunda a segunda! 

Alda M S Santos

Origens: Fazemos parte

ORIGENS: FAZEMOS PARTE

Várias coisas nos remetem às nossas origens

Um lugar com seus cheiros e cores, por mais que ele mude

Uma música com sua poesia encantadora

Um livro com sua história real ou ficcional

Um sorriso que nos recepciona…

Mas nada melhor que aquele abraço apertado e beijo estalado,

Para nos emocionar e dizer:

Você faz parte desse lugar,

Dentro e fora…

Alda M S Santos

Fronteiras

FRONTEIRAS

O amor não possui fronteiras

Pela própria essência é um invasor 

Nasce rompendo o invólucro do próprio ser

Após isso, invade qualquer margem

Avança qualquer obstáculo, 

Natural, geográfico, psicológico

Lógico, ilógico, real ou imaginário. 

O amor possui natureza de desbravador

Desconhece limites… 

Sorte nossa!

Alda M S Santos

 

Não é!

NÃO É!
Não é desejo de ser grande

Tampouco vontade de aparecer

Ou ser mais que qualquer pessoa.

É saber que quando nos doamos

Seja em carinho, amor, tempo,

Sempre sobra algo para nós mesmos.

É apenas o desejo de ser bem melhor

Que fomos ontem, mas ainda menos

Do que podemos e queremos ser amanhã.

A vida da humanidade como um todo

Pode ser melhor, se cada um de nós for melhor,

Um pouquinho a cada dia…

Alda M S Santos

#carinhologos

Tudo bem?

TUDO BEM? 

Oi, tudo bem? 

Sim, e você?

Quanto sentimento há escondido nessa resposta? 

Quanto interesse verdadeiro há nessa pergunta? 

Pode-se estar exultante de alegria contagiosa.

Pode-se estar realmente bem, em paz, problemas corriqueiros, mas passageiros.

Pode-se estar triste, olhos rasos de lágrimas, querendo colo e o outro já partiu.

Pode-se estar carregando um mundo de dores atrás do sorriso, e o interlocutor dizer, “você está tão bem”! 

Seria tão bom se quando perguntássemos “tudo bem?”, estivéssemos mesmo dispostos a ouvir.

Seria maravilhoso se pudéssemos ter alguém para nos acolher quando respondêssemos, “tudo bem”. 

Mas melhor mesmo, seria ter alguém que nos olhasse, sem precisar perguntar nada, dizer:

Vem cá, você precisa de um abraço… 

Alda M S Santos

Indo…

INDO…
Indo…

Sem saber para onde, sem saber o porquê

Apenas aquela vontade louca de seguir

Sempre em frente, sem retornos ou marcha à ré

Indo…

Cabelos ao sabor do vento, música que embriaga,

E uma estrada que parece pouca

Para a distância que se quer percorrer

Indo…

Olhos à frente, mãos distraídas, óculos escuros

Que escondem as lágrimas claras que insistem

Em descer e se alojar no peito que sobe e desce…

Indo…

Sem saber o caminho, sem conhecer o destino

Sempre em frente, engolindo quilômetros e soluços,

Construindo a própria estrada, abrindo espaços,

Na certeza que chegará onde deveria estar

Desde sempre…

Indo…

Alda M S Santos

Ruínas

RUÍNAS
Um prédio ou monumento que desaba

Um navio que afunda,

Uma floresta que ardeu nas chamas…

Uma vida entregue à depressão e aos medos…

Tudo aparenta um cenário de pura destruição. 

Mas quando menos se espera

Algo de valioso é retirado sob os escombros dos monumentos

Tesouros são encontrados nos navios,

Um pequeno broto surge na floresta em cinzas…

Medos são vencidos milagrosamente.

Deus age nas adversidades e nos mostra maravilhas.

De nossas fraquezas, cinzas e ruínas,

Faz surgir uma nova vida

Mais linda e mais forte.

Alda M S Santos

Criança

CRIANÇA
O bom em ser criança

É que a idade delas nunca importa

Tá liberado rir ou chorar

Amar e demonstrar

Qualquer erro é engraçadinho

E a sinceridade nunca é punida.

Se quiserem, basta estender os bracinhos

Ou fazer um meigo beicinho,

Que um delicioso colinho as acolhe…

Soubessem disso antes, jamais quereriam crescer.

Essa é a falha irremediável da infância,

Com a qual sofremos até hoje…

Alda M S Santos

Amare(linda)!

AMARE(LINDA)!
Tanto nos ensina uma simples brincadeira infantil!
Sempre começamos de baixo, sempre teremos obstáculos,

É preciso boa pontaria, equilíbrio, que ora podemos cair,

Saber a hora de se abaixar, de se levantar,

Hora de voltar atrás ou de seguir em frente,

Saber esperar nossa vez, curtir a vez dos outros,

Brincar acompanhado é muito mais divertido,

Nem sempre chegaremos primeiro, o que vale é chegar.

Seguir rumo ao “céu”, seja ele qual for…

E o mais importante de tudo,

Nos divertir nessa amarelinha linda chamada vida.

Alda M S Santos

Foto editoradobrasil.com.br

Projeto Jimbolé

Alma de Jardineiro

ALMA DE JARDINEIRO
Alguns brotos morrem

Antes mesmo de adquirir força.

Dizem que não vingou…

É que tem gente que não tem vocação

Pra ser jardineiro

Brotos novos, quaisquer,

De planta, de amizade, de amor

Necessitam de nutrientes na dose certa.

Até mesmo um adubo ou água

Em excesso pode matar,

Ou, no mínimo, atrasar muito o crescimento.

Vamos fazer florir nosso jardim!

Alda M S Santos

Coisas Miúdas

 COISAS MIÚDAS
Enquanto se espera pelas grandezas
E busca-se algo imperioso, arrebatador,

Ofusca-se a visão, perde-se o foco,

E não se percebe que de miudeza em miudeza

Se constrói, ou se destrói, um grande amor…

Alda M S Santos

Prova de Amor

PROVA DE AMOR
Quer uma prova de amor?
Sorria!
Se receber de volta um sorriso verdadeiro,
E direcionado a você,
É amor!
O tipo dele, entre tantos, não importa…
É dádiva!
Alda M S Santos

Indiferença

INDIFERENÇA
As palavras são desnecessárias 
Quando há amor,

Mas são as primeiras a desaparecer 

Quando ele se vai…

Indiferença, amor em estágio terminal.

Alda M S Santos

Emoções turbo

EMOÇÕES TURBO

Leve, normal, pesada ou turbo?

Qualquer máquina tem opções de velocidade e funcionamento

Em modo manual ou automático

Somos máquinas, cujas emoções também possuem essas “funções”.

Às vezes somos leves,

Noutras chegamos a turbo.

Mas dá uma vontade danada de colocar no automático

Sequer acelerar ou frear

Recostar, reabastecer, deixar o “barco” navegar,

E aguardar o destino que vier…

Alda M S Santos

Striptease dos poetas

STRIPTEASE DOS POETAS

Acaso existe alguém mais corajoso e audaz

Que aquele que se despe perante todos?

Pode haver recursos musicais, penumbra, o que for,

É coragem!

Enquanto uns tiram as camadas de roupas

Que cobrem o corpo, num jogo sensual,

Outros tiram as camadas de sentimentos,

Que recobrem a alma, num jogo emocional,

Utilizando recursos linguísticos variados,

Expressam a poesia que captam por aí,

E as apresentam lentamente, num striptease,

Até chegar à nudez total.

Como uma rosa que se abre, linda e encantadora,

Assim agem os poetas…

Nudez da alma X nudez do corpo.

Striptease democrático, para todos,

Mas poucos são capazes de entender e apreciar.

Alda M S Santos

Medos

MEDOS
Não há tamanho valentão

Que nunca tenha sido acometido pelos medos.

Negou, fugiu, se entregou, ainda que não tenha admitido,

E, por fim, acabou por enfrentá-los.

A angústia maior é não ter acesso direto a eles,

Poder confrontar face a face, em pé de igualdade.

Na verdade, os medos é que são covardes,

Escondem-se onde temos dificuldades de acessá-los.

Se tivessem a ousadia de se mostrar, viriam,

E nos encontrariam de mangas arregaçadas, 

Independente de nosso tamanho, 

Saberiam que não dá para habitar

Onde habita uma coragem alicerçada na fé.

Alda M S Santos

Agasalhos

AGASALHOS 

Todos entendem quando agasalhamos nossa pele,

E nos questionam quando agasalhamos nossa emoção.

Corpo e alma podem estar com calafrios, necessitando aquecimento.

Quem dirá qual mais necessita do agasalho?

Quem poderá nos criticar se preferirmos aquecer a alma?

Corpo e alma pedem agasalhos diferentes.

Quem poderá dizer qual o agasalho mais adequado além de nós mesmos?

Alda M S Santos

É melhor…

É MELHOR…

Melhor que adormecer é fazê-lo suavemente nos ombros de alguém

Melhor que sorrir, é ter alguém especial para oferecer nosso sorriso

Melhor que acordar, é ter a luz do olhar de alguém a nos desejar bom dia

Melhor que nos aquecer numa xícara de chá quente, é ter alguém que nos aqueça num abraço

Melhor que não correr riscos, é ter alguém que nos ofereça proteção e cuidados, 

Melhor que ser forte, é nos dar o direito de fragilizar, de ter onde nos apoiar

Melhor que não cair, é encontrar um ponto de equilíbrio em qualquer situação

Melhor que levantar para a vida, é ter alguém que nos dê um bom motivo para viver…

Mas melhor mesmo que tudo isso, 

É termos a nós mesmos,

Sermos nosso melhor motivo para viver…

Alda M S Santos

Beija-flor

BEIJA-FLOR

O que te alimenta beija-flor?

Por que voa de flor em flor a sugar?

Uma flor não lhe basta em néctar,

Ou é a variedade que te satisfaz?

Talvez permaneça insatisfeito

E fique sempre a se empanturrar, 

Gota em gota, doçuras, encantos…

De hibiscos para camarões e para flamboyants  

Volta para os hibiscos e assim sucessivamente…

Quem sabe não se encanta com tantas flores

Cores, perfumes e sabores? 

Tão volúvel, tão maravilhoso

Tão maravilhado, tão perdido!

Ou seu destino é se agradar de todas, polinizar, se refestelar

E encontrar seu pouso em todo o jardim?

Lindo e encantador beija-flor!

Alda M S Santos

Quando a luz cega

QUANDO A LUZ CEGA
A escuridão dificulta a visão que a luz possibilita,
 Todos temos isso como certo.

Mas e quando é a luz que nos impossibilita de ver?

Pouca escuridão nos permite enxergar melhor,

Que o excesso de luz…

Um amor bem dosado é mais valioso,

Em todos os seus tons e matizes,

Que seus excessos: para mais ou para menos.

Se é que pode-se chamar de amor essa versão…

Excessos, sejam quais forem, podem ser danosos,

Simplesmente, porque prejudicam nossa capacidade

De visão e análise!

Alda M S Santos

A criança que eu fui (sou?)

A CRIANÇA QUE EU FUI (SOU?)

Flashs de um tempo passado

Com cheiro de suor, de pega-pega na rua,

Com sabor de bala Jujuba e som das cantigas de roda,

Curta duração dos dias que pareciam longos,

De amigos para sempre e brincadeiras na enxurrada, 

De joelhos esfolados e brigas “de mal pra sempre”, que duravam 2 horas…

“Caindo no Poço” e nosso bem,

Ao sabor de pera, uva ou maçã,  

Sempre nos tirando de lá…

Sempre…

Namoradinhos de mãos dadas, amigos de pacto de sangue…

De bem com o corpo e livre das armadilhas da mente…

Bom lembrar da infância,

Melhor ainda é ser uma criança de qualquer idade…

Alda M S Santos

Saudade dolorida

SAUDADE DOLORIDA

Saudade dolorida, tão redundante!

Acaso existe saudade que não doa?

Há saudade energizante, saudade paralisante,

Saudade que tem pretensões de alegrar,

Suspiros, nostalgias, lágrimas…

Saudade do que não houve,

Tantas vezes nítida, outras nebulosa…

Mas saudade que não cause dores, não há!

Remetem a algo que não mais temos…

A algo que gostaríamos de resgatar.

A pior delas é a saudade de nós mesmos,

Aqueles que fomos outrora e não mais somos,

Não mais nos identificamos em nosso modo de ser,

De fazer, de agir, de querer, de se querer…

Olho em meus olhos, exploro-os, busco-me,

Saudades de mim…

Alda M S Santos

É preciso sorrir

É PRECISO SORRIR

Um sorriso opera milagres

Em quem sorri, em quem recebe o sorriso

Vi num outdoor, não lembro qual marca

“Vamos mudar o mundo: um sorriso de cada vez”!

Acho muito válido!

Mas o nosso precisa estar incluído

Como causa ou consequência! 

É preciso sorrir, para fazer sorrir os outros.

Alda M S Santos

#carinhologos

Âncoras

ÂNCORAS

Pessoas âncoras em nossas vidas podem ser várias… 

Aquelas que nos proporcionam equilíbrio, firmeza, segurança,

Quando nos sentimos perdidos em alto mar e buscamos tranquilidade e confiança.

Outras podem ser as âncoras que nos deixam para trás

Que nos impedem de prosseguir, nos atrasam, nos retêm no que nos faz mal, nos tiram a liberdade, 

Ancorados não é um bom modo de ficarmos!

Ancorados precisamos ficar por pouco tempo.

Bom mesmo é prosseguir viagem. 

Precisamos de âncoras,

Mas precisamos mais ainda quando usá-las e saber escolhê-las! 

Cuidemos, também, para sermos âncoras de segurança para quem amamos!

Alda M S Santos

Corações transparentes

CORAÇÕES TRANSPARENTES

Ser transparente é ser corajoso

É também ser acusado de tolo

Sempre tão aberto, tão claro, 

Não deixar dúvidas, doar-se…

Doar abraços, carinhos, colo

Proximidade, atenção,

Sentimentos, emoções…

É exaurir-se de tanta sinceridade e doação, 

Mas encher-se de tanta gratidão e prazer

Atrair sentimentos sinceros

Mas atrair também aproveitadores,

Aqueles acostumados à falsidade, 

Adeptos dos “joguinhos”. 

Amor bom é amor que não se esconde, 

Que se orgulha de aparecer.

Amor que a gente gosta é amor sincero

Amor que a gente precisa é amor transparente.

E isso não é ser tolo!

Isso é não perder tempo com o que não vale nosso tempo.

Alda M S Santos

Nossas caixas

NOSSAS CAIXAS

Construímos caixas ao longo de nossas vidas

E as deixamos guardadas em nós.

Umas ficam na mente, outras no coração, outras na alma.

Há pessoas que encaixamos facilmente nas caixas rígidas da mente,

Se não cabem, descartamos.

Outras, vão direto para a caixa do coração, mais maleáveis.

Às vezes deixam umas partes para o lado de fora,

Mas se a caixa não se mexe, ou se a pessoa não flexibiliza, 

Não cabem, não encaixam, vão embora, lamentavelmente. 

Agora, há aquelas pessoas que ficam,

E ajudam a construir uma caixa própria na alma.

Caixas da alma são construídas em conjunto, são personalizadas, 

Essas encontram morada eterna,

Uma caixa-ninho que aquece e protege

E que faz bem à morada e morador. 

Alda M S Santos 

Quero…

QUERO…
Quero…
Um cantinho agradável para eu ficar aboletada,
Um ninho quentinho onde eu possa ficar encolhidinha,
Um carinho que me faça sentir amada e segura,
Um amor amigo mais aconchegante que edredom no inverno,
Um ombro mais confortável que meu travesseiro,
A esperança de um amanhã sempre promissor,
Sobretudo, a certeza de um hoje em que eu faça tudo para ser e fazer feliz!
Alda M S Santos

Vidas em 4D

VIDAS EM 4D

Vida “normal” é aquela em que você

Vê, sente e vibra com o que se passa contigo:

Dor, alegria, ansiedade, tensão, medos, desejos…

Vida em 3D é aquela em que você vê e identifica

Mais profundamente o que o outro sente ou passa.

Vida em 4D é aquela em que você não só vê 

O que se passa com o outro,

Você sente junto, chora junto, ri junto, vibra junto,

Como se estivesse “na pele” do outro, em sincronia com ele,

Podendo, ou não, interferir, agir e ajudar.

Um mundo de vidas em 4D seria mais sensível e amoroso,

Ou só traria mais problemas insolúveis para cada um de nós?

Eis a questão! 

Alda M S Santos

Loucuras

LOUCURAS
Se pudesse, quem escolheria para levar consigo?
Ele, preterido, perguntou a ela antes de partir:
A loucura, a fé ou a liberdade?
O amor- ela respondeu convicta.
Não existe essa opção- retrucou, sempre racional.
Engana-se!
Amor é loucura, fé e liberdade.
Eu escolho o amor!
Ele, em meio a tanta razão, não entendeu,
E partiu…
Alda M S Santos

Convites

CONVITES

A vida nos manda vários convites

E tantas vezes declinamos sem sequer abrir o envelope.

É porque muitos convites vêm disfarçados de cobranças

De contas a pagar, de ônus antigos, de previsões ruins.

Nossos olhos viciados enxergam apenas o lado negativo

Não se habituaram a ver além do feio envelope.

Quantas coisas boas já ocorreram naquele ônibus lotado

Que insistimos em reclamar e dele fugir?

Quantas delícias não já aconteceram em dias chuvosos

E nublados que “amaldiçoamos”?

Quantas vezes aquela tempestade não trouxe em suas águas

Aquele tesouro sujo de barro que mudou nossa trajetória?

Quantas vezes aquela pessoa briguenta que “odiávamos”

Nos trouxe a maior de nossas alegrias?

Quantas vezes o feio não acabou se tornando

O mais lindo e maravilhoso espetáculo de nossas vidas?

Vamos acordar, abrir os envelopes da vida,

E parar de jogar no time adversário.

Alda M S Santos

3ª indicação: The Mistery Blogger Award

Agradeço a Clara Mendes do Psicologia e Algo mais pela indicação. Tão jovem e tão determinada e inteligente. Seu blog é um encanto! 

Como já tinha sido indicada outras duas vezes, já cumpri as regras, que podem ser conferidas no link abaixo:

https://vidaintensavida.wordpress.com/2017/06/18/indicacao-ao-the-mistery-blogger-award/

Mas não deixarei de responder as questões da Clara.

1- O que te encoraja a seguir com o blog?

O prazer intenso de escrever e ver tudo organizadinho no blog. E agradar a cada um que lê.

2- Qual a maior loucura que você cometeu por amar alguém?

São tantas! Amar em si já é uma loucura!

3- Um lugar que sonha conhecer com aquele alguém especial?

Nenhum lugar específico. Vale mais é a companhia.

4- Uma data. Por que essa?Adoro meu aniversário.

5- Uma banda/cantor/novela que marcou sua infância/adolescência?

RPM- Amava essa banda!

Mais uma vez, muito obrigada, Clara Mendes, inspirações mil para você!

Ventos

VENTOS

Brisa, ventinhos, ventanias, tempestades, tornados…

Alguns agradáveis como a brisa suave ou os ventinhos, 

Encantadores como as ventanias,

Toleráveis como as tempestades,

Assustadores e destruidores como os tornados…

Todos têm como base os ventos, 

A intensidade com que acontecem. 

Quase sempre temos que enfrentar todos eles em nossas vidas,

Podemos ser cada um deles em momentos diferentes! 

Há pessoas brisas, ventanias, tempestades e tornados.

Vamos aprendendo a identificar os sinais, os alertas,

Com os quais podemos lidar, 

E quando sair para o tempo e curtir, 

Ou nos fecharmos dentro de abrigos subterrâneos 

E aguardar nova calmaria.

A vida vai ensinando…entre sorrisos e lágrimas…

Alda M S Santos

Amigos especiais 

AMIGOS ESPECIAIS 

Qual o amigo mais sensível que temos?

Pelo nosso caminhar percebem nosso humor,

Pelas nossas poucas palavras sabem que precisamos de sossego,

Pelo nosso cheiro sabem que queremos colo,

Pelo nosso toque, ficam ao nosso lado,

Sabem que podem ficar ali, pertinho,

Que precisamos deles, mesmo em silêncio, 

Que isso quase sempre basta…

Tentam “conversar” conosco, dão umas lambidas, olham com carinho,

Se fossem humanos nos abraçariam…

E fariam tudo ficar bem!

Ou será que a humanidade os deturparia? 

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑