Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Despedida

DESPEDIDA

Despedida sempre gera um pouco de angústia

Antecipamos os bons momentos que irão gerar saudades

Até os animais sabem disso

Sentem quando quem amam se vai

Quando retornam, comemoram

E agem como se não tivessem ido…

Sabem que mora melhor quem mora dentro de nós

Independente de onde estejam! 

Façamos morada nos corações uns dos outros! 

Alda M S Santos

Os vários tons de nós

OS VÁRIOS TONS DE NÓS

Somos feitos em cores, brilhantes ou opacas

Amarelo, azul, vermelho 

Verde, laranja, branco, 

E as refletimos por aí…

Laranja é vida que grita

Cinza também é cor. 

Cinza é cor que se cala. 

É a cor da introspecção

A cor de quando estamos em nós

De quando queremos sossego

De quando “brigamos” com cores que nos invadem

Cinza é repouso, reflexão, 

De onde iremos brotar com novos tons

Renascidos! Mais fortes!

Fomos criados para “evoluir” do cinza. 

Buscar outros tons.

A mistura com outras cores permite isso.

Com respeito e amor às nossas cores,

Às cores do outro…

Cinza com cinza, laranja com laranja sao úteis. 

Mas é a mistura de todas elas

Que nos faz viver nosso arco-íris 

Em nós, nos outros…

Uma vida multicor a todos nós!

Alda M S Santos

Multiverso

MULTIVERSO

Fazer parte de um multiverso

Sentir-nos parte 

Sendo, ao mesmo tempo,

Tão pequenos perante tudo

Tão grandes e importantes 

Perante nós mesmos

De onde flui qualquer mudança significativa.

Somos fundamentais, mas não maiores que nada!

Alda M S Santos 

Espinhos

ESPINHOS

Nada atraente, puro espinho

Porco-espinho

Se chegar perto, machuca

Humanos-espinho

Que não se aproximam, que repelem

Ferem a si mesmos, ferem ao outro

Porcos ou animais, independe!

Sempre há um jeito de se aproximar

Sempre é possível ajudar

Um ponto acessível sempre há

Para quem tem sensibilidade,

A vida agradece!  

Alda M S Santos

Foto de Deva Daya

Momentos

MOMENTOS

Fogueira, flauta, 

Violão, voz, música,

Amigos, primos, 

Simplicidade, sintonia,

Frio? Fica longe!

Corações aquecidos…

Momentos…

Que valem uma alegria

Alegrias que compõem uma vida…

Alda M S Santos

Vida em Cores

VIDA EM CORES

Quando tudo parecer cinzento

Seco ou sem cor

Melhor tentar mudar o olhar

Talvez estejamos colocando nossos olhos

Apenas num ponto fixo

Mas se observarmos bem

Sempre haverá cor,

Sempre poderemos dar a cor!

Sabedoria do cerrado, do deserto….

Alda M S Santos

Demorando

DEMORANDO

A vida é muito veloz, 

Como uma brisa ou uma ventania, 

Momentos e pessoas lindas passam por nós 

Sem que a gente dê a devida atenção. 

Em certas coisas e pessoas há que se demorar 

Para que possamos curtir o bastante. 

Os amigos são uma delas, 

A família é outra!

Que possamos “demorar” uns nos outros, 

Enquanto estamos por aqui.

Alda M S Santos

Me ajuda?

ME AJUDA?

Quando ajudar é “possível”,

Conversamos, brincamos, rimos,

Choramos, zombamos, ficamos perto

Ouvimos, aconselhamos, damos ânimo

Oferecemos a mão, o colo, o abraço

A amizade, o carinho, a atenção

Quando ajudar não está ao nosso alcance

Oferecemos nosso silêncio solidário

Nossa disponibilidade a qualquer tempo,

Nossos pensamentos positivos, nossa oração…

Isso é amor!

Alda M S Santos

Yoga

YOGA

O corpo apenas externaliza

Em movimentos, ora suaves e leves

Ora fortes e vigorosos 

Dentro dos próprios limites

O que vai na mente, na alma

Nessa troca com o meio

Meditando e respirando de modo consciente e disciplinado

Leva-nos ao autoconhecimento

Nutrindo corpo, mente e espírito…

Experiência muito rica!

Alda M S Santos

No alto

NO ALTO

Olhar do alto pode ser um 

Modo bonito e amplo de ver o mundo

Porém, olhar para o Alto é o 

Único modo possível de obter

O amor, a fé e a perseverança

Necessários para vivê-lo com alegria.

Alda M S Santos

Caos dos Escritores

CAOS DOS ESCRITORES

Textos, poemas, histórias…

Para muitos pode parecer um monte de palavras amontoadas e sem sentido

Para outros pode transparecer sentimentos confusos e caóticos,

Mas para o escritor, escrever é organizar o próprio caos.

Quem entende essa complexidade de vida em modo literário

Adentra a alma do escritor

E costuma querer ficar ali.

Localizar-se, identificar-se naquele aparente caos

E fazer daquele espaço a sua morada, 

Sua própria organização.

Assim, escritor e leitor se interdependem,

Quase se tornam um, 

E fazem desse mundo um lugar um pouquinho melhor de se viver…

Alda M S Santos

Dia dos Vovós

DIA DOS VOVÓS!

Nesse dia dedicado a homenagear os avós, planos de Saúde alertam: a saúde estará em xeque.

Em 2027 haverá um jovem até 18 anos para cada idoso acima de 59 anos na assistência à saúde.

Sem desconsiderar a economia pública ou privada de saúde, preocupo-me mais com a assistência psico/emocional desses idosos.

Nossos jovens estão preparados para lidar com um Brasil que envelhece?

Nossos idosos recebem a paciência, o carinho, a atenção, o amor, necessários a uma velhice saudável?

Mais que ser alimentados, medicados ou colocados para se aquecer ao sol, nossos vovós precisam do calor de nosso amor.

Políticas econômicas de saúde devem ser avaliadas.

Porém, a cultura de um país jovem deve também ser reavaliada! 

Olhemos pelo lado positivo: se haverá um jovem para cada idoso, cada um de nossos velhinhos terá ao menos número suficiente para serem atendidos nessas necessidades.

Cuidemos para que a qualidade se equipare à qualidade! 

Privilegiada, tenho vários vovós para amar. 

Feliz Dia dos Avós! 

Alda M S Santos

Grãos-de-areia

GRÃOS-DE-AREIA

Numa imensidão de mar, 

Somos apenas uma gota d’água

Nas areias que circundam a praia

Somos apenas um grãozinho,

Numa floresta de puro oxigênio,

Somos mais um a consumi-lo,

Num mundo repleto de seres humanos

De infinitas belezas e grandezas, 

Somos apenas um a mais.

Não somos mais, não somos menos.

Mas apenas a sensação de ser amado

De ser importante na vida de alguém

Faz-nos sentir maiores que o mundo,

E pequenos perante o amor. 

O amor que nutrimos pelos outros, 

Nos faz ser o próprio mar, todos os grãos-de-areia

O próprio ar que respiramos. 

Alda M S Santos

Natureza

NATUREZA

Amar a natureza é

Além de preservá-la

E saber apreciá-la

É, sobretudo, notá-la em todos os cantos, 

E trazê-la para perto de nós

Para dentro de nós! 

Alda M S Santos

Quem morre e quem vive?

QUEM MORRE E QUEM VIVE?

Quem morre e quem vive

Quem não recebe um sorriso ou quem nem o oferece?

Quem morre e quem vive

Quem dedica-se ao trabalho que não gosta procurando apreciá-lo, ou quem o suporta?

Quem morre e quem vive

Quem viaja pela imaginação ou quem fica no chão por medo de voar? 

 Quem morre e quem vive

Quem aspira o perfume de uma rosa ou quem a evita por medo de insetos?

Quem morre e quem vive

Quem mergulha fundo em busca das pérolas ou quem se conforma com a impossibilidade de obtê-las?

Quem morre e quem vive

Quem planta e não colhe ou quem sequer planta?

Quem morre e quem vive

Quem ama e se arrisca a chorar ou quem sequer ama?

Quem morre?

Quem vive? 

Quem?

Aos poucos vamos vivendo,

Aos poucos vamos morrendo…

Alda M S Santos

Emoção x Razão

EMOÇÃO x RAZÃO

Em pontos antagônicos de nosso ser

Ora somos emoção, ora razão

Balança que nunca se equilibra

Em alguns o natural é pender para a emoção

Noutros, a razão é que domina 

Nesse jogo de forças, 

Nessa queda de braços, 

Ou melhor, de cérebro e coração

A vida passa…

E é tarde para perceber o

Quanto essa luta pode ser  

Inglória e desnecessária,

Sem vencedores! 

Alda M S Santos 

Dentro da gente

DENTRO DA GENTE

Imagens lindas, paisagens deslumbrantes, 

Sons que acalmam, aromas que inebriam

Calor do sol da tardinha, 

Mas paz, essa, é como o amor

Se está lá fora não tem grande valia

Efeito bom mesmo é quando é encontrada dentro da gente…

Alda M S Santos

Gritos

GRITOS

Quantos berros emitimos todos os dias?
Quantos gritos presos em nosso silêncio?

Quantos são de prazer, quantos de dor?

Quantos deles escondidos num olhar opaco?

Quantos deles em forma de sorriso sem brilho?

Quantos deles disfarçados de sussurros contidos?

Quantos confinados num corpo inerte que não consegue abraçar?

Quantas emoções se deixa de viver por contê-los?

Quanta vida se deixa passar por não soltar esse brado?

Há vários modos de “gritar”: sorrindo, chorando,

Gemendo, sussurrando, cantando, orando…

Cada qual escolhe a sua!

Alda M S Santos

Pescadores

 PESCADORES

Numa cena que mais parece um quadro

Céu, sol, serra, mata, água, bichos

Um caminho, ar puro, natureza

E um homem a pescar…

Será que ele percebe a grandiosidade da qual faz parte?

Ou concentra-se apenas em si

E no peixe que poderá vir a pescar?

Tem a visão do todo maravilhoso,

Ou basta sentir-se parte, ainda que não compreenda?

A mim, uma parte que observa,

Uma pescadora de momentos,

Surge o sentimento de estar inserida,

E do quanto sou privilegiada e insignificante,

Diante de tamanha grandeza. 

Alda M S Santos

Registros

REGISTROS 

92 anos e dando uma lição: 

“O que mais vale nessa vida é fazer amigos, 

Nossos irmãos perante o mesmo Pai, que está no céu,

Aquele que cuida de todos nós” 

A memória já falhando, muitos beijinhos e carinhos

Registrou meu nome no livrinho que carrega

Com capricho na letra e doçura no olhar.

Eu a registrei em meu coração: Arlette.

Lição reafirmada: amigos são especiais na vida da gente.

Alda M S Santos

Poetas

POETAS

Um ser “normal” sente a chuva

Aspira o perfume de uma rosa, 

Admira a beleza de uma pessoa,

Balança-se com os galhos de uma árvore, 

Ouve a melodiosa música de um pássaro

Delicia-se com um carinho,

Beija como um sedento beija-flor, 

Cantarola uma canção,

Sonha com um mundo mais justo.

O poeta percebe tudo isso com sentidos mais aguçados.

Ele se “transforma” na chuva, na rosa

Na pessoa bela, na árvore, no beija-flor

Aquece-se com o carinho, sente a canção

Vive num mundo colorido e de emoções fortes

Em cada magia que sente vê poesia

E a transforma em letras

A traduz em palavras, em versos…

E a vive, para muitos, de modo insano, anormal,

Mas o poeta não sabe ser de outro modo…

Alda M S Santos

Nave-mãe

NAVE-MÃE

Quando tudo que se nota ou percebe

É a sensação de não pertencimento

De não fazer parte dessa nau

De estar além de algumas coisas

Aquém de tantas outras

De não ser compreendida em muitas emoções

Não compreender infindas outras

Não corresponder a tanta “normalidade”

Resta esperar que a qualquer momento

Uma luz se abra em cone sobre si

E perceba na chegada da “nave-mãe”

Que uma abdução se realizará

E tudo ficará, enfim, em seus devidos lugares! 

Alda M S Santos

Precisa ser

PRECISA SER

Pode ser belo para tocar, mas precisa ser especial para encantar

Pode ser triste até machucar, mas precisa ser profundo para conseguir curar

Pode ter sido bom para apertar o peito, mas precisa ser saudade para rasgá-lo 

Pode ser sorriso para alegrar, mas precisa ser verdadeiro para ser felicidade

Podem ser lágrimas que deixam dúvidas e mágoas, mas precisam ser esclarecidas e vir da alma pra irrigar

Pode ser o caminho difícil, mas precisa ter flores para enfeitar

Pode ser abraço que aquece, mas precisa ser aconchegante para envolver vidas

Pode ser amigo que acompanhe, mas precisa ser leal para ser duradouro

Pode ser o que for, mas apenas a certeza do amor dado e, principalmente recebido,

É capaz de promover mudanças significativas

Dentro ou fora de nós! 

Alda M S Santos

Antessala

ANTESSALA

Todo coração precisa de um ante coração

Como as antessalas para as salas principais 

Onde são avaliadas e encaminhadas as pessoas 

Que ficarão na superfície, 

Irão para recantos secretos

Ou nem passarão da porta…

Alda M S Santos

Quantos?

QUANTOS?

De quantos sorrisos, lágrimas

Abraços, beijos, cuidados,

Ou palavras doces se faz um amor? 

A quantidade não importa, 

O que o torna real e duradouro

É que seja recíproco e prazeroso! 

Alda M S Santos

Tristeza

TRISTEZA

Tristeza vem naqueles momentos 

Nos quais percebemos que a vida pode ser, às vezes, 

Como algumas cacimbas,

Por mais fundo que se dê, 

Não são capazes de produzir água,

Estaremos sempre com sede!

Alda M S Santos 

Feliz dia de nosso melhor amigo: nós mesmos

 FELIZ DIA DE NOSSO MELHOR AMIGO: NÓS MESMOS 

Somos seres humanos bem diversos e, por mais que nos conheçamos, sempre haverá algo que irá nos tocar e surpreender, positiva ou negativamente, nos outros ou em nós mesmos. 

A maneira de lidar com essas “surpresas” é que fará toda a diferença. 

Esse modo especial de lidar com aquilo que nos torna mais humanos, ou até mesmo desumanos, é que nos torna amigos dos outros, amigos de nós mesmos. 

Ter amigos é algo especial. 

Ser amigo é mais especial ainda. 

E aprendemos a ser amigos dos outros sendo primeiro amigos de nós mesmos! 

Sem egoísmos!

Feliz dia da minha melhor amiga: eu mesma. 

Alda M S Santos

Dois corações

DOIS CORAÇÕES

Pode-se dizer que evoluiu na compreensão humana 

Não só aquele que entende o que o outro sente

Tampouco aquele capaz de avaliar a fundo o que se passa consigo,

Mas aquele que compreende os sentimentos que envolvem dois corações humanos.   

Alda M S Santos

Ultrassensível

ULTRASSENSÍVEL 

Aqueles dias que você sente que bastariam

A última gota d’água

Uma única faísca

Uma simples palavra 

Um breve olhar

Um suave toque, 

Um abraço singelo,

Para você: 

Cair no choro, na gargalhada

Querer sumir no mundo, desaparecer,

Explodir de raiva 

Alegria ou prazer…

Alda M S Santos

Mata virgem

MATA VIRGEM

Amar é adentrar numa mata virgem

Sem qualquer conotação sexual,

Ou pode ter, se assim o preferir. 

É desbravar, abrir trilhas, descobrir espaços secretos

É passar por espaços iluminados, outros escuros

É ter momentos de dor, de cansaço, de frio e calor, 

É ter prazer nos oásis, na maciez de uma cama de folhas, 

É encontrar itens encantadores, outros perigosos, 

É ter apenas uma ideia do que se quer

É saber que nem toda surpresa será boa

É, sobretudo, ter certeza que vale a pena desbravá-la,

Porque não há modo de conhecê-la de fora,

Projetar ou resolver problemas sem nela adentrar.

Uma mata virgem, assim como o amor

São convites a curiosos e corajosos. 

Alda M S Santos

 

 

Nascentes

NASCENTES

Observando um olho d’água, uma pequena mina

Surgindo da terra tantas vezes árida

Mas sempre, sempre cercada de vegetação

Percebo o quanto há de belo nisso tudo!

Pequenas gotas que brotam vão se agigantando

Seguem, sempre em frente

Contornando os obstáculos

E formando nossos grandes rios. 

Somos terra, somos férteis

Se não cortarmos nossas “matas ciliares”, 

Sempre poderá brotar de nós algo de bom, de gota em gota

E que poderá irrigar a todos a nossa volta.

Natureza sábia que sempre nos ensina. 

Alda M S Santos

Fogueiras

FOGUEIRAS

Nesse mundo tem gente de todo tipo mesmo. 

Felizmente!

Existem aqueles que:

– jogam lenha na fogueira, querem tudo potencializar, 

– jogam água na fogueira, querem a tudo amenizar,

 – querem apenas desfrutar de seu calor, sem medo de se queimar,

– podem até tentar, mas não têm “cacife” pra brincar com fogo.

E, assim, entre corajosos, covardes, oportunistas e imaturos, 

Ora um pouco de um, ora um pouco do outro,

Vamos levando a vida e dela extraindo o melhor. 

Pois fogo pode ser destruição, mas pode ser energia, ser vida, ser calor do amor. 

Alda M S Santos

FELIZ!!! 500 seguidores

FELIZ!!! 500 seguidores, 10 meses de blog!

Tão grande quanto o prazer de escrever

É ter cada um de vocês aqui!

Muito obrigada pelo carinho

E pela presença!

Beijos! 

Quando a alma chora

QUANDO A ALMA CHORA

Quando perdemos alguém que amamos, 

nosso corpo chora

Quando nos perdemos em

alguém que amamos, 

Nossa alma chora…

Alda M S Santos

Veja

VEJA

Veja no andar vacilante, ou excessivamente confiante, não apenas uma fraqueza física ou emocional, 

Mas o peso de uma história linda que desconhece.

Veja na beleza exterior tão à flor da pele e gritante, não uma pessoa que deseja mostrar-se superior,

Mas alguém carente e receoso de se mostrar interiormente.

Veja nos sorrisos constantes e claros, não só uma pessoa que parece feliz,

Mas alguém que precise estar alegre para não se afogar nas tristezas.

Veja na seriedade e olhar triste, não apenas alguém introspectivo ou inseguro,

Mas alguém que se esconde com medo de se machucar nos tombos da vida.

Veja no modo de ser tão aparente e “ofensivo”, não o desejo de ser “mais” na visão do outro, 

Mas a necessidade meio distorcida de ser alguém “além” para si mesmo.

Veja em cada modo de ser, não apenas algo tão diferente do que você é,

Mas alguém que, como você, procura manter sua essência, sua originalidade, num mundo de falsificações. 

Alda M S Santos 

Prometa

PROMETA

Prometa que sempre olhará o lado bom da vida

Mesmo que a tristeza queira imperar

Prometa que irá valorizar cada sorriso que receber

E que sempre fará o possível para retribuir

Prometa que procurará se mostrar para os outros

Procurando superar o medo de se machucar

Prometa que encontrará em cada pôr do sol, em cada estrela que brilha

Um motivo a mais para se renovar, para renascer

Prometa que enxergará o amor em cada pessoa que se aproximar de ti

E que o deixará brotar de si mesmo e permiti-lo manifestar-se

Prometa que terá um lugarzinho especial dentro de você para mim

Ainda que eu esteja longe

Prometa que nunca me deixará partir e que nunca partirá

Mas, se isso acontecer, peço apenas que

Prometa!

Alda M S Santos

Diga que a ama

DIGA QUE A AMA

Diga que ela é maluca, que é a personificação de seus medos, 

Mas que ainda assim, a ama

Diga que ela é o centro das atenções, o oposto de tudo que você é,

Mas que ainda assim, a ama

Diga que ela é expansiva demais, falante demais, sorridente demais,

Mas que ainda assim, a ama 

Diga que ela é inteligente em demasia, questionadora em excesso,

Mas que ainda assim, a ama

Diga que ela é um caminho desconhecido e temerário,

Mas que ainda assim, a ama

Diga que ela é sensualidade que constrange, carinho e entrega incompreensíveis, 

Mas que ainda assim, a ama

Diga que ela é tudo que você nunca pensou querer,

Mas que ainda assim, a ama

Parafraseando Pedro Chagas Freitas, 

“Há muitos amores difíceis de explicar e outros facilmente explicáveis,

Sendo que só os primeiros são amores de verdade.” 

Alda M S Santos

Pra se fazer entender

PRA SE FAZER ENTENDER

Se a palavra não se faz entender

Use o olhar sincero

Se o olhar não se faz entender

Use um sorriso iluminado

Se o sorriso não se faz entender 

Toque delicadamente nas mãos, nos braços, 

Se o toque não se faz entender

Abrace ternamente, beije suavemente. 

Ou faça tudo isso junto…

O que não vale é manter os mal entendidos

Que nublam, embaçam 

E minam qualquer relação.

Alda M S Santos

Fonte de vida

FONTE DE VIDA

Sol: Nasce, aquece, encanta

Gera vida…

Mas tem o momento de repouso, de recolhimento,

Para retornar com o mesmo brilho após se por divinamente, 

Com o mesmo calor, com a mesma vida que se renova…

Ensinamentos da natureza:

A vida é cíclica!

Alda M S Santos

Parou de bater? 

PAROU DE BATER?

Quando nosso coração para de bater por alguns segundos,

É para avisar que ali está a razão

Pela qual ele bateu até então,

Pela qual baterá de maneira melodiosa e terna para sempre, 

Ou pela qual pode vir a parar de vez…

Alda M S Santos

À deriva

À DERIVA

Diante da imensidão das águas,

De céu, de ar, de sol

À deriva…sozinhos,

Num pequeno barco a remo.

Poucas são as opções a seguir

Mergulhar na escuridão desconhecida das águas lá fora, 

Deixar-se aquecer ao sol, a admirar o céu, a seguir sem rumo,

À deriva,

Ou mergulhar na turbulenta nau interior, não menos escura e densa

Em busca de luz…

Alda M S Santos

Voar

VOAR

Vontade de alçar voo…

Bater minhas asas, subir o mais alto que puder

Sem me preocupar com o cansaço

Vontade de alçar voo…

Decolar para imensidões desconhecidas, coloridas, 

Sem saber quando e se vou pousar

Vontade de alçar voo…

Em busca do pote de ouro do arco-íris, de uma estrela cadente, 

Sem a urgência que nos paralisa

Vontade de alçar voo…

Nos caminhos tortos que construímos ao buscar nosso sonho encantado

Mesmo tropeçando nos lixos cósmicos da via láctea

Vontade de alçar voo…

Planando para dentro de um amor desejado

Para o mais profundo de mim mesma

E, enfim, pousar…

Alda M S Santos

Adubando

ADUBANDO

Doação e gratidão, ambos nobres sentimentos

Tal como flor, brotam de nossos corações

Livremente, sem imposições.

Mas precisam ser cultivados.

Quase sempre o mesmo terreno 

Fértil e capaz de fazer germinar a doação

É o que permite brotar a gratidão.

Um serve de húmus para o outro

E ambos são adubos para o amor.

Os três, doação, gratidão e amor

São partes fundamentais de uma alma em paz e feliz. 

 Cultivemos! 

Alda M S Santos

No metrô

NO METRÔ

Gentilmente, um rapaz se levanta do assento no metrô 

Cede o lugar para duas senhoras

Elas olham uma para a outra, 

“Pode se assentar”,

“Não, senta você que é mais velha”,

“Não sou mais velha que você!”

Enquanto isso, o trem cheio, 

Várias pessoas a olhar, a sorrir,

O lugar vazio e o rapaz provavelmente a lamentar…

Certamente queria dizer,

“Vou me assentar de novo enquanto vocês fazem as contas”. 

Enfim uma se assenta, o rapaz se encosta na porta

E todos ficam a especular se elas fizeram as contas direito.

Coisa de trem de mineiros. 

Alda M S Santos

Feche os olhos

FECHE OS OLHOS

Feche os olhos 

Assim poderá ouvir melhor os acordes de uma canção

Feche os olhos

Assim poderá sentir melhor o perfume que emana do outro

Feche os olhos

Assim poderá ouvir o pulsar de outro coração num abraço apertado

Feche os olhos

Assim poderá sentir o toque suave e forte de um beijo de amor

Feche os olhos

Assim poderá se comunicar melhor numa prece 

Abra os olhos e descobrirá que tudo torna-se mais belo

Quando os sentimos anteriormente de olhos fechados! 

Alda M S Santos

Segredos

SEGREDOS

Viver é buscar grandes profundidades, mergulhar fundo 

Mas também é saber brincar na superfície, rolar na areia. 

Esse é o segredo!

É verdade que é nas profundezas que encontramos o encanto e beleza das pérolas,

Mas não podemos desvalorizar as conchinhas simples que nos divertem e fazem nosso dia a dia tão especial.

O risco de focar na pérola, é perder a beleza das conchas

E não se obter nem uma e nem outra.

Alda M S Santos

Corpo Presente

CORPO PRESENTE

Sempre achei estranhas as celebrações de “corpo presente”.

Até porque um corpo morto nada representa,

Exceto, a despedida derradeira.

Para os que ficam, momentos tristes a lembrar.

Para os que se vão, nada levam daqueles instantes.

Orações chegarão a eles de qualquer modo.

Tudo bem, é cultural, é religioso, vem da fé.

Mas precisamos nos preocupar realmente

Em estarmos mais do que de corpo presente nessa vida.

Levar nossa alma em cada ato,

Carregar nossas emoções no dia-a-dia, 

Distribuir nosso calor a todos que nos cercam.

Afinal, é isso que deixamos de nós para os outros. 

É isso que levamos de quem nos foi especial.

O resto é apenas ritual…

Alda M S Santos

Sentimentos líquidos

SENTIMENTOS LÍQUIDOS

Diz a sabedoria popular que chorar lava a alma

Essa afirmativa pode ser questionável,

Mas sei que chorar alivia muitas dores

Físicas, emocionais, mentais,

Superficiais ou profundas…

Conter as lágrimas, prender os soluços, segurar o choro

É sufocar as emoções que necessitam de vazão

É represar sentimentos que precisam de manifestação

Lágrimas são sentimentos líquidos

E líquidos sempre encontram uma maneira de extravasar

Abrem caminhos, arrebentam comportas, acham uma saída,

Naturalmente, ou não…

Alda M S Santos

Histórias de Pataxós?

HISTÓRIAS DE PATAXÓS? 

Humanos que se sobrepõem a humanos

Brancos sobre negros, brancos sobre índios,

Brancos sobre brancos, negros sobre negros, 

Ricos sobre pobres, pobres sobre miseráveis,

“Cultos” sobre incultos, um religioso sobre o ateu,

Um pagão sobre o outro… 

Homens sobre mulheres…

São muitas as “supremacias”!

Até quando seremos tão desumanos?

Até quando cometeremos os mesmos erros com nova roupagem? 

Exclusão será sempre exclusão!

Não importa do que venha travestida! 

Quantas gerações de curumins Pataxós terão que nascer, ou qualquer outro excluído, para sonharmos com inclusão social, cultural, religiosa, financeira? 

Quando seremos verdadeiramente humanos?

Quando?

Alda M S Santos

Quem é mais forte?

QUEM É MAIS FORTE?

Quem é mais forte?

O Hulk que tudo quebra no muque,

Ou a Madre Teresa de Calcutá que tudo quebra na humildade?

Quem é mais forte?

O Mike Tyson com sua habilidade boxeadora,

Ou Nelson Mandela com sua habilidade de lutador/pacificador?

Quem é mais forte?

O sorriso que abre portas e a todos conquista, 

Ou as lágrimas que podem nos trazer autoconhecimento?

Quem é mais forte?

A água que a tudo leva e encanta,

Ou o fogo que a tudo destrói? 

Quem é mais forte?

Aquele que resiste ao amor e mantém-se imune,

Ou quem o encara de frente e o vive com todas as suas alegrias e dores? 

Quem é mais forte? 

A paz ou a guerra? 

A luz ou a escuridão?

A vida ou a morte? 

Quem?

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑