Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Entrelaces

ENTRELACES

Há muitos entrelaces de pernas

E poucos entrelaces de sonhos, de ideias

Não basta entrelaçar as pernas

Se o coração seguir solitário

Não basta entrelaçar os braços num abraço

Os corpos num encaixe perfeito

Se a alma não estiver junto, se ela não souber se alegrar com isso

Não basta o dar-se as mãos, os pés caminhando em paralelas

Se o caminhar das ideias seguir por caminhos diversos, controversos

Unam as mãos, as pernas, os braços, os corpos

Sintonizem os corações e as almas na mesma estação

E façam o melhor amor, o amor simples, quase perfeito

Aquele que atinge todas as esferas do nosso ser

E nos deixa em paz, sem agitos, sem sustos, medos, culpas ou atropelos

O mais natural possível, noutra dimensão…

Alda M S Santos

Retrospectiva

RETROSPECTIVA

Em retrospectiva analiso os últimos 365 dias

O que se destacou nesse ano que merece ser relembrado

As alegrias vividas, os sofrimentos superados

Outros jogados para um cantinho escuro

A força que surgiu de onde parecia ser só fragilidade

Os sorrisos que brotaram em meio a decepções

As lágrimas, os apertos e medos, mudanças e renovações

Quantas vezes fui salva do mal ou da morte sem saber

Quantas outras fui salva da vida por escolher

A quantos pude salvar, levar amor, compaixão

Ou apenas um pouco de alegria, um pedaço de pão

O quanto pude construir para mim, para os outros

Causei algum mal, destruí algo, derrubei muros, construí pontes?

Como água, soube desviar de obstáculos ou entrei onde não devia?

A bagagem que hoje carrego pesa mais que antes

Ou tem mais levezas, menos traumas ou culpas?

Uma coisa é certa: não desisti

Que posso levar para o próximo ano?

Quem estará comigo?

Independente de quem ou do que estiver comigo

Sei que Ele estará, não me desampara nunca

Nele está minha gratidão, minha fé, minha coragem

Que venha 2019!

Que seja feliz para todos nós!

Alda M S Santos

Oferendas

OFERENDAS

Quero lançar ao mar tudo o que de negativo vivi

Não que eu entenda suas águas como depósito de lixo

Mas poderosas para dissolver lágrimas e amenizar dores e decepções

Levá-las para longe e trazer de volta apenas esperança e força

Quero lançar ao mar tudo que de bom eu vivi

Não é que eu seja mal agradecida ou queira me desfazer das bênçãos recebidas

Oferto com um forte desejo de partilhar com os outros o que recebi, conquistei

Amor, compaixão, carinho, perdão e amizade

Nesse vai e vem das ondas do mar

Cada um de nós deseja apenas um certo equilíbrio

Uma alma em paz para nós e para os outros

Que em cada pé que suas águas salgadas tocarem

Haja mais esperança, fé, respeito

Mais igualdade, menos preconceito, mais amor

E que um sorriso iluminado de paz possa reinar

Essas são minhas oferendas ao mar, à vida

Oferendas que vão e voltam

Com as ondas do mar…

Alda M S Santos

Desejo apenas isso…

DESEJO APENAS ISSO…

Desejo que possamos ter tudo aquilo que precisamos

O que nem sempre coincide com aquilo que desejamos

E tudo na medida bastante para nossas necessidades

Sem contudo acarretar falta para outro alguém

Desejo que possamos lutar corajosamente pelo que nos é essencial

Sem que para isso precisemos nos valer de armas letais para nós ou para os outros

Desejo que tenhamos sabedoria bastante para identificar pelo que vale a pena lutar

Que saibamos construir sem destruir

Mais que isso, que possamos valorizar o conquistado, o merecido, fruto de nossas escolhas e batalhas

Porque pior que não conquistar algo almejado

É perder o já conquistado e não devidamente valorizado

Desejo que sejamos agradecidos por tudo que recebemos, as bênçãos e maravilhas

Sabendo ofertar aos outros as mesmas oportunidades de conquista e realização

Desejo que possamos ser verdadeiramente humanos

Deixando o amor do Pai, o amor-família, o amor fraterno

Sempre tomar as decisões nos momentos mais difíceis…

Desejo apenas isso…

Alda M S Santos

Sob nova direção

SOB NOVA DIREÇÃO

“Mudamos para novo endereço”

“Aluga-se”, “Vende-se”

“Passa-se o ponto”

Perdedores, desistentes, fracassados?

Ou corajosos, persistentes, lutadores, guerreiros?

“Sob nova direção”

Novos proprietários ou os mesmos

Sob nova roupagem, novo layout?

“Sob nova direção”

Alguém que retomou as rédeas de sua montaria

O leme de sua embarcação

O manche de seu voo

O volante de sua estrada

O curso de sua vida…

Sob nova direção

Revista, atualizada, aprovada

Inspirada…e a vida segue…

Com novo rumo, mais certo, mais seu

Aproveitando os aprendizados adquiridos

Fazendo seu próprio caminho…

Alda M S Santos

Fechado para balanço

FECHADO PARA BALANÇO

Tempo de balanço, de averiguar saldos

Entradas e saídas, déficits e superávits

Faturamento, prejuízos, reposições e trocas

Todo bom negócio realiza para equilibrar a balança comercial

Todo bom ser humano precisa para equilíbrio da balança emocional

Tempo de levantamento de dados na mente

Os excessos ou faltas que causaram curtos-circuitos

Hora de sondar o coração

Aquelas batidas aceleradas ou quase paradas

Verificar o que gerou ganho para a alma

Remanejar o que não possibilitou crescimento

Manter e aumentar o estoque do que fez bem

Descartar só em último caso

Pois tudo que fez parte de nós sempre há como reaproveitar

E portas abertas novamente

Seguindo corajosamente no sinal verde,

Brecando sabiamente no vermelho

E muita, muita atenção ao amarelo

A vida que está em nós precisa girar…

O amor precisa fluir, sem destruir …

Alda M S Santos

Curas

CURAS

Como parte de qualquer cura

É preciso o desejo de curar-se

E o princípio básico do tratamento é identificar qual é o mal

Qual o vício, qual a fissura, a carência ou necessidade

Para qualquer doença há cura

Para cada mal, um modo de combatê-lo

Mas para todos eles é preciso querer, vontade de melhorar

Quer seja mal da mente, do corpo

Do coração ou da alma

Esteja em fase aguda da dor

Até mesmo se já se tornou mal crônico

Emplastros diversos para aquecer a pele

Relaxar a musculatura, aliviar pesos

Chás de folhas amargas

Abraços de pessoas doces, colinho

Fármacos variados, repouso absoluto

Atividade intensa, banho de sais ou de cachoeira

Chorar até se esvaziar, lavar a alma

Sorrir até a barriga doer, correr até se cansar

Viajar sem rumo, sem destino

Amar sem medidas…

O tempo?

Ele passa, mas esse movimento sozinho nada cura

Ele é apenas o fluido onde o mal se dissolve e se esvai

Sob a ação incessante do paciente e dos “medicamentos”

Quanto mais densa a dor, mais fluido exige…

Do que você precisa se curar?

Qual seu mal? Qual sua cura?

Alda M S Santos

É possível?

É POSSÍVEL?

Para mudar algo, fazer diferente

Alcançar objetivos, bater metas

Melhorar, crescer, evoluir

Vencer, não ao outro, mas nossas próprias batalhas

Transformar divergências em convergências

Alguns princípios básicos devem ser obedecidos

Novas estratégias se impõem:

Aumentamos a intensidade da luta

Mudamos as armas ou as táticas

Ou trocamos os objetivos…

Só assim é possível um resultado diferente

Em qualquer esfera da vida

Que a sabedoria e o amor estejam presentes…

Alda M S Santos

Enquanto houver amor

ENQUANTO HOUVER AMOR

Enquanto houver um ser humano que se preocupa com o outro

Que cuida, que orienta, que alimenta

Não só o corpo, mas que nutre a alma

De pequenas gentilezas, daquele carinho sutil

Daquele interesse que demonstra bem-querer

Daquele olhar que entende o que se esconde atrás de um sorriso

Ou de um “tudo bem” de quem não está nada bem

Que aceita as diferenças do outro

Que ama exatamente as diferenças

Que abraça, sorri, chora junto

Mas principalmente, está junto

Aconteça o que acontecer…

Assim será Natal sempre!

Natal é isso: amor-família, amor-cuidado

Amor-simplicidade, amor que é prioridade

Amor-solidário, amor-fraterno

Em qualquer família que façamos parte

Para qualquer ser que aceitemos como família

Estaremos exercendo o amor do Pai

Aquele que Ele quer de nós

Todos os 365 dias do ano…

Gratidão sempre!

Alda M S Santos

Bandeira branca

BANDEIRA BRANCA

Se houver paz dentro

Não há guerra cá fora que interfira

Que mude esse status

Mas se dentro for batalha atrás de batalha

A paz exterior pouco terá efeito

Levante a bandeira branca dentro de si

Peça uma trégua a sua alma

E deixe a guerra cá fora entender

Que a paz que todos almejamos

Nasce primeiro em cada um de nós

Em cada coração disposto a amar, perdoar

Acreditar, e seguir em frente…

Alda M S Santos

Ele me ama…

ELE ME AMA

Ele me ama, eu sei, eu sinto…

Ele me aceita como sou

Com minhas fragilidades, meus defeitos, minhas limitações

Mas nem por isso impede meu crescimento

Quer me ajudar a evoluir, a ser melhor

Ele me ajuda a ser mais eu, me ampara

Ele me corrige, me guia, sem me humilhar

Não me assusta, não me amedronta, posso sempre confiar

Ele me ama, eu sei, eu sinto…

Ele me ajuda a levantar quando caio, me dá colo, me abraça

Nunca me deixa perder as esperanças

Ele enxuga minhas lágrimas, faz brilhar meu sorriso

Se alegra com minhas amizades e conquistas

Ele me ama, eu sei, eu sinto…

Ele me protege mesmo quando não percebo

De longe ou de perto, sinto sua mão, seu amor

Ai de mim se não pudesse contar com amor tão grande

Que nunca desiste dessa “‘menina sapeca”

Que dá a ela inúmeras chances e oportunidades

Só posso ser grata

E aprender a amar a todos assim…

Eu te amo, meu Deus!

Alda M S Santos

Ele vai nascer…Feliz Natal!

ELE VAI NASCER…FELIZ NATAL!

Um sentimento bom, pacífico, solidário reina no ar

Chamem de espírito de Natal, de compaixão de época, até mesmo de puro comércio

Mas ninguém pode negar que enquanto ele dura tudo parece mais bonito

Quem se permite sente a presença Dele mais perto

Tempo de perdoar, de fazer as pazes, inclusive consigo mesmo

Tempo de reconciliações, de reaproximações

Tempo de gratidão…ninguém fica imune

Olhar para o ano que passou, as bênçãos recebidas

As oportunidades de crescimento

As inúmeras “segundas” chances a nós oferecidas

A família ali reunida, independente se falta alguém

É um momento família, quer seja a de sangue

Ou aquela que escolhemos para viver…

Família é bênção divina, é amor de Deus por nós na terra

Família é laboratório onde o amor é testado e aprovado

Num constante vai e vem…

Ninguém passa incólume!

Quem não a tem, esse é o momento em que mais fica nítida sua falta…

Que Ele possa chegar e entrar em nossas casas

Em nossos corações

E fixar morada ali para sempre…

Feliz Natal a todos!

Alda M S Santos

All the time…

ALL THE TIME…

É sempre assim, todos que estiveram conosco

Que fizeram parte de nossas vidas

Sempre estarão conosco

All the time…

Não importa de que modo

Se estarão ao nosso lado conversando

Num abraço apertado, aquele sorriso gostoso

Reclamando do atraso, do barulho

Fazendo piadas com as situações difíceis

Nos animando ou encorajando

Entregando um presente, sendo presença

Brincando com as crianças ou quietinho num canto

Falante como sempre ou num silêncio de paz

Sempre haverá pessoas distantes que são próximas

Assim como haverá pessoas próximas que são distantes

All the time…

Quer a gente queira ou não, estarão aqui ao lado

Ou estarão nas boas ou más lembranças

Numa mensagem de texto, numa foto

Naquela saudade que ainda dói ou machuca

Ou talvez já tenha se tornado uma lembrança gostosa de reviver…

Todos nós iremos embora um dia

O que deixamos e o que levamos é o que importa…

Isso acontece todo o tempo

Apenas no Natal se evidencia mais…

Alda M S Santos

Amigos e inimigos: conquistas

AMIGOS E INIMIGOS: CONQUISTAS

Todo cuidado é pouco para não deixarmos inimizades ao longo da estrada

Se tivermos a chance de salvar a vida de alguém

Impedindo qualquer sofrimento ou dor

Estendendo a mão, ficando ao lado, ou mesmo indo embora

Ela não deve ser desperdiçada ou ignorada

Mais importante que deixar marcas boas numa amizade verdadeira

É não deixar inimigos ao longo de nossas conquistas

Por ação ou inércia…

Os amigos que conquistamos nessa vida

Sempre serão nossa defesa, sempre nos serão fiéis

O mesmo pode ser dito dos inimigos

Estes nos acompanharão de perto, à espreita

E num momento de fragilidade mostrarão suas garras

Que talvez tenhamos afiado ao longo do tempo

A semelhança entre amigos e inimigos é que sempre estarão por perto

Os objetivos é que são diferentes….

Alda M S Santos

Em cada coração, uma manjedoura

EM CADA CORAÇÃO, UMA MANJEDOURA

Ele está nos asilos, nos dormitórios

Em cada semblante saudoso e olhar sofrido de um idoso

Ele está nos orfanatos, nos pequenos órfãos

Nos olhinhos brilhantes e esperançosos

Ele está nos hospitais, nos leitos

Na batalha daqueles cujo corpo luta pela vida

Ele está nos presídios, na revolta das celas

Onde a maldade e os erros reinaram e a esperança míngua

Ele está debaixo das marquises

Em meio aquela tranqueira dos moradores de rua

Como sempre, Ele está onde mais precisam Dele

Ele está onde há uma alma que luta pela vida

Ele está aqui e nem sempre é notado

Ele está onde sempre esteve: amparando e resgatando necessitados

“Ele está à porta de nosso coração e bate

Se abrirmos Ele entrará e ceará conosco”

É Natal!

Ele quer renascer em cada um de nós!

Onde quer que a gente esteja, estejamos como estiver

Que façamos de nossos corações sua manjedoura

E tudo poderá ser melhor!

Alda M S Santos

Um bom roteiro, um bom filme

UM BOM ROTEIRO, UM BOM FILME

Um filme, uma história, obra aberta

Aquela que tem princípio, meio e fim

Mas ainda desconhecidos pela grande “plateia”

Podemos nele agir, mudar o roteiro, editar

Assim é o filme de nossas vidas…

Não podemos apagar cenas já gravadas e “exibidas”

Essas sempre irão existir, boas ou más, com mocinhos ou vilões

Mas podemos inserir novos takes

Mudar a participação especial de alguns personagens

Aumentar ou diminuir a importância de coadjuvantes

Torná-lo uma obra mais romântica, menos dramática

Fugir de takes de polícia ou terror

Gravar mais comédia e ação para dar mais “vida” à história

Retirar o foco de personagens que têm apenas participação pequena e especial

Fazem parte de outro filme, outra história

Tudo pode ser feito nesse filme

Exceto, apagar cenas ou mudar o protagonista

Esse sempre seremos nós mesmos!

E o sucesso de bilheteria importa menos

Que o prazer do próprio autor em vivenciar essa história

Bom filme!

Alda M S Santos

Nosso Sol

NOSSO SOL

Giramos em órbita gravitacional em torno de nosso Sol

Em contínuos movimentos de translação gerando nossas estações

Ora quente, ora frio, escuro ou claro

Tranquilos ou tempestuosos

Somos mantidos ali todo o tempo, seguros

Sabedores do que poderemos enfrentar

Em forma elíptica ou circular, seguimos

Como um astro ou planeta que sabe sua trajetória constante

Ou que “se perde” no espaço sideral se escapar de sua órbita

A questão é sempre saber quem ou o que é nosso Sol

Aquele do qual não podemos nos afastar

Aquele que sustenta nossas atividades e sonhos

Que mantém nossa órbita imaginária em curso

Que nos faz brilhar

Que ativa sempre nossa vida,

E não nos deixa escapar…

Alda M S Santos

A iminência da perda

A IMINÊNCIA DA PERDA

É na iminência da perda

Que enxergamos o que possuímos

É na possibilidade do fim

Seja ele do que ou de quem for

Que encontramos a humildade

É na incapacidade de lidar com a falta

Que a fartura ou presença se impõem, se valorizam

É na imaginação da destruição ou inexistência do habitual

Que percebemos que não somos indestrutíveis, que não somos infinitos

Aquela mania de notar apenas a parte vazia

Desaparece mediante o esvaziamento da parte cheia

A consciência de nossa finitude, paradoxalmente

É que nos torna capazes de nos eternizar…

Alda M S Santos

Roda da vida

RODA DA VIDA

Intensa e contínua circularidade da vida

Tempos, fases, ciclos

Onde se encontram diversas gerações, todas as idades

Um verdadeiro entra e sai nessa roda

Um trajeto completado

Fim da linha? Reinício?

Linha de largada, linha de chegada

O que as difere?

A disposição, esperanças, expectativas

Frustrações, sensação de dever cumprido?

Entra mês, sai mês, dezembro, janeiro

Fim, início ou continuidade?

Tempo contado, marcado, demarcado

Para quê?

Será que assim temos a sensação de um mínimo de controle

Sobre aquilo que não sabemos quando irá se acabar?

Sei que em qualquer etapa é possível dar uma parada

Reavaliar a trajetória, redirecionar

Só não podemos estacionar

Sempre seremos levados na roda da vida…

Quanto tempo temos?

Alda M S Santos

Aquela estrela

AQUELA ESTRELA

São muitas as luzes por todos os lados

Nas árvores, nas praças, verdadeiras artes coloridas

Anjos, estrelas, cascatas, presépios

Papai Noel, presentes, renas e trenós

Criatividade e habilidade artística a mil

Noel descendo dos telhados das casas

Fachadas de mansões e casinhas iluminadas

Todas têm ao menos uma árvore com pisca-pisca

Atraem admiradores, visitantes e apreciadores do Natal

Mesmo nos exageros…

Pensar que mesmo tudo tão lindo e enfeitado

Só faz mesmo sentido se alguma luzinha dessas aí

Acender dentro de nós, lá no fundo

E nos guiar pelo caminho do amor, da fé, da compaixão

Maria e José foram guiados por uma única estrela

E encontraram na simplicidade o caminho

Do amor maior do mundo!

Que encontremos essa luz em meio a tantas lâmpadas coloridas….

Alda M S Santos

 

Metas

METAS

Compromissos firmados conosco mesmos

Aquelas metas com prazos estabelecidos ou não:

Começar uma atividade física, realizar um trabalho social

Economizar, viajar mais, relaxar, dedicar mais tempo à família

Trocar de emprego, fazer uma faculdade, ter um filho

Arranjar um novo amor, frequentar uma igreja…

Planos para melhoria física, mental, social, financeira

Ou, simplesmente, mudanças no modo de ser e de agir

Quer dizer, nem tão simples assim…

Metas de mudanças comportamentais são sempre difíceis

Todos temos metas, planos, objetivos, simples ou complexos

E só esse balanço interior de levantamento de nossas prioridades

É que nos tornará aptos a atingir nossas metas

Mesmo que muitas não dependam só de nós …

Bons planos e realizações é o que todos precisamos!

Alda M S Santos

Vai lá…

VAI LÁ…

Era chegada a hora

Um abraço de despedida

Um beijo de “até breve”

E ouvia as expectativas

“Você é forte, é capaz”!

Entre medos e receios de última hora

“Será que isso é mesmo necessário”?

Ou “não posso ficar mais um pouco”?

E ouviu mais um incentivo

“Foi uma escolha de amor. Vá”!

Angústia, medo de não ter forças, saudades antecipadas

“Estarei contigo e te tratei de volta na hora certa”!

Mais um abraço de puro amor

“Se precisar de Mim, ore, chame meu nome, Eu te ouvirei”!

E ela desceu pronta para a batalha

“Vai lá e arrasa! Faça valer a pena “!

E de passo em passo, uma oração

Entre erros e acertos, buscava por Ele

Tentando cumprir sua missão de amor…

Até breve!

Alda M S Santos

Somos presente!

SOMOS PRESENTE!

O passado não muda, não volta

Todos sabemos!

Independente se foi florido ou esburacado

Se fomos felizes ou nem tanto

Se queremos esquecer ou voltar, reviver

Tanto faz! Ficou lá atrás!

Mas o modo de olhar para ele

Aquilo que ele deixou em nós, reciclado

A maneira que interfere no hoje

O jeito de nos mover ou de nos paralisar

As expectativas frustradas ou não que cria para o futuro

A maneira que o trabalhamos em nós faz toda diferença

No presente que abrimos todas as manhãs

No futuro que vislumbramos e aguardamos em expectativa a cada anoitecer

Nosso presente fica melhor e nosso futuro mais interessante

Quando fazemos as pazes com nosso passado

Não o esquecemos, não o ignoramos

Aprendemos com ele e somos gratos àquilo que nos tornou

Mas o deixamos onde deve ficar: guardado lá atrás

Somos presente!

Há sempre barcos indo, barcos chegando

Barco não nasceu para ficar atracado no porto.

Alda M S Santos

Capital emocional

CAPITAL EMOCIONAL

Acumulo um capital sem igual

Um capital que não sofre os efeitos do mercado

Ou o sobe e desce da bolsa ou do dólar

Trabalho com capital emocional

Cuido para ele não ser corroído pelas lágrimas inflacionárias

Mantendo sempre que possível os sorrisos como capital de giro

Faço depósitos e retiradas constantes

Deposito alegrias, esperança, amor e fé

Retiro medos, traumas, angústias e mágoas

Pois eles são a ferrugem que corrói todo capital emocional

Protejo a emoção, invisto meus lucros em outros “bancos”

Atraio investimentos, ofereço segurança, cresço

E o retorno sempre vem, mesmo que deficitário, às vezes,

Há períodos de carestia, fases no vermelho, fluxo inconstante

Mas a balança ao final sempre é satisfatória

Trabalhar com capital emocional é trabalhar com vida!

Alda M S Santos

Seja você!

SEJA VOCÊ!

Não é necessário ser sempre o que querem

Sempre inteligente, bela, meiga, forte

Tantos adjetivos inalcançáveis, às vezes

Sensual, bondosa, amiga, independente, centrada

Muitas virtudes nos são impostas e cobradas a cada segundo

Várias delas não somos, ao menos não somos todo o tempo

Para quê?

Vale mesmo é ser sempre uma reedição de nós mesmas

Uma versão melhorada a cada passo, mesmo trôpego

E daí se para isso precisarmos ser frágeis, dependentes, perdidas ou malucas?

Se for necessário cair, chorar, ser “feia” aos olhos do mundo?

Nem sempre veem os campos minados que atravessamos

As batalhas dantescas que travamos

As lutas hercúleas em nosso interior

Querem-nos apenas inteiras, belas, inteligentes, bem humoradas

Seja você! Seja o que você quiser!

Pois quando a cabeça encosta no travesseiro

Quando se olha no espelho pela manhã

É a si mesma, à sua consciência que deve prestar contas

Você pode até atender às expectativas dos outros

Mas é a você mesma que nunca pode decepcionar ou abandonar!

Seja fiel a você!

Alda M S Santos

Enquanto isso…

ENQUANTO ISSO…

Enquanto a humanidade busca suas companhias

Enquanto seleciona o amor, a família, as amizades e afinidades

Enquanto conserva, mantém ou destrói relações

Focando demasiadamente em físicos padrão, em corpos jovens, bonitos e desejáveis

O que encontramos quase sempre

São corpos sarados e (des) acompanhados

Mentes tantas vezes doentes e solitárias

Almas abandonadas e tristes

Em seres humanos tantas vezes infelizes

Que não se sentem bem consigo mesmos, que roubam o bem estar de outros

Incapazes de ser ou de fazer alguém feliz

Sem chão, perdidos…

A humanidade precisa se reencontrar…

Alda M S Santos

Na varanda

NA VARANDA

Sentada na varanda ela vê a vida passar noutro ritmo

Com uma trilha sonora diferente, rica

Cantos, sem vozes, algazarra e encantos

Sob cores fortes, intensas, naturais

Observa o enredo matutino que se desenrola no telão da vida

Tudo ali fala, o silêncio grita, há comunicação

As palavras são supérfluas, desnecessárias

Canarinhos entram e saem do ninho sob o telhado

Conversam entre si, renovam e festejam a vida de seus ovinhos

Calangos passam correndo, saracuras idem

Beija-flores se refestelam e passeiam de flor em flor no jardim

Borboletas e joaninhas fazem a polinização

Lagartas sapecam quem ousa encostar nelas

A cadelinha se estira na grama macia e úmida

O sol reina sobre todos, debaixo de um céu de intenso azul

Cada qual sabe bem seu papel e o executa com alegria

E ela ali, a observar…

Busca dentro de si aquela mesma harmonia

Aquela “certeza” leve de também executar bem seu papel

Na tantas vezes complexa trama da vida…

Alda M S Santos

O mesmo jardim

O MESMO JARDIM

A escola passa, ficam os amigos

O trabalho passa, ficam os amigos

A família se modifica, constrói outros laços familiares, ficam os amigos

Infância, adolescência, vida adulta, tudo passa

Mas as relações ali cultivadas sob o adubo das afinidades

Enriquecidas com o húmus do respeito às diferenças

Fortalecidas nos momentos de sorriso ou mesmo de dor

Aquelas alimentadas com carinho, cuidado, bom humor

As regadas na fonte do amor diário

Essas são eternas…

Histórias que passam de vinte anos

Que brotam, minguam, rebrotam, geram mudas

Mesmo que busquem outros canteiros

Sempre farão parte do mesmo jardim

São espécies raras!

Somos abençoadas, somos amigas!

Alda M S Santos

Confraternização

CONFRATERNIZAÇÃO

Confraternizar é estender laços

É abrir os braços, apertar os abraços

É celebrar a vida, a amizade, a oportunidade de estar juntos

É uma ação conjunta e fraterna de paz e esperança

É ter afinidades, similaridades, respeito na diferença

É agradecer o dom da vida ao Criador

É buscar em cada abraço, em cada laço, em cada traço

Um sorriso despertador e revelador da alegria e da união entre irmãos…

É comemorar com aqueles que caminham conosco

Que por um motivo ou outro Deus colocou em nossos caminhos…

Confraternização: ação com laços fraternos!

Alda M S Santos

Cargas extras

CARGAS EXTRAS

Carrego comigo muitas coisas, bagageiro cheio

Ora leves e bonitas como borboletas no jardim, difíceis de seguir

Ora pesadas e dolorosas como pesadelos quase “subterrâneos”, difíceis de escapar

Carrego comigo muitas coisas

Uma vontade de sempre sorrir, ser e fazer feliz

Também, às vezes, um desejo de me recolher, acalmar e nada fazer, aguardar

Carrego comigo muitas coisas

Um desejo de me banhar nas águas que brotam de fontes inesgotáveis de ânimo e fé

Ou de me deixar ficar nas emoções áridas quando a fonte seca

Carrego comigo muitas coisas

Alegrias e esperança com o realizado e o porvir

Tristeza, mágoa e decepção com investimentos vãos

Carrego comigo muitas coisas

A satisfação e orgulho com bênçãos buscadas e alcançadas

A culpa, desculpa e trauma por erros e falsas expectativas

Carrego comigo muitas coisas

A incansável responsabilidade de buscar a felicidade a todo custo

E a constante necessidade de cuidar da felicidade dos outros, daqueles que me são caros

Entre cargas ora leves, ora pesadas

Embarco nessa viagem com bagagem extra

Procurando não sofrer muito quando alguma precisar ficar para trás…

Alda M S Santos

Confusão no ninho

CONFUSÃO NO NINHO

Uma barulheira próxima ao pingo de ouro no jardim

Atenta, observo tico-tico entrar e sair dali várias vezes com galhos no bico

Quando ela sai vou verificar: dois ovinhos num dia, três no outro

Quero ver o momento em que o pássaro preto, chupim, entra e bota seus ovos

E o tico-tico continua a chocar ovos alheios como seus

Mas esse momento nunca consigo “pegar”

Só dias mais tarde é que percebemos tico-tico orgulhosa do filhotinho

Chupim filhote, bem maior que a mamãe tico-tico

Criando o filhotinho de outra espécie, sem saber, enganada

Ou será que sabe?

Infiltra-se no ninho do outro, destrói vidas

Pois o chupim nasce primeiro e acaba por matar os tico-tico que chegam de fome

Como pode atitude tão oportunista de um ser que sequer pensa?

Não monta seu ninho, não choca, não cuida

Quer apenas aproveitar do que encontrou pronto…

E tico-tico mãe cuida, alimenta, protege…

Fosse no mundo dos humanos, por muito menos

Seria tragédia na certa!

Será que aprenderam conosco esse oportunismo

Ou ainda têm algo a nos ensinar que não percebemos?

Alda M S Santos

Quero um romance

QUERO UM ROMANCE

Quero um romance, mas que seja especial

Não qualquer romancezinho água com açúcar

Quero um romance com minha existência

Daquele tipo que me tire de órbita

Mas me traga de volta, não me deixe num universo paralelo qualquer

Quero um romance com minha existência

Daqueles que não me aprisionem

Ao contrário, que abram minhas próprias algemas

Que me instiguem a não me acovardar atrás de trincheiras

Que me encorajem a enfrentar a vida em campo aberto

Quero um romance com minha existência

Daqueles que aceitem meus gritos e medos

Interpretem meus silêncios, aceitem minhas limitações

Me incentivem a usar minhas próprias asas

A voar para novos ares com segurança

Quero um romance com minha existência

Daqueles que me façam ser melhor sempre

Que me apontem pontos positivos e falhas

Sem contudo minar minha autoestima

Quero um romance com minha existência

Daqueles que me levem a mergulhar em rios gelados

Que me convidem ao cinema, a um parque, à Lua

Mas que, sobretudo, produzam comigo o enredo do meu próprio filme…

Quero um romance com minha existência

Quero um romance comigo mesma…

Alda M S Santos

Choro e riso

CHORO E RISO

Com quem divide sua alegria, seu riso, seu prazer

Seu sorriso, suas gargalhadas?

É capaz de rir de si mesmo?

Com quem divide suas lágrimas

Sua tristeza, seus medos, seus segredos e angústias?

É capaz de chorar no colo de alguém?

Já o fez? Ou só chora escondido?

Alegrias e tristezas, dores e prazeres

Extremos da existência que muito exigem:

Afinidade, intimidade, confiança

A habilidade de acolher, ser colo

Requer um coração bondoso, solidário

A capacidade de pedir ajuda, aceitar colo

Exige uma alma grande, humilde

Ambos necessitam de humanidade

Com quem você sorri?

Com quem você chora?

Em quem você provoca sorrisos e lágrimas?

Alda M S Santos

Verde-vivo

VERDE-VIVO

A chuva fora torrencial, derrubara árvores, ninhos e sonhos

Pássaros saíam a cantar, comemorando o que restou de bom

Humanos se fechavam a reclamar, contabilizando o que perderam

A chuva ainda insistia, agora leve, fininha

Mas o sol se infiltrava, sem pedir licença, soberano, dono da vida

Renovando calor e colorindo de verde-vivo a esperança

Como alguém que tenta sorrir banhado em lágrimas

Formando um arco-íris maravilhoso escorrendo no rosto

Como a árvore que brota sob o corte do machado

É a vida mostrando sua força, suas faces e fases

É a natureza vital se impondo…

Se não fomos o “machado” que destruiu a vida

Que derrubou florestas inteiras ou jardins

Ou até mesmo uma flor

Sempre mais fácil seguir

Se fomos, vamos reconstruir…

A vida sempre se impõe!

Alda M S Santos

Quando eu crescer

QUANDO EU CRESCER

– Por que você está chorando?

– Porque está doendo!

– Se chorar para de doer?

A garotinha parou um pouco o choro, pensou e disse:

-Não! Mas se não chorar dói mais…

E voltou a chorar

E ele a abraçou…

Assim, duas crianças de idades diferentes debatiam depois do tombo.

E, na sabedoria infantil, esclareciam as dores e curas.

Chorar pode não melhorar a dor ou curar o mal no momento

Mas não sobrecarrega a emoção de lágrimas represadas

E deixa a ferida livre para cicatrização

No tempo certo, sem maiores riscos de infecções…

Crescemos e desaprendemos de como curar um joelho ralado

E ainda temos a pretensão de curar uma emoção abalada

Engolindo o choro e fingindo que ela não existe…

Quando crescer quero ser criança

Sem medo de subir em árvores, balançar nas gangorras

E sorrir ou chorar quando for preciso…

Alda M S Santos

Ah, que saudades…

AH, QUE SAUDADES…

Tenho saudades das muitas de mim

Daquelas que foram ficando pelo caminho

Sufocas ou desnutridas pelas circunstâncias

Perdidas na escuridão das trilhas

Tenho saudades das muitas de mim

Daquelas de confiança cega e sorriso fácil

De entrega apaixonada e sem grandes expectativas

Tenho saudades das muitas de mim

Daquelas de brilho no olhar, coragem e romantismo

Muita energia e boa vontade, até uma certa ingenuidade

Tenho saudades das muitas de mim

Da audaciosa, da atrevida, da sapeca, da nerdzinha

Até da medrosa, chorona ou impaciente

Tenho saudades das muitas de mim

Que foram ficando pelo caminho

Que não me acompanharam até aqui

Que se ofuscaram pelo brilho falso de outras pedras

Que foram se apagando nas gotas das mágoas e decepções

Minguando, minguando até desaparecer…

Tenho saudades das muitas de mim

Mas logo percebo que “elas” todas não se foram

Apenas deram lugar a outra

Foram usadas como ingredientes essenciais

Diluídas na massa de uma grande forma para moldar o que sou hoje…

Quando as saudades de mim atingem forte

Percebo que basta ir para um cantinho

Garimpar bem, com calma e paciência

Que encontrarei meu tesouro: as muitas de mim

Aquelas sem as quais eu não existiria

E fazer as pazes com elas

Fazer as pazes comigo…

Alda M S Santos

Parque de diversões

PARQUE DE DIVERSÕES

Há brinquedos para todos nesse grande parque de diversões

Afoitos, aventureiros, intensos, pura adrenalina

Cautelosos, ponderados, tranquilos, medrosos

Crianças, jovens, adultos e idosos

Há inclusive espaço para quem não quer brincar

Para quem se diverte vendo a roda gigante subir e girar

Ouvindo os gritos de quem se aventura na montanha-russa

Observando o leve e sem graça vai e vem do carrossel

Atento às gargalhadas do palácio do riso

Ou aos semblantes assustados de quem sai da casa de terror

Há lugar para quem se assenta no banco no jardim

E observa os casais enamorados com rosas e bichos de pelúcia

As crianças agitadas com algodão-doce colorido e bolas enormes de sorvetes

Há lugar para todos: individuais ou coletivos

Há também quem queira tomar a vez do outro

Burlar a ordem, a lei, bagunçar a diversão

Ainda que não haja desejo de brincar

Esse parque de diversões chamado vida não para

Com ou sem a gente

Ele continua sempre….

Alda M S Santos

Sozinhos

SOZINHOS

Medo inexplicável e insondável todos temos da solidão

Já que em momentos cruciais do existir estamos sós

Viemos para esse mundo, abrimos os olhos, vemos a luz, choramos …

Por mais gente que esteja ao nosso redor nesse momento

Chegamos sós…

E passamos a vida em busca de companhia, de afinidades

De um modo de afastar a solidão…

Será que temos a consciência que o momento da solidão voltará

Que será difícil, doloroso?

E que ter alguém ao longo do caminho poderia amenizar isso?

Na hora de partir, de voltar para o lugar de onde viemos

No momento em que fecharemos os olhos para esse mundo

Teremos apenas a solidão de companheira, iremos sós

Voltaremos também sozinhos

Para um lugar que mesmo imaginado, até sonhado

É, ainda assim, desconhecido…

Quanto mais amigos ficarmos dessa companheira, a solidão

Menos sozinhos estaremos…

Ser amigo da solidão, é não perder-se de si mesmo…

Alda M S Santos

Palhaços

PALHAÇOS

Palhaço não é só alegria, só sorrisos

Assim como médico não é só saúde e cura

Nem professor é só saber e ensinamentos

Palhaço, às vezes, é tristeza, amargura

Médico pode ser, na doença, apenas o remédio, o paliativo

Professor ser na ignorância a busca, leitura, aprendizado

O que os difere é a vontade de fazer diferente

É a coragem de não aceitar o “não” das desigualdades da vida

É buscar a saúde nas mais variadas formas de enfermidades

É buscar sabedoria nas mais diversas situações

É abrir um sorriso, ser e levar a alegria

Ainda que haja lágrimas e dor

Num mundo nem sempre colorido

Muitas vezes cinzento, sem saúde e sem saber

Pintar a cara, sorrir, querer aprender e ser a diferença …

Palhaço nem sempre está feliz

Mas palhaço é sempre carinho e alegria para quem vê

É aquele que leva, divide e multiplica o amor

Somos palhaços #carinhologossolidarios

Muito prazer!

Alda M S Santos

Hora de partir…

HORA DE PARTIR…

Era chegada a hora de partir

Para onde não sabia

Apenas sentia, ouvia o chamado

Um chamado incessante de um novo lugar

Desconhecia o caminho, o destino

Sabia apenas que precisava ir…

Sequer tinha conhecimento se teria companhia

Mas era chegado o momento

Despiu-se do passado, foi nua

As novas vestes viriam com o tempo

As únicas vestimentas que levaria consigo

Seriam aquelas que acalentaram, aqueceram a alma

Tornando-a sensível e forte

Ou aquelas que iriam clarear e perfumar sua nova trilha

Jogou para trás as velhas sandálias

E seguiu nua, calçada de coragem

Em busca de novo destino…

Alda M S Santos

Defeitos

DEFEITOS

Aqueles dias que só conseguimos enxergar nossos defeitos

Sequer temos vontade de sair do quarto

Cabelos rebeldes, rugas, dores aqui e ali

Olhos úmidos, ausência de brilho no sorriso

O espelho diz verdades desagradáveis…

Uma avaliação mais profunda mostra sensações ruins

Tristeza com ingratidões, ciúmes, mágoas, desesperança

Saudades de tempos idos, de tempos não vindos

Melhor voltar para a cama e cobrir-se toda

Na expectativa de esconder o que dói

Dormir, talvez sonhar com um “amanhecer” melhor

Buscar lá dentro, bem lá no fundo

O equilíbrio da balança entre qualidades e defeitos

Aquela coragem que sempre faz tudo seguir, sempre em frente

A autoestima necessária para nos tornar melhor para os outros

Mas, especialmente, para nos fazer melhor para nós mesmos

Uma atitude de bondade e compaixão deve começar pelo mais próximo:

Nós mesmos!

Alda M S Santos

Queria viver…

QUERIA VIVER…

Queria um dia chegar aos 103 anos como a Dona Geralda

Mas só se for para ter a lucidez e clareza de ideias dela

Ainda que o corpo não obedeça mais tão bem aos comandos

Queria ter grandes alegrias nos pequenos momentos como a Dona Clarice e seus bichos

Passar o tempo realizando sonhos como a Dona Cristina se alfabetizando

Ou sempre buscando inovação como a minha xará Alda com seu tablet…

Queria viver talvez 95 anos como Dona Altina

Com o prazer de cantar, ter fé e ser grata à vida, ainda que seus olhos não mais enxerguem

Queria manter o dom de fazer poemas e declamar como Dona Yara

Não ter vergonha de chorar como a Dona Eugênia quando tudo doer

Ou de ser receptiva a carinhos e afagos como Dona Tereza, sempre vaidosa

Ter aquele sorriso puro e ingênuo de quem sabe todas as coisas como Dona Elvira,

Mas que prefere se concentrar nas boas…

Mas, queria mesmo, viver muito

Só se fosse para manter-me leve, sem grandes culpas

Aprendendo um pouquinho com cada uma delas

Com o dom de ser poesia na vida de todos

E a capacidade de perdoar, de dar e receber amor

Pois só assim viver vale a pena

Independente da quantidade em anos…

Alda M S Santos

#carinhologos

Trocas imperceptíveis

TROCAS IMPERCEPTÍVEIS

Tantas trocas quase imperceptíveis

Gentilezas por sorrisos, grosserias por afastamento

Doação por gratidão, negligência por saturação

Respeito por admiração, superioridade por antipatia

Sinceridade por empatia, abraços por beijos, doces por queijos

Interesse por aproximação, desrespeito por violência, mentira por desconfiança

Atenção por carinho, ingratidão por inimizades

Descuidos por tanto faz…

A vida nos devolve aquilo que oferecemos

Muitas vezes sequer percebemos

Atraímos o que emitimos

A reciprocidade advém da sintonia de pensamentos e ações

Sintonia é coisa de alma…

Alda M S Santos

Desapego

DESAPEGO

Desapego é a palavra de ordem da vez

Tudo é passageiro, nada é nosso

Para que se apegar se tudo ficará?

Desapegue-se!

Se tudo passará, nada levaremos

Apegar-se é machucar-se, é sofrer

Desapegue-se!

Nessa linha seguimos desapegando de modo errado

Conservando o material, jogando fora o emocional

Desapegando do que é fundamental

Estamos descartando facilmente os sentimentos

Fazendo pouco das emoções boas

Superficializando o amor, superando aquilo que é bonito

Desertificando nossa alma

Tornando áridas vidas alheias

Desapegando de boas relações

Desapeguemos, sim, daquilo que nunca levaremos

Daquilo que, material ou emocional, na verdade nunca foi nosso

Mas aquilo que levaremos registrado na alma, com orgulho

Aquilo que deixaremos tatuado nos corações que ficarem…

E justamente por tudo ser tão passageiro

Façamos valer a pena

Apeguemo-nos ao que é bom e nosso de verdade!

Alda M S Santos

Seja ímpar!

SEJA ÍMPAR!

Seja maluco, louco

Mas daqueles que encontram alegria na própria insanidade

Seja saudável, cuide de si

Mas ajude a cuidar dos outros

Seja sincero, seja honesto

Mas nunca use isso como desculpa para grosserias

Seja curioso, interessado, gentil

Mas cuidado ao se intrometer na vida de alguém

Seja infantil, seja criança, volte a ser pequeno

Mas seja grande na pureza e inocência

Seja intenso, alegre ou triste

Mas seja profundo, não aceite superficialidade no que é essencial

Seja contido, introspectivo

Mas não deixe de transmitir o que pensa ou sente

Seja luz, seja brilho, seja cor

Mas respeite quando tudo for sombra

Seja romântico, seja até mesmo piegas

Mas não seja frio ou indiferente

Seja original, seja único, seja ímpar

Mas respeite o modo ímpar de ser dos outros

Seja a esperança de um mundo melhor que começa em você!

Alda M S Santos

Artistas

ARTISTAS

Uma dupla de amigos “artistas”

Senhor Edilson, 75 anos, morador do Lar Frei Otto

Eu, uma professora “desenhista” e voluntária no lar

Eu desenho, ele colore…

A cada visita temos essa troca de carinho

Nós dois ficamos felizes…

Até a árvore que caiu lá fora e deixou o lar sem energia

Impedindo a distração com a TV não importou tanto

O tempo passa rápido quando fazemos o que gostamos

Aquilo que nos faz bem tem efeito cascata

O que fica de bom em cada um de nós

Transborda para todos a nossa volta…

Até a próxima, amigo Didi!

Alda M S Santos

Longe ou perto?

LONGE OU PERTO?

Longe ou perto é questão de perspectiva

Mais que um referencial em metros, é questão de sensações

Como saber se estamos longe ou perto Dele?

Estamos perto ou longe do que Ele nos ensinou?

Estar perto de Deus não é estar dentro de uma igreja

Nos sentimos perto quando estamos às voltas com quem amamos

Quando valorizamos o que recebemos, conquistamos e conservamos

Estamos perto quando construímos algo de bom

Para nós, para aqueles que têm menos que nós, que precisam

O peito fica, paradoxalmente, cheio e leve, tranquilo

Estamos longe quando destruímos o que Ele construiu

Em nossas vidas, nas vidas dos outros

Estamos longe quando nos omitimos…

Estamos perto, quando mesmo na solidão, nos conectamos com Ele

Podemos senti-lo na paz que reina em nosso coração

Estamos longe quando a sensação de culpa nos invade alertando para a proximidade do erro

Estamos longe quando nos afastamos de nós, envergonhados

Estamos perto quando podemos olhá-Lo nos olhos

Sem medos, nos arrepender e, com coragem, recomeçar…

Perto ou longe?

Alda M S Santos

Abra as janelas

ABRA AS JANELAS

As portas estão passadas a chave

Janelas cerradas, persianas baixadas

Espaços interiores fechados, escuros, protegidos

Não deixam a vida entrar, acontecer

Abra as persianas devagar…

Deixe a luz de fora entrar aos poucos

Para não cegar com a claridade do exterior

Olhe lá fora através da vidraça

As cores, o brilho, a intensidade

Encante-se!

Abra as vidraças aos poucos…

Deixe a brisa balançar seus cabelos

O sol aquecer sua pele, arrepiar-se

Respire fundo o ar puro de rosas

Se vier uma tosse não faz mal

Desintoxique-se!

Abra bem as janelas da sua alma

Deixe sair o ar viciado que já não se renova

Deixe a vida renascer!

Depois das janelas abertas

Logo as portas também se destrancarão e se abrirão

Apenas vigie o que entra e o que sai

Portas são para isso mesmo…

Abra as janelas e as portas do seu coração

Areje a alma, a mente

Proteja o que é valioso de intrusos, expulse-os

Convide a luz do céu existente em cada ser para entrar

Sentar e fazer de seu interior sua mais nova morada

Abra as janelas, sente-se, escreva sua história…

Alda M S Santos

Humanos aranhas

HUMANOS ARANHAS

Somos humanos aranhas a tecer

Alguns tecendo teias fortes como o aço

Outros teias frágeis, mas impregnantes

Há os que tecem, sem objetivos de captura, apenas proteção

E ainda aqueles que sequer são capazes de construir teias

Esses, especialistas em se tornar presas de outras aranhas

Grudados em outras teias…

Há também as “aranhas” que buscam presas em outras teias

Já capturados por outras aranhas

Estamos, de todo modo, presos em alguma teia

De seda ou de aço, não importa

Cuidando da que construímos e de quem “capturamos”

Ou nos adaptando à teia em que fomos capturados

A liberdade consiste em escolher a “prisão”

A teia na qual estaremos nos fazendo de livres…

Alda M S Santos

Voluntariado

Cepep Cepep – CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR ESTEVÃO PINTO, que atende a 363 crianças carentes do Aglomerado da Serra em período integral em Belo Horizonte, homenageia com suas lindas crianças o trabalho dos voluntários no DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Lindo de se ver! ❤️😘😍🙏🏼

#carinhologos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑