Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Nesta data querida

NESTA DATA QUERIDA

O espelho não mente, dizem

Que ele me diz nesse dia especial?

-Espelho, espelho meu, quantos anos tenho eu?

Corajosa eu o encaro

– Tens a idade da sua carteira de identidade!

Engraçadinho ele!

Ainda bem que não perguntei

Se existe alguém mais bela do que eu!

Eu o ignoro, olho firme e respondo eu mesma

-Completas hoje 53 anos!

Em muitos aspectos já esteve melhor

A pele, as curvas, a agilidade…

Melhor nem entrar em detalhes!

Mas continuo a me encarar…

Os olhos brilham, o sorriso é sincero

Os sentimentos são muitas vezes bem nobres

Cabelos rebeldes de sempre

A alma já não se rebela tanto

Coração grande, cheio, emocional

Amizades, amores, família, tanta gente…

Cheio de vazios também

De quem esteve por ali e já se foi…

É, se avaliar bem, o espelho tem razão

Carrego dentro de mim, felizmente, tudo que vivi

Tenho realmente esses 53 anos!

Até posso muitas vezes me sentir com 20

Noutros com 10, 70 ou 80

Mas são 53, não os nego!

São bem vindos, com tudo de bom e ruim que trazem

Sou eu! Alda! Construída nessas cinco décadas!

Aliso as curvas que persistem, um pouco mais generosas

Dou um giro sobre mim mesma

Rodo a saia do meu vestido colorido

Passo um batom, jogo um beijo

Balanço os cabelos revoltos

E respondo para o espelho

Hoje sou mais “bela” do que eu mesma!

Estou viva! Isso basta!

Mais um aniversário! Parabéns para mim!

Alda M S Santos

Terreno fecundo

TERRENO FECUNDO

Quanto mais coisa ruim eu percebo

Mais me impressiono com pequenas belezas

Se de um lado há dores e brigas de dar medo

Também há beijos e abraços, doces levezas

Para cada idoso abandonado

Penso na vovó que tem o neto ao seu lado

Para cada criança que perdeu a infância

Penso no amor que posso doar em abundância

Se quisemos equilibrar essa balança

É preciso ignorar a tristeza

E chamar a vida para uma contradança

Não dá para salvar o mundo

Mas um pouco de sabedoria

Faz do amor terreno fecundo

Alda M S Santos

Banhos de Lua

BANHOS DE LUA

A noite parecia não ter fim

Virava e mexia e nada do sono vir

Carneirinhos contava, a mente divagava

E, desistiu de dormir, enfim

Levantou-se devagar, e saiu dali

Cabelos emaranhados, descalça a caminhar

Longa camisola de seda a flutuar

Foi atraída pelo brilho fascinante do luar

Na imensidão de água, sob o brilho intenso da Lua

Foi despindo-se de tudo que a incomodava

Vestes, dores, medos, culpas, até ficar toda nua

A Lua de longe carinhosamente a chamava

E no encontro com o mar mais fascinada ficava

E, num banho de lua e mar, ao amor se entregava

Alda M S Santos

Amor, amar

AMOR, AMAR

Há vários tipos de amar

Mas o amor é um só

E o mais lindo jeito de amar

É aquele que sabe cuidar

Amor sorriso, luz, amor anseios

Amor pele, sonhos, amor abrigo

Amor de esperanças e desejos

Amor que se faz amigo, afasta o perigo

Amor que se entende num olhar

Amor que se eterniza no silenciar

Amor que busca na saudade um bom lugar

Amor natureza, beleza, intensidade

Amor em qualquer idade, sem maldade

Amor que faz da vida sua verdade….

Alda M S Santos

Amor e/ou paixão

AMOR E/OU PAIXÃO

Se há admiração, respeito, cuidado,

Se chega de mansinho, acha seu cantinho

E ali encontra aconchego e carinho

É amor!

Se arde, queima, é tensão, confusão

Se chega, invade espaços, derruba tudo

Desapropria moradores, bota fogo, deixa mudo

É paixão!

Paixão é desassossego, intensidade

É pular do trem em movimento, tormento

É insanidade!

Amor é sentar na janela, intimidade

Aproveitar a paisagem, doce sentimento

É cumplicidade!

Gostamos de ambos, juntos, mãos dadas é o paraíso

Um equilíbrio que faz incendiar a alma, rasgar sorriso

Paixão é fogo avassalador

Tantas vezes confundido com amor

Paixão é o ninho preparado

Para o amor receber, se desenvolver

E quando amadurece, fica meio de lado

Mas esse ninho será sempre revisitado…

Amor é luz, paixão é luz

A diferença está na intensidade

E na durabilidade do brilho e calor

Enquanto a luz no amor tende a aumentar com o tempo

A luz da paixão arrefece, é fogo brando, doce ardor

Amor é o que fica quando as labaredas cessam

Mas mantém o coração em paz e cheio de calor…

Alda M S Santos

O verso e o reverso

O VERSO E O REVERSO

Cada qual faz uso daquilo que possui

Uns usam o grito, a oração, a canção

Há quem faça uso do silêncio que intui

Vale tudo se for boa a intenção

O poeta tem papel de suma importância

Cabe a ele espalhar beleza, leveza, alegria

Também denunciar o mal, a intolerância

Lançar mão do amor, da magia, da poesia

Há quem diga que isso é utopia, tá falido

Que não há mais jeito, tudo bandido

Que esse mundo já era, tempo perdido

Prefiro acreditar no poder do verso

Da voz que se expressa no reverso

Do amor que insiste em ser a luz do universo

Alda M S Santos

Tá no ar

TÁ NO AR

Tá no brilho de mais um dia que se inicia

No despertar com ânimo e energia

Na gratidão que o viver propicia

No desejo de fazer deste um bom dia

Tá no ar, na brisa suave, no leve caminhar

Nos pássaros que cantam, confiantes, a voar

Nas crianças que sorriem, que correm a nos abraçar

Nos idosos postos ao sol para se esquentar

Tá na rosa que se abre para o amanhecer

Naquelas que também já vão perecer

Na vida de fartura ou de carecer

Tá no ar, tá no sorriso, no ato de se doar

Não precisa ir longe, está em todo lugar

O amor de Deus não falta, saiba encontrar…

Alda M S Santos

Coexistência

COEXISTÊNCIA

Vida e morte, morte e vida

No mesmo espaço, no mesmo cacho

Coexistência…

Fases de um viver, circularidade do existir

Por que tanta resistência em aceitar um partir?

Doloroso, fere fundo

A saudade que fica é paradoxal

Alimenta a ausência, machuca

Mas da vida é prova cabal

Quero a vida que há mesmo na morte

Aquela que nos deixa mais forte

E confiantes num poder maior

Num porvir que justifique esse existir

Saudade…

De tudo que partiu

De tudo que morreu em mim

Para mim

Saudade…

Um dia nos encontraremos

Em qualquer lugar, noutro plano

E, enfim, entenderemos…

Alda M S Santos

Escalando

ESCALANDO

Um galho de cada vez, se estica

Faz força, gira, apoia o pé

Dependura-se mais em cima

E escala a árvore como chimpanzé

Parece criança, dizem, é muita sapequice

Se tá difícil pede ajuda, insiste

E vai subindo, pura meninice

Senta, lá em cima nada é triste

Plantou aquela árvore, boa sensação

Regou, cuidou, viu crescer, não foi em vão

Agora é acolhida em seus galhos, seu coração

Em cima é encanto, embaixo é paraíso

Sombra que refresca, que acalma

E diverte-se na gangorra que traz leveza à alma

Alda M S Santos

Santos?

SANTOS?

Para quem neles crê, hoje é o dia deles

Todos os santos e mártires, conhecidos ou não

Quantos haverão por aí escondidos

Aos quais podemos em pedido estender a mão?

Famosos ou anônimos, não importa, se santos, entenderão

Certamente as dores e angústias do coração

Nossos silêncios, nossos pedidos calados

As lágrimas engolidas e os choros represados

Sabem de quantas lutas se faz uma vitória

De quantas quedas é preciso levantar com energia

E quantos sorrisos valem uma alegria…

Mesmo quando desanimaram, a fé foi sua companheira

Santos? Talvez nem saibam disso! São luz!

A eles humildemente clamamos por força nessa vida passageira…

Alda M S Santos

Quem de mim irá cuidar?

QUEM DE MIM IRÁ CUIDAR?

Mexo para lá, mexo para cá

Cuido de um, cuido do outro

Entre tantas mexidas e cuidados

Fico a pensar: quem de mim um dia irá cuidar?

Não há como saber quem poderá a mim se dedicar

A vida é apenas um constante esperar

Enquanto só posso imaginar

Faço o que me cabe: de mim mesma vou cuidar

Enquanto a pergunta persiste e angustia

Melhor ir seguindo sendo energia

Buscando no viver essa doce magia …

Bom é que aprendendo do outro cuidar

Vou assimilando que a vida é doação

Na hora certa, Deus me mandará anjos cheios de compaixão….

Alda M S Santos

Feitiço

FEITIÇO

Chega suavemente, olhar profundo

Um toque das mãos, um abraço apertado

Daqueles nas pontas dos pés que fazem esquecer o mundo

E tudo além daquele momento fica de lado

Uma palavra sussurrada ao ouvido

Acompanhada de um doce beijinho de arrepiar

Um movimento leve, insistente, todo atrevido

Um giro suave sob a luz do luar

Uma dança linda ali se inicia

Onde roupa é dispensável

Em meio a toda essa magia

Tudo o mais, além deles, é descartável

Não precisa de um grande caldeirão

Tampouco de qualquer outra poção

É o amor o mais antigo feitiço do mundo

Do qual a natureza é apenas pano de fundo

Esse feitiço só precisa de uma bruxinha, um mago

Só precisa de mim e de você…

Alda M S Santos

Poderes mágicos

PODERES MÁGICOS

Hoje é dia de feitiço, dia de magia

Quem sabe se eu fizer um esforço

Não atiço aquela bela fantasia

E transformo nossa vida num alegre alvoroço?

Será que basta um pensamento

Ou precisa de uma frase de efeito

Uma oração, uma prece, mais envolvimento

Para que todo desejo seja satisfeito?

Poderes de fada, de bruxa, de mulher

Basta mexer o caldeirão com uma grande colher

Ou um olhar de amor e já tem tudo que se quer?

Alda M S Santos

Halloween

Toda bruxa que se preze tem um gato preto!

Estou quase pronta… Vamos?

SARAU DIA DAS BRUXAS: DOÇURAS OU TRAVESSURAS? GRUPO DE POESIAS BANHOS DE LUA

As 18 horas até as 21 horas

Uma fada, uma bruxa

UMA FADA, UMA BRUXA

Duas faces da mesma pessoa

Duas fases da mesma mulher

Uma fada ou uma bruxa

Cada qual conquista a que puder

Amor e carinho despertam a fadinha

Também a ternura, doçura, bom coração

Já uma certa malícia, rebeldia, boa briga, olhar de sedução

Acordam a bruxinha, muita emoção

Todas carregamos ambas em nós

Fadinha ou bruxinha, tanto faz

Com nossa varinha ou vassoura seguimos

Numa vida intensa de magia, amor e paz…

Alda M S Santos

Bruxinha bonitinha

BRUXINHA BONITINHA

Bruxinha bonitinha, que podes fazer por mim

Um feitiço que não seja tão ruim

Talvez um passeio sob a lua na sua vassoura de capim?

Bruxinha bonitinha, que tal me fazer um favor

Sei que já não preferes o terror

Podes preparar pra mim, então, um pouquinho de amor?

Bruxinha bonitinha, que há em seu caldeirão

Língua de sapo, patas de aranha, rugidos de leão

Que tal botar algo doce que torne o mundo mais irmão?

Bruxinha bonitinha, sela comigo um acordo, me dê sua mão

Você me ajuda a salvar o mundo

E eu te dou meu coração…

Alda M S Santos

Brincadeiras à parte

BRINCADEIRAS À PARTE

Dia das bruxas, halloween,

Doçuras ou travessuras…

Tudo uma brincadeira!

Mas que dá vontade de ser capaz de fazer poções mágicas

Não de caldeirão, mas de coração

Que nos torne mais aptos numa “colherada”

Num abracadabra, numa oração

Ser capazes de trocar o amargo pelo doce

A dor pela alegria

Saudade por reencontro

Egoísmo por solidariedade

Medo por coragem

Lágrimas por sorrisos

Tristeza por amor…

Em nós, nos outros!

Quem não queria?

E não precisa de bruxices

Basta humanidade a fundo

Em doses diárias e profundas…

Alda M S Santos

Busco

BUSCO

Busco lá fora algo que não encontro aqui dentro

Olho para o céu, inspiro o ar puro

Recebo a luz que vem do alto

E ela vem iluminando devagar cada canto escuro

Busco inspiração, conexão, energia

Tento encontrar no outro tão perto ou nem tanto

Um pouco de empatia, sinergia

Que me abra o sorriso e me cesse o pranto

Busco na natureza, nos seres da criação

Um complemento para minhas falhas

Algo imperioso, que me permita evolução

Busco nos amigos, nos meus “iguais”

O amor, a sintonia, a perfeita harmonia

Que nos faça ser mais irmãos, universais…

Alda M S Santos

SARAU

SARAU BANHOS DE LUA

🎃 👻 Abasteçam suas vassouras, preparem suas vestes e chapéus, lustrem os caldeirões e não se esqueçam do livro de receitas. A convenção das bruxas e magos será no DIA 31/10 em mais um SARAU BANHOS DE LUA. 18 às 21 horas

Venha conosco partilhar doçuras e travessuras em poemas.🧙‍♀️🧙‍♀️

Não tem explicação

NÃO TEM EXPLICAÇÃO

Não adianta questionar

Não tem explicação

Sequer posso argumentar

Sei apenas que é paixão

Relação intensa, muito especial

Com fenômenos naturais até parece anormal

Chuva, vendaval, temporal

É um encanto atemporal

Rios, lagos, mares, cachoeiras, natureza

Flores, bichos, matas, árvores, é muita grandeza

Não dá para resistir a tanta beleza

Posso dizer que sinto-me parte

De tudo isso que a mim fascina

E fazer parte já é algo que me ilumina…

Alda M S Santos

Aqueles dias

AQUELES DIAS

Aqueles dias em que ela sequer quer levantar

A luz do Sol passa pela janela, invasora

Os pássaros já cantam lá fora

Indiferentes ao que se passa dentro dela

Sonhos estranhos, medos, desejo de proteção

Movimento de gente cuja vida já começou

Seguindo a marcha…

Por que, às vezes, é tão difícil tocar em frente?

Não é preguiça, não é desânimo

É uma angústia estranha, que aperta

Ficar deitada até esse sentimento passar

Ou levantar e a vida enfrentar?

O portão se abre, um carro sai

Uma oração, ela espreguiça como uma gata

Se estica toda na frente do espelho

Tem saúde, tem um caminho pela frente

Sorri, levanta, a vida segue

Eram só pesadelos…

Não é o fim, ela pensa e vai enfrentar os medos

Seguindo a marcha, a própria marcha

“Tocando em frente”…

Alda M S Santos

Nublado

NUBLADO

O Sol se cobriu, virou pro canto, escondeu seu rosto

Não quer amanhecer, tampouco aparecer

Hoje não estará brilhando em seu posto

Precisa de descanso, se recolher

Nuvens escuras são seu denso cobertor

Recolhido em si tudo está nublado

Ele necessita sossego, por favor

Não adianta insistir, não está animado

Talvez sua reflexão gere lágrimas, doa

E venha a chuva para tudo lavar

Talvez um vento assopre pra longe, devagar

E com um lindo sorriso amarelo abra o véu

E como fogo caloroso volte a brilhar no céu…

Alda M S Santos

É preciso viver

É PRECISO VIVER!

Construir um caminho

E não seguir sozinho

Ainda que sair do ninho

Não seja tão bom, passarinho

É preciso viver!

Não dá pra ser o próprio algoz

Nesse viver, às vezes, atroz

É como ser rio sem foz

Um desejo calado, um amor sem voz

É preciso viver!

Afrouxar os muitos nós

Fazer amor, apertar os abraços

Transformar “eu” em “nós”

Derreter nos amassos, criar eternos laços

É preciso viver!

Alda M S Santos

Caos, cais

CAOS, CAIS

Ventos, granizo

Tempestade, ondas gigantes

Nosso barco está frágil, vai tombar

Nossa vida prestes a perecer

A coragem começa a se esvair

Chacoalha tudo, quebra, desmonta

Caos…

Mas tudo passa, estamos alquebrados

Ainda assim, levantamos mais fortes

Buscamos abrigo

Ressaca, calmaria

Reconstrução, esperança

Cais…

Do caos ao cais

Nem tanto num

Nem tanto noutro

A vida vai acontecendo…

Alda M S Santos

Desfocando

DESFOCANDO

Quisera ter esse poder

De desfocar sem perder

A alegria e prazer de viver

Se machuca, maltrata

Irrita, desrespeita ou ameaça

Desfoca!

Se tira a paz, o sossego

Se nada acrescenta, se o bem afugenta

Desfoca!

Se o amor não enaltece

Se a amizade não prevalece

Se apenas nos aborrece

Desfoca!

Olhe novamente, seja resiliente

Balance ao sabor da corrente

E foque naquilo que é luz!

Desfoca!

E foca apenas no que for por amor…

Alda M S Santos

Desavenças

DESAVENÇAS

Uma pequena desavença, um dormir de mal

Um levantar de voz, um pouco caso, uma briga banal

Cenas de ciúmes, decepções

Indiferenças, chateações

São humanos aprendendo a conviver

A se relacionar, a ceder, argumentar, crescer

Onde há amor e respeito tudo isso é superado

Beijos, juras de amor, dormir de conchinha e isso fica de lado

Mas quando as desavenças são constantes

Agressões verbais, físicas, rompantes

Estar junto já não é prazeroso

Sonhar juntos já não é mais gostoso

Os desgostos crescem, o medo impera

O tanto faz já é a lei, nada supera

O amor adoeceu, precisa de aliados da emoção

É necessário respeito, cuidado, admiração, paixão

Quando o fio do amor se rompe, se parte

Não é bonito, não é arte

Egos feridos, amor bandido

E, tantas vezes, leva vidas consigo…

Amor é pra fazer sorrir, para dar prazer, se emocionar

Talvez até um pouco fazer chorar

Mas amor não pode só doer, só decepcionar

Amor melhor não é aquele que suporta tudo, mas nos faz voar!

TARDE DE POESIAS: TEMA DESAVENÇAS

Alda M S Santos

Quase nada sabemos

QUASE NADA SABEMOS

O que se passa com quem se fecha no quarto

Com quem se esconde atrás de um sorriso

De atitudes que atraem ou afastam

Ou atrás de um comportamento diferente ou “antinatural”

Quase nada sabemos …

Todo excesso carrega em si uma falta

Se nos déssemos ao trabalho de investigar

Se tivéssemos habilidade para apurar, ajudar, sem julgar

Talvez não existissem tantas faltas

Quase nada sabemos…

Tantos mundos fechados nos quartos, claros ou escuros

Nos sorrisos, nos falsos abrigos

Quase nada sabemos…

Alda M S Santos

Trocas

TROCAS

As vezes queremos fazer umas trocas

Daquelas que não contam o valor financeiro

Fecham em nós algumas brocas

E geram o prazer de nos sentir inteiros

Alguém troca?

Um sol quente no ar condicionado por um banho de cachoeira

Uma balada entre luzes por um vinho em volta de uma fogueira

Um restaurante sofisticado por uma pipoca na praça

Uma saudade que machuca por alguém que nos abraça

Alguém troca?

Uma conta bancária por um trabalho prazeroso

Um banho de sais por um mergulho no rio gostoso

Um passeio de volta ao mundo

Por alguém que te faça se sentir o próprio mundo…

Alguém troca?

O valor das coisas está no prazer que nos proporcionam

Na capacidade de nos tornar especiais

Entre tantos outros iguais…

Alguém troca?

Alda M S Santos

Tem poder

TEM PODER

Mais que força, tem poder

Mais que animação, tem energia

Mais que luz, tem brilho

Mais que truques, tem magia

Move montanhas, alcança as estrelas

Seca lágrimas, abre sorrisos

Abraça apertado, grita calado

Destrói barreiras, atravessa fronteiras

Despe-se sem pudor, o corpo, a alma

Banha-se na cachoeira, se aquece numa fogueira

Pensa morrer de dor, de saudades,

Mas vive cultivando sorrisos, bondades

Sonha alto, se banha na lua, brinca de viver

Dá um olé no tempo, que insiste em correr

Abre caminhos, segue até sozinho

Mas prefere ter você para fazer acontecer…

Mais que força, tem poder

É o amor…

Alda M S Santos

Vida desperdiçada

VIDA DESPERDIÇADA

Quantas lágrimas serão derramadas

Até nada haver mais para chorar?

Quantas quedas serão necessárias

Até cair de vez e não mais levantar?

Quantos medos irão nos consumir

Até a coragem os mandar sumir?

Quantos amores irão naufragar

Até desaparecer o desejo de nesse barco navegar?

Quanta luz está sendo apagada

Por palavras tão duras, tão mal faladas?

Quantas pessoas estão se perdendo

Por falta de carinho, envelhecendo?

Quantos sorrisos e quanto amor desperdiçado

Num viver tão assim questionado?

Quanta vida está sendo perdida

Com tantas lutas, tanta briga?

Não perca tempo!

Enquanto houver vida

Simplesmente, viva!

Alda M S Santos

Na cachoeira, ao luar…

NA CACHOEIRA, AO LUAR…

Um dia ela acordou sem acordar, sabe como é, estava noutro mundo.

Andava nas trilhas da mata, pé ante pé. Ia em direção ao som que ouvia.

Era um som mágico. Não sabia se os outros também ouviam.

Não importava!

Ela só queria ir em direção à cachoeira. Seguia assim, toda faceira!

Buscava proteção!

Parecia ouvir passos indo na mesma direção, mas não via ninguém. Apenas sentia!

Sentia que alguém a seguia, mas nada temia. Era uma boa vibração, tal qual a que vinha da cachoeira e de seu coração.

Era noite ainda, o intenso luar iluminava o caminho.

Chegou à cachoeira, maravilhosa!

Sem sequer se despir, nela entrou. Lavou tudo, deixou lágrimas rolarem, lavou a alma…

Sua veste branca parecia uma segunda pele, grudada.

Foi atraída por uma força incomum.

E lá estava ele. Olhar profundo, doce, pidão!

Não teve medo, lentamente foi se aproximando…

E a ele estendeu a mão, os lábios, o corpo, a alma, o coração…

E toda a sua vida…

Alda M S Santos

Mais no meu blog vidaintensavida.com

#flalfestival 2019

Miniconto- palavra “proteção”

Sedução

SEDUÇÃO

Um toque de sedução

Leve, irresistível, puro

Nos envolve em emoção

Seja na luz ou na escuridão

Como um sonho, vem suave

Aos poucos, devagarzinho

Nos abraça, nos acolhe

Nos aquece de mansinho

Logo é torrente, sensação

Como onda fria, intensa vibração

Nos encanta, nos invade

Forte, prazerosa, sem maldade

Pura sedução em forma de natureza

É vida, é prazer, é grandeza!

Entregue-se!

Alda M S Santos

Identidade

IDENTIDADE

Quando a identidade está meio confusa

Não nos enxergamos, está desfocada

Perdemos a essência daquilo que somos

Bons amigos nos trazem de volta, dão uma animada

Sem pedir, nos relembram aquilo que fomos, que somos

Nos devolvem a luz do que nos é essencial

Fazem-nos ver sob o olhar do amor

Aquilo que deixamos se perder no corriqueiro, no trivial

Nada melhor que quem conosco conviveu

De nós trabalho, alegria e amor recebeu

Para nos fazer crer que ainda existimos

Que pelas dificuldades não nos consumimos

O outro é o espelho amigo que reflete o melhor de nós

Quando precisamos reativar nossa identidade

Ser para nós mesmos mais amor, mais bondade!

Alda M S Santos

Mantra

MANTRA

Ser e fazer feliz- esse é meu mantra

Não dá para desligar, separar um do outro

Assim a vida não nos desencanta…

Fazer do trabalho um lazer

Do dia a dia sempre algo novo por fazer

Dos amigos uma vida de prazer…

Olhar bem, compreender, perdoar, aceitar

Não precisa ter pressa, ir devagar

Fazer do nosso espaço um bom lugar…

Meu mantra é sempre amar

Ser sorriso, carinho, abrigo

Mesmo se a vida doer, fraquejar

Não sofrer ou oferecer perigo…

Meu mantra é amar enquanto a vida por aqui durar…

Alda M S Santos

O que me toca fundo

O QUE ME TOCA FUNDO

O que me toca mais fundo?

A sinfonia de pássaros numa árvore na janela

O desabrochar de um botão de rosa

O som suave no leito de um rio

A força torrencial das águas de uma cachoeira

O constante vai-e-vem das ondas do mar

Uma canção feita de versos singelos

Uma valsa dançada por um par em sincronia

O sorriso puro de uma criança

Uma mãe que amamenta seu filho

Um jovem de joelhos a rezar

O abraço de um casal apaixonado

A saudade nos olhos de um idoso que sofre abandonado pela vida

A bondade no coração de quem se doa?

Não sei…

São muitas as coisas tristes na vida,

Mas são tantas as coisas tocantes e lindas,

Que por elas vale um esforço para viver!

Alda M S Santos

Poetar

POETAR

A habilidade de os sentidos apurar

Acionar até o sexto sentido

Nada perder, tudo captar no ar

Até o que parece falido

Ter um novo olhar, mais atento

Ativar olfato, audição, aguda percepção

Ter em si mesmo novo alento

Potencializar ainda mais a intuição

Entraves enxergar, parcerias buscar

Não querer sozinho caminhar

Será que isso é poetar?

O poeta Estevam disse que poetar é

“Transmitir angelicais inspirações”

Vou mais além: é receber, processar e repartir sensações…

Alda M S Santos

Um anjo passou por aqui

UM ANJO PASSOU POR AQUI

Um anjo passou por aqui

Senti o bater de suas asas suaves

Quase me ofusquei com o brilho que irradiava

E me apaixonei por aquilo que falava

Um anjo passou por aqui

Trouxe esperança, carinho, cuidado

Não tinha pressa, não se incomodava

Apenas me ouvia, minhas lágrimas enxugava

Um anjo passou por aqui

Mostrou um caminho mais colorido

Despertou-me sorrisos, alegria

E se propôs a ser meu guia

Um anjo passou por aqui

Fez-me dormir, meu coração acalmava

Meu corpo cansado acalentava

E minha alma sedenta abençoava

Um anjo passou por aqui

Quando acordei não mais o vi

Mas sua presença ficou gravada em mim…

Alda M S Santos

Chuva combina com o quê?

CHUVA COMBINA COM O QUÊ?

Chuva combina com o quê?

Uma rede, um livro, um poema

Sofá, pipoca, filme, qual o tema?

Chuva combina com o quê?

Casaco, galocha, indisposição

Música, viola, animação?

Chuva combina com o quê?

Uma sesta depois do almoço

Um dia sem muito alvoroço?

Chuva combina com o quê?

Rosto rosado, nariz gelado

Um beijo sob o guarda-chuva, molhado?

Chuva combina com o quê?

Raios, medos, trovões

Um colo que acolhe corações?

Chuva combina com o quê?

Um banho longo e quentinho a dois

Um amor lento e gostoso depois?

Chuva combina com o quê?

Com natureza, beleza, poesia

Com poetas em perfeita sintonia?

Chuva combina com vida que se renova

A cada gota que abastece e bota nossa existência à prova…

Saudade de combinar com a chuva…

Alda M S Santos

A própria vida

A PRÓPRIA VIDA

Para uns, inspiração

Para outros, confusão

Alguns leem com a razão

Outros já sentem com o coração

E a alma de um poeta a versar

Segue organizando esse caos

Tentando fazer valer a pena

O que a pena nem sempre consegue registrar…

Para uns, encantamento

Para outros, fingimento

Finge que é feliz, finge que não dói

Que não se importa com o que se diz

Mas em tudo há deslumbramento

Pelo que vê, sente, ressente

E nisso tudo há muito contentamento…

Para uns, letras, versos, poemas

Para outros, um passatempo

Para o poeta, a própria vida

Um meio de viver com seu sentimento…

Alda M S Santos

Dia do poeta

DIA DO POETA

A arte de captar a poesia

E transformá-la em poemas…

Que possamos prosseguir

Nesse caminho terapêutico da poesia

Espalhando amor e alegria

Feliz do a do poeta a todos!

Alda M S Santos

No meio do rio

NO MEIO DO RIO

Uma estrada, a volta para casa

No meio da estrada, uma ponte

Sob a ponte, um outro caminho…

No meio do caminho tinha um rio

No meio do rio tinha uma pedra

No meio da pedra e de toda essa beleza

Estava eu…

Encantada, embriagada com toda essa natureza

Nas águas mornas do rio, muitos peixinhos

Beliscando meus pés, fazendo cócegas, risinhos

Ai que vontade de mergulhar

De roupa e tudo ou como vim ao mundo…

Apenas àquela maravilha poder me entregar

Ser feliz, relaxar…

Uma estrada, uma ponte

Um caminho, um rio, uma pedra

E lá estava eu…

Tentando ser mais eu!

Alda M S Santos

Um caso de amor

UM CASO DE AMOR

Vivo um caso de amor

Às vezes o deixo meio abandonado

Mas mesmo quando parece descuidado

Ele é antigo, eterno, apaixonado

Vivo um caso de amor

Esse amor é leal, pede atenção

Fica mais bonito com disciplina e dedicação

Corpo, mente e alma em busca da harmônica condução

Vivo um caso de amor

É comigo meu caso de amor mais intenso

Tem desejo, tem paixão, bom senso

Falhas, admiração, perdão, consenso

Meu caso de amor maior é assim

Cercado por anjos: Querubim, Serafim

Saúde, cuidado, começa e termina em mim

Aí, sim, quem sabe venha a ter no outro algum fim…

Alda M S Santos

A natureza

A NATUREZA

A natureza fala conosco todo o tempo

Usa de muitos recursos para se comunicar

É deslumbrante, fala de vida

Às vezes nos tira para dançar

Grita nos trovões, nas tempestades

Sussurra nas leves ondas do mar

Abraça-nos nos raios do sol escaldante

Acaricia dois corpos de amor ao luar

Como brisa em nossos ouvidos um canto entoa

Aquece nossa pele, doce verão

Ora nos refresca numa leve garoa

É sempre amor, não importa a estação

Nas águas de uma cachoeira

Ela mostra sua beleza, sua magia

E eu cá embaixo entendo, não dou bobeira

E logo registro a poesia…

Alda M S Santos

Como o vento

COMO O VENTO

Como o vento, às vezes sou brisa suave

Leve, delicada, que arrepia a pele de prazer

E deixa o coração calmo, doce enternecer…

Às vezes faço bagunça, sou ventania

Tiro tudo de lugar, misturo emoções, perco-me nessa agonia

E tento me satisfazer nessa tensão, intensa magia…

Às vezes sou furacão, emoção, paixão

Em poucos momentos, êxtase, explosão

E, aos poucos, feliz, tudo volta a antiga condição…

Sou assim, fenômeno da natureza

Delicadeza, força, magia, mistério, grandeza

E a cada transformação, sempre emoção

Encanto, evolução…

Alda M S Santos

Certezas

CERTEZAS

Quantas certezas já tivemos

E se desfizeram com o vento

Quantas dúvidas nos consumimos

E ainda assim, seguimos?

Quantas certezas nos sustentaram

E depois nos derrubaram

Quantas dúvidas nos derrubaram

E finalmente nos levantaram?

Quantas certezas nos salvaram

E depois nos enganaram

Quantas dúvidas nos enrijeceram

E, enfim, nos amoleceram?

Certezas e dúvidas…

Na dúvida, melhor não se fiar nas certezas

Nas certezas, um pouco de questionamento é de extrema nobreza…

Alda M S Santos

Faça três pedidos

FAÇA TRÊS PEDIDOS

Não encontrei a lâmpada de Aladim

Tampouco um gênio a me conceder três pedidos

Mas ele me disse: meu amor te concederá três desejos

Olhei para ele e não consegui identificar de onde o conhecia

Tinha um olhar terno de imensa bondade

Olhava fundo em meus olhos

Havia muito amor ali, parecia me conhecer até a alma

Eu não precisaria nada pedir

Ele chegou e me deu um longo abraço apertado

Daqueles que matam saudades seculares

“Este pedido não vale”- ele disse

“Não quero mais nada”- beijou as lágrimas que escorriam

Deu-me as mãos, levou-me com ele

Como se asas brotassem em mim

Voei alto, bem alto, tudo apreciando

Sentindo-me tão à vontade, total sintonia

Não havia medo, tampouco ansiedade

Sentamo-nos no alto de uma montanha

Da altura das nuvens, cachoeiras em cascata ao redor

Pássaros pousavam nas nossas mãos

“É sonho? Não quero acordar!”- afirmei

Uma veste branca, fina e leve cobria meu corpo

Balançava todo o tempo como um halo de luz

Eu flutuava, levitava, cheguei a uma imensa porta

Estendi as mãos para ele

“Não! Ainda não! Virei te buscar na hora certa”

Deu-me um longo beijo e me colocou de novo lá embaixo

“Siga seu caminho, você está indo bem”!

Falei que meu único pedido era ir com ele

“Ainda não é chegada a hora”

Soprou-me um beijo e sumiu…

Fiquei ali com meus três desejos

Fé, esperança e amor renovados…

O outro teria que esperar!

Alda M S Santos

(Re)encontro de almas

(RE)ENCONTRO DE ALMAS

Antes de virem para esse mundo

De um outro mundo bem diferente

Onde tudo é claro, nítido, sem subterfúgios

Será que as almas gêmeas ou afins

Fazem algum combinado para se reconhecerem por aqui?

Um olhar mais demorado

Um toque eletrizante, um poema emocionante

Talvez um sorriso sem igual

Ou até mesmo uma piscadela especial?

Um abraço mais demorado, um beijo assustado

Quem sabe uma palavra, como um código, abracadabra

Ou uma senha que só elas saberiam?

Poderia ser também um lugar marcado

Como uma cachoeira, local isolado

Onde se banhariam como no passado…

Saboreando sorvete no banco da praça

Na fila do cinema comprando pipoca, meio sem graça

Num hospital tomando uma injeção

Ganhando bala na festa de Cosme e Damião

Na igreja, na praia, na fazenda montada no alazão

Ou, simplesmente, no último lugar em que deitaram e rolaram

E, apaixonadamente, se amaram?

Penso que há sim esse código, senha

Ou seja lá como se chame

Se ficarmos mesmo atentos

Talvez a gente até possa ouvir os sinos

Ou os anjos dizendo:

“Até que enfim, sinto perfume de jasmim”!

Você já (re)encontrou alguma alma assim?

Alda M S Santos

Cara lavada

CARA LAVADA

A cara é pintada, enfeitada

Para chamar atenção ou esconder emoção

Que resta quando a cara é lavada?

Quase sempre faz estardalhaço

A vida de um palhaço é só embaraço

Que se desfaz num beijo, num abraço

Nessa vida de palhaçada

Vai levando toda a meninada

A sorrir dia, noite ou madrugada

Mas pode ser cilada, não se deixe enganar

Se o sorriso se abrir, mas o olhar não acompanhar

Ao palhaço feliz falta amar…

Que resta quando a cara é lavada?

Alda M S Santos

Quero a paz

QUERO A PAZ

Quero a paz de uma manhã de pássaros a cantar

Lembrando que a vida é breve, é bela

E que não vale a pena chorar

Quero a paz que sinto num abraço fraterno

Que diz “te amo” sem palavras

E faz todo meu mundo mais terno

Quero a paz que reina numa cachoeira

Um sorriso doce que ilumina até a alma

E na natureza, intensa à sua maneira

Quero a paz de um amor verdadeiro

Onde haja confiança, prazer, intensidade

Daqueles aos quais nos entregamos por inteiro…

Alda M S Santos

Cicatrizes

CICATRIZES

Cicatrizes carregam consigo uma trilha

Um caminho a lembrar do percorrido até ali

Caminho que nela teve fim

Da cicatriz para trás, o vivido, vencido, curado

Da cicatriz em diante nada há, exceto expectativas

Dali para a frente, novas trilhas, novos caminhos

Independentes do caminho anterior

As feridas passadas deixaram a marca

Mas não é ela que irá determinar para onde ir

Novos caminhos, novos aprendizados, novas feridas ou cicatrizes

Ou não!

É preciso seguir para descobrir …

Vamos?

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑