CHUVA, CHOVA!
Chuva, chova!
Só faltava você, seu cheiro
Seu tilintar no meu telhado
Seu pinga, pinga na minha janela
Para embalar meu sono,
Para encantar meus sonhos…
Mas venha com bastante calma,
Pois posso ficar tentada,
A ir aí pra fora
Fazer bagunça junto a ti…
E adeus sono….
Alda M S Santos
DIAS DIFÍCEIS
Para dias difíceis, pessoas fáceis.
Na falta, fique consigo mesmo!
Ainda que você não seja muito fácil,
É alguém que conhece há mais tempo que se pode lembrar,
Que aturou cada sorriso, cada lágrima, cada dor ou prazer,
Mesmo que não esteja uma boa companhia,
Sempre será alguém com que se pode contar!
Não se abandone!
Alda M S Santos
É PRECISO PERMITIR-SE!
É preciso se permitir sorrir para o bem propagar, o bem atrair
Mas também é preciso se permitir chorar,
Para a tristeza extravasar, a alma lavar.
É preciso se permitir amar para a vida ser plena, o coração não ser pequeno,
Mas também é preciso se permitir não gostar, se afastar do que faz mal,
Para respeitar a si e ao outro.
É preciso ser permitir falar, dizer tudo que agrada ou incomoda,
Mas também é preciso se permitir calar, silenciar, segredar,
Para não magoar, não magoar-se!
É preciso se permitir ser o que é, viver a própria essência,
Mas também é preciso saber aceitar a essência dos outros.
É preciso se permitir viver,
Mas de um modo que não fira ou impossibilite a vida alheia.
É preciso permitir e permitir-se!
Alda M S Santos
PRIMAVERAS DE DENTRO
Quem vê a beleza de uma rosa,
Sua frescura, sua cor e perfume
Intensa delicadeza e suavidade
Não imagina quantos obstáculos rompeu
Quantas dores sofreu, sede passou,
Insetos e pragas enfrentou,
Ou quanta persistência foi necessária
Para chegar a mostrar tamanho esplendor.
De tantas lutas ficaram os espinhos,
Lembrança de que nada se alcança,
Por mais delicada e bela, sem lutas.
Foi inverno, é primavera!
Mas nada dura para sempre!
Nem os invernos, nem as rosas, nem as primaveras,
Fora ou dentro da gente.
Alda M S Santos
MINANDO
Algumas coisas têm o dom de nos minar as forças
De sugar nossas energias, de nos deixar no caos:
Dores físicas nos tiram o foco, o raciocínio,
Sustos nos atropelam, nos lançam fora de órbita,
Sorrisos excessivos nos mantêm na “alegria” forçada,
Lágrimas intensas ou represadas nos deixam secos, apagados,
Dores da alma são capazes de nos lançar no fundo do poço.
Mas, tudo isso, se bem trabalhado e respeitando o tempo de cada um,
Pode ser extremamente benéfico e trazer nova luz e alento.
Afinal, somos baldes nessa vida: um eterno descer e subir de poços.
Alda M S Santos
PESOS
O que pesa mais:
Uma cabeça cheia de pensamentos e ideias,
Ou um coração recheado de sentimentos e esperanças?
O que pesa mais?
A razão que tudo entende, aceita, se conforma,
Ou um coração que ama, sofre, mas agradece?
Leve ou pesado, fácil ou difícil
Tudo sempre irá depender
Das forças de cada um…
Alda M S Santos
HISTÓRIAS
Onde moram as histórias?
Numa praça em uma cidade centenária,
Numa obra de arte, numa música,
Numa fonte luminosa, num rio corrente,
Numa escultura, num livro, num poema,
Numa estrada, num caminho tantas vezes trilhado?
Parece que sim! Mas não!
As histórias moram dentro das pessoas!
Pessoas que as criaram,
Que as escreveram, que as viveram.
Esses espaços, objetos e ambientes,
É que têm o poder de ativar as lembranças, boas ou ruins.
Ao olhar para qualquer um deles,
Algo desperta dentro da gente.
Somos recheados de histórias, de saudades,
De desejo de reviver, de nostalgia…
Nós somos a história!
Alda M S Santos
ELE SEMPRE ESTÁ PRESENTE!
Quando a gente sente a proteção Dele
Numa curva qualquer da estrada
Num ambulatório hospitalar,
Nas palavras pronunciadas com sabedoria,
Ou até mesmo com raiva,
No silêncio oportuno dentro da gente,
Nas lágrimas que caem e quase tudo levam,
E deixam o que tem de valioso em nossa alma,
Aparente, ou não…
Na resposta sempre providencial,
Ainda que não nos pareça a mais adequada,
Ele está!
Basta confiar em Seu amor!
Deus tem modos especiais de nos manter perto Dele,
De Sua bondade, de Seu perdão.
É preciso confiar e agradecer!
Alda M S Santos
QUESTÕES
Sempre tidas como afirmativas
Algumas questões ainda são levantadas:
O amor em tudo crê mesmo,
É capaz de suportar qualquer coisa,
Aventura-se por mares desconhecidos,
Não desiste, persiste, se entrega,
Busca colo, oferece colo,
Arrisca a vida, desafia a morte?
Afirmativas ou negativas,
Tudo vai depender de quem ama ou desama.
Até mesmo o amor é processado de modos diferentes,
Dependendo de sua morada,
Pois todo telhado é posto à prova nas tempestades.
Alda M S Santos
QUE TENS A OFERECER?
Que tens a oferecer?
A cola que alucina, a esmola paliativa,
Ou a mola que impulsiona e leva pra frente?
Que tens a oferecer?
O pão, a fruta, o doce que alimentam o corpo
Ou a doçura, a base que acalentam
E encorajam a buscar algo produtivo?
Que tens a oferecer?
Uma roupa que não quer mais, um calçado que aperta,
O cobertor puído, qualquer descarte,
Ou a atenção que busca dentro de si e entrega com prazer?
Que tens a oferecer?
Um coração para amar, um sorriso para alegrar,
Ou uma lágrima para enxugar, um ombro para chorar?
Pureza, amor solidário, saudade, tristeza, alimento
O que vier, se vier do coração,
Recarrega e abastece a alma…
Que tens a oferecer?
Alda M S Santos
BOMBA-RELÓGIO
Vida contada, morte anunciada
O que é viver sob uma espada
Na expectativa do fim, e nada temer?
Tantos vivem assim, esperando apenas
Que o relógio chegue a 00:00:00
Se dói, a dor irá embora.
Não temer o fim é sinal que a vida valeu
Ou que de nada vale?
Alívio total!
Alda M S Santos
QUARTO VAZIO
Um quarto vazio a mais na casa
Um espaço “desocupado” na alma
Daqueles desocupados que ocupam muito espaço
E que parecem estar mais cheios que os demais.
Um quarto vazio a mais na casa
Um quarto vazio dentro de mim
Olho para ele, fecho a porta, prefiro não ver.
Dói menos.
Olho novamente, sou atraída,
Abro a porta, entro, sento na cama,
Relembro, sorrio, é bom, saudades…
E choro. Dói também.
Qualquer espaço vazio é muito ocupado
Preenchido por inúmeras lembranças.
Tatuadas na alma da gente
No quarto vazio dentro de nosso coração.
Alda M S Santos
PING PONG
Energia e animação: 10
Boa vontade e doação: chego lá
Autoconfiança e autoestima: já foi 0, chegou a 10, anda oscilando.
Amor e carinho: doado ou recebido?
Sexo: rsrsr, feminino
Amizade: a que se fortalece na diferença
Ídolo: Jesus, o Cristo
Música: a que desperta
Esporte: dança da vida
Vício: pessoas
Faz sorrir: amor
Faz chorar: amor
Tolerância: evoluindo
Sinceridade: não vou te magoar?
Confiança em terceiros: 11
Grau de burrice: depende dos envolvidos
Decepção: vide nota anterior
Fé: na humanidade
Sonhos: mudá-los de status
Saudade: dói
Lugar: natureza, sempre!
Capacidade de aprendizado: crescente até a morte
Alegria maior: viver
Alda M S Santos
ABANDONO
Qualquer abandono é compreensível
Até mesmo aceitável com o tempo,
Pais, filhos, amigos, familiares,
Aqueles nos quais mais confiou na vida.
Apenas um abandono não é aceitável nunca,
Sob pena de morte em vida:
O abandono de si mesmo!
Alda M S Santos
POESIA
Toda poesia é despertada no silêncio de um coração,
Pois toda poesia finca raiz e brota nas dores, nas mágoas
Nas alegrias, nas tristezas,
Na profundidade do olhar, na intensidade das emoções.
Daí estende galhos e flores para todos os cantos…
Os que têm poesia dentro de si,
Enxergam todo esse encanto
Colhem e repassam
E enfeitam a vida por aí…
Alda M S Santos
O QUE PESA MAIS?
O que pesa mais,
A culpa por algo que fez,
Ou o arrependimento pelo que deixou de fazer?
O que pesa mais,
O amor que foi poupado,
Ou o ódio que foi exagerado?
O que pesa mais,
A ingênua confiança,
Ou a excessiva desconfiança?
O que pesa mais,
Um afeto cheio de problemas,
Ou um desafeto todo “light”?
O que pesa mais,
Uma morte que se “escolhe” e aceita,
Ou uma vida ou morte determinada pelos outros?
O que pesa mais?
Alda M S Santos
CAMINHOS CONTROVERSOS
Para se encontrar talvez o melhor caminho
Seja esconder ou ignorar certas partes de si
Bloquear algumas trilhas ou atalhos
Fechar algumas caixas secretas que insistem em se abrir.
Há caminhos que se apresentam para confundir,
Quando não se está preparado para trilhá-los.
Há peças que não se encaixam no jogo.
Há encaixes que no momento não parecem se adequar.
Há jogos feitos para ganhar, outros para perder
E aqueles feitos apenas para jogar…
Alda M S Santos
MORRER POR AMOR?
Nada de Romeu e Julieta,
Esse romantismo exacerbado,
Amor impossível, que se mata para permanecer “junto”.
Mas que há muitos que se envenenam dia a dia,
Pelo outro, para o outro,
Isso não se pode negar!
A cada vez que você se nega,
Que deixa de lado algo que ama,
Que abre mão, que cuida, que se descuida,
Que tolera coisas que não gosta,
Que deixa espaços vazios,
Que se conforma com a falta de algo,
Que “cede” sua felicidade para proteger o outro,
Para ver o outro bem,
Um pouco de “veneno” é ingerido.
Há muitas maneiras de “morrer” para manter vivo a quem se ama!
Há muitas maneiras de “viver” para não matar a quem se ama.
Alda M S Santos
APRENDIZADOS
Entre as coisas mais difíceis que existem
Estão saber a hora de ouvir, de falar e de se calar.
Quase tudo na vida envolve esses três atos,
Para ajudar a nós mesmos ou para ajudar os outros.
Depois disso decidido, ainda há o melhor meio de fazê-lo.
Aí é aguardar os resultados, as consequências.
Mas fazer aquilo que acredita certo,
Confiar na própria consciência,
Ainda que os resultados não sejam os melhores,
Que seja criticado ou incompreendido,
É, sem dúvida, o melhor meio de agir.
O menor dos saldos ainda é valioso: o aprendizado
Alda M S Santos
É PRECISO EMAGRE(SER)!
A toda e qualquer criatura, masculina ou feminina,
Se for perguntado sobre o próprio corpo,
Maioria estará insatisfeita e certamente dirá:
Gostaria de emagrecer uns quilos,
Perder a barriga, uns culotes, ganhar músculos!
Os motivos são sempre estéticos: cuidar da aparência.
Pouquíssimos estarão preocupados com a saúde,
Ao contrário, fazem até procedimentos que a colocam em risco.
Num mundo em que uma boa “estampa”, uma boa imagem valem quase tudo,
É até compreensível que todos queiram cuidar do físico.
Estar bem com o próprio corpo, cuidar da autoestima,
É um modo de nos conectar melhor com nosso interior.
É preciso emagrecer, sim, se for nossa vontade, retirar os excessos do corpo pode fazer bem!
Mas é fundamental emagre(ser), retirar os excessos que engordam a alma,
Que nos impedem de nos amar e amar os outros.
Essa “gordura” é a mais difícil de perder.
Alda M S Santos
DOAR-SE É EGOÍSMO?
Receber, ganhar, são sensações muito boas, bem sabemos!
Mas perdem para o prazer de doar, de se doar, de oferecer o que temos, o que somos…
Qualquer bem a qualquer um!
Será que tudo não passa de uma atitude egoísta, afinal?
Doar para fazer bem a si mesmo?
Que seja!
Doando, se abrindo, enfeitando, florindo por aí,
Ao menos o prazer é compartilhado!
Alda M S Santos
É DE ADOECER!
O que é capaz de nos adoecer?
Um vírus que nos manda pra cama,
Uma bactéria mais resistente que a gente,
Um fungo insistente e causador de males e alergias?
Sim! Tudo isso!
Doenças curáveis com drogas alopáticas ou homeopáticas.
Mas e quando o mal dói,
Corrói, invade, aperta,
Você sabe que ele existe,
Porém, não sabe onde ele nasce,
Tampouco como se alastra do corpo para a alma,
Ou da alma para o corpo?
E o principal: não encontra a medicação adequada,
Ou um modo de curá-lo?
Até onde a Ciência é capaz de ajudar?
Quando a ajuda está no fundo de nós mesmos?
Alda M S Santos
CASA CHEIA
Casa cheia é sempre bom
Lotação total, nos divertimos, sorrimos
Interagimos, distraímos
Quase não nos notamos, perdidos em meio a tudo e todos.
Em “casa cheia” acabamos escondidos de nós mesmos,
E quando todos se vão,
Em meio à nostálgica solidão, nos vazios de uma “casa cheia”,
Podemos nos reencontrar
Ou ao menos tentar fazê-lo,
E ser felizes, ou não…
Alda M S Santos
SOU FEITA, NÃO PERFEITA!
Sou feita de tudo aquilo que me cerca
Dos carinhos que recebo, das lágrimas que verto
Da luz que emito, da escuridão em que me meto,
Das emoções que compartilho, dos sonhos desfeitos,
Das esperanças que nutro, das decepções que engulo,
Dos topos que atinjo, dos tombos que levo…
Sou feita, estou sendo feita!
Sou feita, não perfeita!
Alda M S Santos
FURACÕES
Felizmente não temos furacões no Brasil!- comemoram alguns otimistas.
Troco qualquer furacão categoria cinco por toda a corrupção aqui existente!
-afirmam outros desiludidos e pessimistas.
A questão é: qual tempestade podemos controlar,
Aquela advinda das intempéries da natureza,
Ou a que nasce de nossos vendavais internos,
Dos egos inflados, das índoles duvidosas,
Das razões intransigentes, das emoções oscilantes?
-perguntam os mais realistas.
Temos, sim, muitas tempestades, vendavais e furacões no Brasil, nos brasileiros.
Quem ainda não notou pode estar chafurdado com a cabeça na lama
De si mesmo ou dos outros, como avestruzes.
Quem poderá condená-los?
Cada qual se defende como pode e com os recursos que tem.
Alda M S Santos
PRISÃO DOMICILIAR
Pode-se dizer que estão em prisão domiciliar
Aqueles que de dentro deles não saem?
Que dia e noite estão trancados em si mesmos
Aguardando a condenação final?
Quem sabe uma pena alternativa
Como doar tempo e amor a outro sofredor
Não os livre dessa dívida pessoal e social?
Alda M S Santos
Imagem google
POETAS DO AMOR
Falar de amor é quase sempre controverso
Posto que muitos não amam ou amam de modos diversos.
Mas escrever sobre o amor pode ser polêmico
Visto que uma parte considerável nunca entende os versos, ou o amor que se mostra,
Acham brega, piegas ou algo qualquer similar.
E há ainda os que colocam em questão o poeta:
É algum frustrado que não ama- afirmam!
Ou talvez seja alguém que ama escondido -acusam!
Pois ninguém normal fala assim de amor-concluem!
E de questão em questão
Os poetas do amor vão observando e escrevendo
Sentindo, amando e compondo,
À revelia dos que sequer entendem o amor,
Pois para entendê-lo, ou fazer dessa linda poesia um poema,
É preciso mergulhar, se molhar por inteiro, vivê-lo, ou ao menos tê-lo vivido,
Intensamente!
Alda M S Santos
ASSÉDIOS SEXUAIS
Não sei qual é pior, ser homem ou ser mulher
Em tempos de assédios sexuais.
Um olhar, um abraço ou um beijo, roubados ou cedidos,
Uma esbarrada no transporte coletivo, proposital ou não,
Até uma ejaculação, certeira ou não, consentida ou não,
Não há como definir a intenção ou veracidade,
Tudo pode ser estupro ou apenas constrangimento moral.
Sei lá!
Esse mundo anda muito errado para as pessoas certas
E muito certo para as pessoas erradas.
Na dúvida, não olhe, não beije, não abrace, não encoste, não goze,
Ou siga sua consciência, faça tudo isso, e aguente as consequências: morais, imorais ou legais!
Alda M S Santos
UM ANO DE BLOG: HAPPY BIRTHDAY TO US! THANKS!
“Tudo era apenas uma brincadeira que foi crescendo, crescendo, me absorvendo…
E de repente eu me vi assim completamente tua…”
Um ano se passou!
O que começou como uma brincadeira tornou-se uma grande necessidade.
O prazer de poder colocar aqui meus sentimentos, meus versos, minha prosa,
Poder criar, extravasar o que vai dentro de mim, o que percebo do mundo a minha volta, é uma catarse.
Encontrar uma imagem que corresponda ao escrito também é outra tarefa estimulante.
Poder “usar” a todos vocês, que se dispõem a me acompanhar, como receptáculos de minha criação,
Tantas vezes sendo dela a inspiração, me salva da loucura que ronda continuamente a todos nós.
O hábito de escrever diariamente, ter acesso ao que vai dentro de vocês também, o retorno que me dão, nos torna um pouco conhecidos, um pouco amigos, um pouco irmãos.
Quem escreve sabe bem interpretar o que está por trás de cada inspiração transformada em palavras, em versos.
Quem ousa compartilhar sabe o quanto isso pode ser aterrorizante e, ao mesmo tempo, estimulante, viciante e benéfico.
Muito obrigada a cada um de vocês!
Feliz aniversário a nós!
Vida, intensa vida a todos!
Alda M S Santos
É QUE UM CARINHO ÀS VEZES (SEMPRE) CAI BEM!
Tudo pode parecer ruir e o mundo estar nublado
E querermos apenas a nós mesmos num cantinho qualquer
Acreditando que nada irá mudar.
Mas nada, nada mesmo nessa vida
Tem o poder de derrubar qualquer muralha
Furar qualquer blindagem
Enxugar ou amenizar o fluxo de qualquer lágrima,
Reduzir cansaço ou tristeza crônica
Despertar a força interior
Fazer abrir um sorriso,
Que um abraço, um beijo, uma palavra doce, um olhar terno.
Mesmo os mais durões e resistentes sabem e aceitam:
“É que um carinho às vezes (sempre) cai bem!”
Abraços grátis a todos!
Alda M S Santos
NO MESMO COMPASSO
As melhores danças da vida quase nunca são solo
São danças aos pares, em grupos, grandes ou pequenos
Bem coreografadas ou livres
Mas sempre acompanhadas.
Manter o mesmo compasso é fundamental
Para uma boa apresentação
Nesse grande palco chamado vida.
Alda M S Santos
AMOR TATUADO
Tatuagens têm a fama de serem eternas
Uma vez tatuado, sempre tatuado
Retirar é deixar outra marca muitas vezes bem feia
Tatuar por cima apenas disfarça a imagem anterior
Os amores de nossas vidas são assim
Uma vez amor, sempre amor
Pode apagar que fica lá uma sombra leve
Pode reescrever que usa as mesmas linhas
Talvez até as mesmas palavras, nuances, cores
Bom mesmo é deixar tatuado
Marcas do que viveu, do quanto amou
Algumas “tatuagens” são tão profundas que só a gente nota
E nunca gostaríamos de apagar!
Alda M S Santos
SABER AMAR
Saber amar é uma arte!
Uma arte tão simples que muitos não entendem
Complicam, distorcem, deturpam, confundem
Não construímos algo para amar
Amamos algo já existente,
Ou não…
Ainda que exista apenas em nossa mente,
Apenas os descobrimos,
E, irremediavelmente,
Amamos…
Alda M S Santos
DISTRIBUIR AMOR
Distribuir amor é como plantar flor
Cedo ou tarde a flor bem regada e cuidada
Nasce, cresce, enfeita e alegra o mundo
Cedo ou tarde o amor doado,
Bem irrigado com sorrisos, lágrimas, sinceridade
Cresce, encanta, preenche e transborda
E retorna pra dentro da gente.
Ainda que a flor pareça perecer,
Ainda que o amor pareça morrer,
Apenas recolhem-se por pequenos períodos
Para voltar mais lindos, mais fortes!
Alda M S Santos
NO OLHO DO FURACÃO
Quando se está no olho do furacão
Tudo gira, sobe, desce, cai
Se atrapalha, se confunde, se perde…
E quando se acostuma a tamanha pressão
Ele se desfaz,
E tudo que estava no seu centro
É lançado para longe,
E torna-se sem sentido…
Alda M S Santos
SUJEITOS DO AMOR
No amor há vários tipos de sujeitos:
Sujeitos comuns, aqueles que em nada diferem uns dos outros, amam igual a todos, seguem todas as normas e regras estabelecidas. Vida tranquila.
Sujeitos simples, aqueles que veem o amor em todos os lugares, do modo mais fácil, leve e alegre possível. Sorriem e se entregam. São felizes.
Sujeitos ocultos, aqueles que amam escondido, com medo, achando que algo sempre pode dar errado. Amam sofrendo.
Sujeitos compostos, aqueles que amam juntinhos, em pares, duplos, quase um só. Muito felizes!
Sujeitos indeterminados, aqueles que não assumem que amam. Não gostam de amar. Negam até a morte o amor. Muito racionais. Nunca aparecem. Vegetam.
Sujeitos são aqueles que devem exercer a ação de amar.
É preciso se sujeitar ao amor.
É preciso viver!
Alda M S Santos
PREENCHIMENTO E IMPENETRABILIDADE
Manter em nós todos os espaços preenchidos
Preferencialmente por sentimentos positivos,
Pessoas queridas e ações boas
Evita que sentimentos ruins,
Pessoas impróprias e atitudes negativas se apossem.
É a lei de Newton da impenetrabilidade:
Dois corpos não ocupam, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço!
Alda M S Santos
CONFUSÃO
Emoções em ebulição
Dúvidas em questão
Angústias na contramão
Silêncios sem razão
Atitudes sem reflexão
Geram vidas em confusão!
Faz-se necessário, equilíbrio sem senão!
Alda M S Santos
AMPULHETA
Viemos de fábrica com uma ampulheta invisível
Cada qual com uma diferente
Com um tempo já contado
Mas vale o mesmo para todos
Se fixarmos nela nossas vistas, nossas energias, nossas preocupações
No tempo que ainda nos resta
Não conseguiremos segurá-lo ou fazer com que passe mais devagar, ou mais depressa
Apenas o tempo não terá qualidade, não será devidamente aproveitado.
Certo é que ele passa, a vida passa
Quem fica parado ou muito preocupado está tentando segurar a ampulheta.
E perdendo um tempo valioso de amor e alegrias!
Alda M S Santos
Imagem google
TOQUES QUE ENTOCAM
Magia do toque que toca fundo
Sequer precisa usar a pele
Usa as palavras ternas que arrepiam
O olhar sincero e amigo que enternece
Os ouvidos que acolhem e atraem
A disposição para colher com amor nossas dores
E transformá-las em motivo de prazer e alegria.
Toques que tocam a alma
São toques que entocam nossos corações
E não deixam ir embora!
Alda M S Santos
EXPECTATIVAS
Segunda ou sexta-feira?
Quarta-feira ou domingo?
O que difere um dia do outro, um mês do outro?
A expectativa que neles colocamos, certamente!
Levantar da cama disposto para o trabalho
O passeio, a família, o namoro
Faz com que qualquer dia tenha a “cara” de sábado.
Levantar com rabugice e mau humor dá a todo dia o tom da preguiça característica da segunda- feira!
Quero sete dias na semana com aparência de disposição, energia e amor!
Vamos levantar! Boa semana!
Alda M S Santos
Foto de Sílvia Helena Brito
DELEITE
Deleite: Aquilo que agrada aos sentidos
Do primeiro ao quinto
De preferência atinge até o sexto sentido
São razões pelas quais vale viver.
Pois os nossos sentidos:
Visão, olfato, paladar, tato, audição, intuição
São apenas canais que levam o belo até nossa alma
E a tornam terna e completa!
Alda M S Santos
Foto de Sílvia Helena Brito
ROSAS
Maravilhosas são as rosas
Perfeitas em sua delicadeza,
Cores, perfumes, formas…
São quase unanimidade,
Quase!
Há os espinhos, necessitam muitos cuidados,
Poda, adubo, água, luz solar
Algumas cores não agradam também,
Uns incomodam-se com os insetos que elas atraem,
E têm curta durabilidade…
Prefiro ater-me às lindas cores
Delicadeza e perfume!
Espinhos? Todas têm!
Todos temos!
Mas somos belos e encantadores
Como criaturas do mesmo criador!
Alda M S Santos
ABRAÇOS GRÁTIS
Quem precisa pode até não identificar
Apenas sente falta de algo, um vazio
Mas quando recebe aquele abraço
Carregado de carinho e amor
De energia boa, de doação
Percebe claramente que faltava calor humano
E que pode não resolver tudo
Quase nada, aparentemente
Mas é capaz de ativar a força que está lá dentro
Afogada naquelas lágrimas represadas.
Ou num sorriso escondido atrás dos problemas e correria do dia-a-dia…
Abraço liberta! ❤️
Alda M S Santos
#carinhologos
DÓ MAIOR
Em dó maior, em mi menor
Não importa!
Sem dó, sem mimimi,
Precisamos é fazer essa orquestra funcionar
Tocar a mais harmoniosa de todas as melodias,
Na afinação que nos cabe,
Tocar o maior número possível de corações!
Alda M S Santos
DECEPÇÕES
Decepções são como nuvens escuras, carregadas
Passam, deixam uma tempestade de lágrimas
Vão embora, o Sol volta a brilhar
Mas nunca mais sobre as mesmas criaturas!
A tempestade lava a inocência
O Sol vem para secar as má(aguas)
E manter a vida em curso…
Alda M S Santos
REMÉDIO RUIM É QUE CURA!
Remédio ruim é que cura, diziam nossos avós
Numa tentativa meio besta de nos fazer tomar certas poções.
E era cada coisa amarga e intragável,
Quase pior que o próprio mal que visava combater.
Bem ou mal, acabávamos mesmo curados!
Resta saber se pelo malfadado chá ou se pelo tempo transcorrido.
Mas disso tudo ficou uma lição:
Remédio ruim cura, sim!
Desde unha encravada, passando por gripe forte, dor de dente, mau olhado, até dor de cotovelo!
Mas se ele vier acompanhado de uma canja de galinha,
Uma cama quentinha, um cafuné e muitos cuidados de amor,
O convalescente fica pronto pra outra rapidinho!
Alda M S Santos
DEIXAR-SE AMAR
Que aprende-se a amar, todos sabemos
Mas aprende-se também a deixar-se amar
Ambas as ações se conectam, se interligam
Quem não sabe amar, não sabe aproveitar o amor que recebe
Amor bem dado e amor bem recebido se multiplicam
Aprende-se a receber amor, doando amor
E aprende-se a doar amor, amando, na prática.
Não há manuais ou receitas, talvez algumas experiências.
Ambas as vozes do amor são ativas
Não existe passividade no amor
Amor passivo é vida inativa!
Alda M S Santos
UM MILHÃO DE AMIGOS PRA QUÊ?
Roberto e Erasmo quiseram ter um milhão de amigos
Se tiveram eu não sei.
Verdadeiros? Tampouco!
Sou mais simples, não me importo com a quantidade
Quero poucos, porém verdadeiros
Com os quais possa interagir, confiar, abraçar
Sorrir e chorar junto!
Assim, canto mais forte, cantamos mais forte!
Mas não dispenso um lindo verso, entre tantos, da canção:
“Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar…”
Assim, eu canto, e nos encantamos!
Alda M S Santos