Busca

vidaintensavida.com

poemas e reflexões da vida cotidiana

Autor

Alda M S Santos

Para mim, a vida é apaixonante, deixo o amor brotar, rego-o, alimento-o e o distribuo por onde passo.

Gentilezas

GENTILEZAS

A gentileza nunca é desperdiçada

 É apenas o primeiro dos movimentos em cadeia, 

O início da bola de neve, 

A primeira peça do dominó a tombar… 

O começo da coceirinha,

Até os irracionais sabem 

Qualquer um pode dar o primeiro pontapé,

Ou abraço, ou sorriso ou beijo…

Ou mordidinha, ou uma palavra de carinho…

Podemos começar… 

Alda M S Santos

Belezas Escondidas 

BELEZAS ESCONDIDAS

Muitas vezes a beleza está “no escuro”.

Basta uma luz incidir sobre ela 

Para que apareça maravilhosa. 

Tanta gente precisando do flash do nosso olhar…

Da luz que vem do nosso carinho

Da luminosidade da nossa atenção

Do brilho do nosso amor. 

Poupar para quê? Doemos! 

Alda M S Santos

Transcendendo

TRANSCENDENDO
Não adianta lindas vestes, belas maquiagens
Calçados de marca, perfumes importados
Cores e brilhos diversos….
Podemos até tentar, mas jamais chegaremos
À perfeição da criação divina
O mais simples de Deus é mais lindo
Que o nosso mais sofisticado!
Se quisermos nos assemelhar a Ele
Tentemos pelo amor…
Pois foi o que de melhor Ele nos ensinou
Nos presenteou com a capacidade de amar…
Quem sabe assim nossa beleza transcenda toda a natureza?
Alda M S Santos

Deixando brotar

DEIXANDO BROTAR

De onde menos se espera surgem grandes coisas, improváveis…

Num corpo frágil e pequeno está o coração mais solidário e altruísta que existe: Madre Teresa de Calcutá.

De uma simples ostra surge uma peça dura, resistente e linda como a pérola.

Das mãos defeituosas de Aleijadinho surgiram as mais lindas obras e esculturas de imagens Cristãs.

Mesmo com sua surdez, Beethoven criou maravilhas musicais.

De mentes “débeis” na infância surgiram gênios, o maior físico existente: Einstein.

O maior genocida de todos os tempos: Hitler.

Da “guerra ” sem violência surgiu a luta pela desigualdade racial de Martin Luther King, Nobel da Paz. 

De uma simples manjedoura surgiu o Salvador do Mundo: Jesus.

Muitas são as histórias de luta, superação, vitórias e solidariedade pós decepções e limitações.

De toda dor, de toda lágrima, de toda dificuldade, de todo problema,

Algo sempre irá brotar, irá renascer, irá crescer.

Bom ou ruim, produtivo ou não…

Somos nós que decidimos o que fazer com elas.

Cuidemos do que andamos regando em nossas mentes, em nossos corações,

Plantando em nossa alma…

Alda M S Santos

Que seja o bastante

QUE SEJA O BASTANTE 

Para uns, pura energia, para outros, espevitada 

Para uns, piegas, sentimental, para outros, carinho e emoção.

Para uns, encrenqueira, para outros, inteligente, questionadora.

Para uns, amiga, atenciosa, para outros, xereta e meio atrevida.

Audaciosa ou covarde, insegura ou dona da verdade, 

Egoísta ou altruísta, fria ou sensual, 

Seca ou amorosa, bondosa ou “aparecida”, 

Extrovertida ou tímida, forte ou chorona…

Todo o tempo, não sou nem um, nem outro.

Dispenso rótulos.

Eternamente em mudança, aprendendo, crescendo…

Nunca serei o que esperam de mim

Sequer serei o que espero de mim

Cada um vê em mim o que sua percepção permite captar

Cada um recebe de mim aquilo que conseguiu conquistar…

Enquanto estiver por aqui

Tentarei ser mais que ontem, menos que amanhã…

Parafraseando Carl Jung, “quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, acorda.”

Tentando sempre ambos…

Espero que seja o bastante.

Alda M S Santos

O coração sabe 

O CORAÇÃO SABE

Se nos deixarmos guiar pelo coração

Estaremos bem…

Ele sempre sabe, sempre!

E nos leva para onde precisamos estar

Nem sempre será onde nos agradem o tempo todo

Nem sempre será onde somos paparicados

Mas onde somos verdadeiramente amados. 

Se for doloroso onde estivermos

A questão é: quem nos levou até ali?

O que há de novo para aprender?

Qual a preciosa lição a tirar?

Se for o coração, as emoções

A travessia é válida.

O coração sabe se é querido, sente onde é amado. 

Aprendemos e crescemos na dor e nos desagrados também.

Se nos sentirmos amados, 

Deixemo-nos guiar…

O coração sabe…

Alda M S Santos

Sem convicções

SEM CONVICÇÕES

Chega um ponto da vida em que o melhor é não ter certezas

É questionar…

Não as pessoas, exatamente

Mas as situações, a nós mesmos. 

Certezas, convicções nos travam, nos impedem de evoluir

O que possibilita o crescimento é a dúvida

O que permite que algo se acrescente é o vazio

O que nos faz novos e melhores

É o mergulho em nós mesmos

É buscar aquilo que nos agrega, nos completa

Aceitar o que nos atrai sem culpas

Afastar o que nos repele sem preconceitos

E esquecer o que não nos acrescenta, não faz bem

Simplesmente não dar importância, não despender forças  

Poupar energia vital! 

Certezas? Poucas!

Dúvidas? Muitas!

Respostas? Vou buscar!

Se não encontrar, não vou sofrer

Aprendi que cedo ou tarde o tempo ensina. 

Alda M S Santos

Amizade

AMIZADE

A cada vez que estamos juntas

O sorriso flui solto

A gargalhada não é contida 

As conversas ora são sérias

Ora amenas, ora divertidas

A preocupação com as outras é sincera

A disposição para ajudar, idem. 

Desejo de estar sempre perto

Trocar ideias, ver que nem tudo é tão sério

Encontrar juntas uma saída 

Há simplesmente um prazer incomparável em estar juntas

Em fazer parte da vida da outra 

Amizade é isso…

Ter a certeza que não foi por acaso que Deus nos aproximou. 

Amo minhas amigas! 

Alda M S Santos

O  Natal do Aniversariantes 

O NATAL DO ANIVERSARIANTE

Algumas vezes preferimos fingir

Ignorar aquilo que nos machuca

Esquecer aquilo que nos incomoda

Fechar os olhos para a tristeza que se avizinha

Não nos importarmos com a miséria que vemos ao nosso lado

Passar a vez quando nos pedem ajuda

Virar as costas para as oportunidades que surgem de crescimento

Consolando um amigo

Abraçando um irmão

Dando pão a quem tem fome

Roupas a quem está nu

Sorriso e atenção a quem está só

Colo a quem chora

Orientação a quem está perdido

Amor a quem está carente…

Porém, encarando o que se apresenta de frente

Tudo torna-se mais fácil

E quando uma criança disser “veja o Natal, mamãe”,

Apontando para as luzes que enfeitam a cidade 

Possamos mostrar o Natal que existe num coração bondoso e repleto de amor!

O Natal que o Aniversariante quer de nós nos 365 dias do ano. 

Feliz Natal! 

Alda M S Santos 

Podemos ser mais

PODEMOS SER MAIS

Nunca nos limitar…

Nunca! 

Essa deve ser nossa lei.

A força na dor, a fé na dúvida,

A amizade nas necessidades.

Podemos ser mais…

Mais profissionais, mais dedicados 

Mais ternos, mais amantes…

Tudo que é estimulado renasce, cresce, 

Tudo que é relegado, murcha, definha, morre.

Podemos nos surpreender

Por apenas cuidar de nós mesmos

Como uma planta que sempre se renova

Podemos ser mais

Novas folhas, flores e frutos…

Cada dia mais bela e encantadora…

Alda M S Santos 

De tudo um pouco

DE TUDO UM POUCO

Nem sempre podemos tudo

Tampouco teremos tudo

A sabedoria do viver

Está em extrair de cada porção

O que de melhor ela pode nos oferecer

É saber ver além da embalagem

É “arrombar” paredes invisíveis.

A doçura da amizade é absorver 

O que se apresenta nas mínimas coisas

É oferecer nosso diferencial para que o outro se complete 

A magia do amor consiste em 

De todos os poucos que se tem, 

De todas as flores e brilhos que se obtém

Inclusive das pedras, construir nosso castelo 

E fazer o nosso tudo! 

Alda M S Santos

Lamúrias

LAMÚRIAS

O mau hábito de se lamuriar, reclamar e lamentar de tudo tem o poder de sugar uma energia importante que poderia ser usada para encontrar saídas e resolver problemas. 

Arrumar culpados para nossos problemas mina a resistência, adoece a mente, trava o raciocínio.

Rir de si mesmo e das situações ativa o cérebro e o coração. 

Mostra a maturidade emocional do indivíduo.

Boas ideias surgem.

E caminhos novos são vislumbrados! 

Bom humor é fundamental! 

Alda M S Santos 

Fins de ciclo

FINS DE CICLO

Fim de ciclo, conclusão de etapa

Reta de chegada, fita rompida no peito

Gritos de comemoração…

Vitória? Certamente.

Gostinho de dever cumprido. 

Sabor de nostalgia, saudades antecipadas.

Resumo? 

Sorrisos e lágrimas…

Toda chegada, nova partida

Todo fim, novo recomeço…

Em cada recomeço

Esperança em dias melhores

Fé Naquele que tudo acompanhou, tudo viu, tudo orientou, amou…

Os caminhos podem ser vários

Mais suaves, mais coloridos, mais convidativos…

Em frente! 

Alda M S Santos

Deixe o vento levar

DEIXE O VENTO LEVAR

Deixe o vento levar…

As mágoas que afogam nossa alegria

Os pensamentos que tornam cinzas nossos sonhos

As dúvidas que teimam em nos roubar o sossego

Deixe o vento levar…

As preocupações com o que não temos controle

A solidão que corrói nosso interior

As pessoas que nos jogam pra baixo.

Deixe o vento levar,

Mas seguremos com carinho 

Aquilo que não deve ir … 

O sorriso bobo que brota por qualquer motivo

As pessoas capazes de despertá-lo

Ainda que, por vezes, sejam causadoras de lágrimas.

Não o deixemos levar…

Quem acredita em nós, apesar de nossas imperfeições

Aqueles capazes de ativar nossa energia, acender nossa luz…

Quem para nós é o amor em todas as suas formas. 

Deixe o vento levar as nuvens escuras para longe

Ele trará de volta o Sol

E, com ele, virá vida nova

Recheada de esperanças…

Alda M S Santos 

Capaz de me despertar

CAPAZ DE ME DESPERTAR
Quero um amor que seja capaz de me despertar
Que tenha forças para me tirar da letargia
Não importa que armas use, apenas que funcione.
Quero um amor que seja capaz de me fazer acreditar
Independente dos métodos ou recursos que utilize
Desde que eu passe a crer que posso voar, mesmo sem asas.
Quero um amor que valorize o que sou, sem ilusões
O que me esforço todo o tempo pra ser, ainda que sem sucesso
Que me apoie quando eu errar, dormir chorando ou acordar “azeda”.
Quero um amor que desperte meu sorriso nos momentos mais impróprios
Com cócegas, piadas ou apenas um sorriso tolo de apaixonado,
Mas que, sobretudo, saiba chorar comigo, dar o colo que necessito.
Quero um amor que me acompanhe pelas estradas tempestuosas do viver
E que me carregue ou desvie dos buracos quando eu não vê-los. 
Quero um amor que seja capaz de me despertar, aquecer, vibrar
Mas, principalmente, que saiba me fazer acalmar, relaxar, 
Adormecer tranquila, sabendo que estará lá quando eu acordar…
Quero um amor que me dê tudo isso
E que seja capaz de receber o mesmo de mim.
Quero um amor assim…
Alda M S Santos

Papai Noel existe?

PAPAI NOEL EXISTE?  

Ouvi uma discussão calorosa e acirrada sobre a fantasia das crianças em Papai Noel. 

Um lado afirmava que criança merece acreditar, que é prazeroso, fase única. 

O outro dizia que é comércio, que os pais trabalham para outros levarem o crédito, que é mentir e tal.

E a discussão seguia…

Pensei nos meus filhos, na alegria que ficavam fazendo cartinhas, aguardando o Papai Noel nas noites de Natal. Fantasia pura! 

Lembrei dos meus alunos que falavam que Papai Noel não podia dar tudo que a gente queria, “porque tem muitas crianças né, professora?”

Recordei de mim mesma contando os dias para o Natal, colocando o sapato debaixo da cama para Papai Noel trazer qualquer presente que eu amasse. 

Até hoje, pra mim, cheiro de brinquedo plástico lembra Natal. 

Por tudo isso, penso que é valioso manter a fantasia infantil. Elas terão a vida inteira para se ocupar da realidade, nem sempre doce, quase sempre dura. 

Além do mais, a fantasia é essencial ao desenvolvimento infantil. Possibilita maior confiança e cria bases mentais para enfrentar o mundo real. 

Condições financeiras precárias não são justificativa para tirar essa alegria da infância. Pelo preço de uma caixa de cerveja compra-se um brinquedo. 

Não temos o direito de tirar as levezas desse mundo, do mundo infantil.

E, o mais importante nisso tudo, é aliada à crença no Papai Noel, a criança saber que Natal é nascimento de Jesus, que os presentes representam apenas parte de uma vida de amor e carinho que Ele quer para nós. 

Papai Noel existe, sim!Enquanto houver uma criança a sorrir feliz ao pensar nele. 

Feliz Natal! O Menino Jesus vai nascer!

Alda M S Santos

Sonhos

SONHOS

Muitos têm, outros não

Uns dispensam, outros reivindicam

Dormindo ou acordados

São inspiradores…

Partilháveis ou não,

Dão forças, geram energia

Sem eles é estagnação

Com eles vamos avante

Mantê-los é saudável 

Lutar por eles é promissor

Realizá-los é o paraíso! 

Alda M S Santos

Amigo Oculto?

AMIGO OCULTO?

Estamos em tempo de amigo oculto, amigo secreto, amigo da onça…

Muitas são as variações.

Você sorteia, é sorteado, fala características de seu amigo, presenteia, abraça, esquece.

Isso se não ganhou algo de extraordinário: bom ou ruim. Assim, lembra pra sempre!

O que vale mesmo é a brincadeira, a confraternização com pessoas que dividiram espaços de trabalho, de estudo, de vida.

Brincadeiras à parte, gosto mesmo é de amigos declarados, às claras, revelados.

Amigos de verdade nem conseguem se esconder, não precisam.

Basta um olhar que todos já sabem: são amigos.

E presenteiam-se todos os dias com aquele abraço gostoso, aquele olhar que compreende nosso interior.

Aquele puxão de orelhas, alertas de perigo, sinal de fogo.

Amigo que grita, que sussurra, que gargalha, que chora junto.

Amigo que passa sms, que conta que sonhou contigo, que perde no jogo pra gente, ou ganha e a gente nem se importa.

Amigo que sabe seu número de roupas e calçado, que diz que você emagreceu ou que está com o cabelo desgrenhado… E você sabe que tudo é carinho.

Amigo que a gente empresta o marido ou esposa…bem, nem tão amigo assim.

Até aceito um amigo oculto de vez em quando…

Mas bom mesmo é brincar de amigo declarado a vida toda.

Alda M S Santos

Essências

ESSÊNCIAS

São essências…

Fragrância de rosas, jasmins ou alecrins

Odor de orvalho, terra molhada ou mata virgem

Cheiro de colo de mãe, criança machucada ou mulher apaixonada…

Aroma de beijo de amor, ombro que consola ou abraço de pai.

Perfume de sorriso sincero, de lágrimas derramadas ou de dor escondida…

São essências…

Perceptíveis aos olfatos sensíveis, 

Aos corações enamorados,

Às almas apaixonadas,

Àqueles que estão afinados com a vida…

Essências não se apagam ou se extraem,

Se curtem, se sentem, se vivem…

Alda M S Santos

Ninhos abortados?

NINHOS ABORTADOS? 

De gravetos em gravetos, galhos em galhos, folhas em folhas

Num local cuidadosamente estudado

Casaizinhos de pássaros formam seus ninhos

Revezando-se, cuidam e protegem suas crias dos invasores

Chocam os pequenos ovinhos.

Alimentam os pequenos filhotinhos 

Até que eles possam alçar o primeiro voo

E, independentes, recomecem o ciclo.

Sequer cogitam abortar os ovinhos

Interromper a “gestação” não se cogita: antinatural! 

O papai assume seu papel fundamental. 

Vida irracional que se mantém! Se renova!

Racionais precisando seguir o exemplo.

Privilegiados somos nós: podemos ter ninho, podemos ser ninho por tempo indeterminado…

Aproveitemos! 

 Alda M S Santos

Doadores e receptores universais

DOADORES E RECEPTORES UNIVERSAIS

 Podemos notar nitidamente ao observar as pessoas aquelas que são doadoras e as que são recebedoras. 

Umas distribuem sorrisos, abraços, carinhos.

Dão atenção, conversam, oferecem colo, trabalho e habilidades.

Choram junto, dão apoio moral, financeiro.

Cedem o último biscoito, o assento no metrô, a janela do ônibus, o lugar na fila, o guarda-chuva, o sorriso na rua.

São assim. Natureza de grupo O-, doador universal. Como numa transfusão de sangue passam para o outro parte de si. 

E há aquelas que são esponjas, absorvem, sugam tudo, quase não doam: carinho, amor, trabalho ou dinheiro. 

São as receptoras universais: grupo AB+. Doam apenas para seus iguais.

Quase sempre as doadoras vivem cercadas de recebedoras. 

Amigos, casais, irmãos, filhos… 

Todos eles são formados, quase sempre, por um doador e um recebedor. 

Para os doadores, ter por ter não é prazeroso! 

O prazer delas está no doar. Não que não gostem de receber, gratuitamente, mas têm retorno no doar. 

Às vezes nem sabem muito bem receber.

Se as receptoras universais percebessem isso e doassem também, ao invés de querer acumular, seriam mais felizes! 

Os relacionamentos ideais são aqueles em que doadores e recebedores se revezam. 

Receber também é aprendizado. Ambos se beneficiam. 

Crescem no ato de dar e receber.

Crescem na troca.

Crescem no amor. 

Alda M S Santos

Quero colo e calor

QUERO COLO E CALOR

É sabido que toda planta precisa de água, de chuva.

Também não é novidade que elas necessitam da luz e calor do sol.

Se, para as protegermos, as colocarmos dentro de casa, elas definham, secam.

Se, expostas ao tempo, recebem a chuva fria que cai,

E os raios do sol que as aquecem,

São nítidos o crescimento, a beleza, o viço. 

E ficam fortes para enfrentar períodos de seca ou tempestades.

Nós também temos nossos períodos de abastecimento, de reserva e de carestia.

Luz e calor, água e umidade, sol e chuva…

Carinho e amor, amigos e família, atenção e afeto são nosso sol, nossa chuva.

Fortalecidos, enfrentamos tempestades de vento, areia, ciclones e tsunamis…

E permanecemos inteiros. 

Esconder não cria resistência, fugir não fortalece. 

Exposição nos engrandece…

Vamos pra fora! Sair de dentro de nós mesmos.

Enfrentar o mundo além da “segurança” de dentro! 

Podemos nos deparar com tombos e machucados,

Mas nos arriscaremos a encontrar colo e calor.  

Alda M S Santos

Nosso olhar

NOSSO OLHAR 

Por ele percebemos o mundo à nossa volta

Através dele nos mostramos para o mundo

São espelhos…

Refletem o que há dentro de nós

São encantadores…

Conquistam, deixam-se conquistar

De nada adianta disfarçar

Fechá-los ou desviá-los é comunicação pela ausência 

São a alma exposta

A dor, o amor, o prazer…

Desejos e necessidades

Tudo passa por eles! 

Sorrimos por eles

Choramos por eles

Amamos por eles…

Alda M S Santos

Memórias

MEMÓRIAS 

Somos uma caixinha de memórias e lembranças

Todas bem guardadinhas!

Há uma certa ordem nessa arrumação.

A cada vez que uma delas é lembrada e revivida, ela fica por cima, na superfície.

Como numa busca virtual, mais fácil de ser acionada.

Aquelas que quase nunca mexemos ficam lá no fundo, últimas.

Quanto mais se mexe, mais se lembra.

Quanto mais se lembra, mais se vive. 

Daí a importância de lembrarmos das coisas boas.

Momentos de alegria e vitórias,

Lembranças de amor e prazer,

Períodos de amizade e carinho…

Instantes de abraços apertados e sorrisos falantes…

E estaremos formando novas boas lembranças.

Deixando as dores, medos e traumas submergirem.

Quando assustarmos, as coisas negativas quase não virão à tona.

Estarão no fim da busca, no fundo da caixa,

Sufocadas pelo poder da alegria e do amor. 

Um domingo frio, neblina, amor e cobertor,

Um sábado de sol, clube e amigos 

Ou uma segunda-feira de cansaço, risadas e trabalho,

Se tornarão deliciosas rotinas reais e da memória.

Se a busca na caixinha for feita com alguém que se ama, mais rica ela será.

Alguma lembrança boa?

Alda M S Santos

Renascimento

RENASCIMENTO

Tantos preocupam-se se há vida após a morte…

O problema não é se há vida ou esperança após a morte, a questão é que só podemos tê-la antes de morrer. 

Se há algo por fazer, que faça-se. 

A natureza nos mostra que mesmo quando, aparentemente, já não há vida, tudo renasce.

Tantas plantas ficam sem folhas, sem flores, apenas galhos. 

Mas as raízes estão lá, fortalecendo-se.

Ursos hibernam, alheios ao resto do mundo, apenas seguem sua natureza. 

Há um tempo de reserva de energias e retorno para dentro de si mesmo para voltar mais forte. 

Conosco não é diferente. Há períodos de introspecção. Mergulho profundo em nossas emoções, em nossos silêncios. Tempo de lamber nossas feridas. 

Esse tempo é só nosso. Alguns podem até ajudar, mas sem invasões. 

Nosso interior é propriedade nossa. Possui áreas virgens, desconhecidas. Precisamos desbravá-las, ou outros, menos hábeis ou cuidadosos, o farão.

A esperança de vida e renovação está aqui.

Uma alma leve e rica se dará bem antes ou depois daqui, antes ou depois da morte.

Aprendamos!

Alda M S Santos

Se for capaz, conserve

SE FOR CAPAZ, CONSERVE

Se for capaz de te despertar sorrisos

Se te faz querer ser mais e melhor

Se for capaz de te emocionar com um simples gesto

Se te faz mais sensível e caridoso

Se for capaz de te aquecer com um olhar ou palavra

Se te enche de energia e vontade de lutar

Se for capaz de te fazer mais amável e cuidadoso

Se te acorda para a sua vida e para a de seu semelhante

Se for capaz de te fazer verter lágrimas de dor, saudade ou alegria

Se te faz avaliar a razão de seu viver…

Se for capaz de te fazer sonhar, acordado ou dormindo

Se te faz mais vistoso e alegre

Se for capaz de te fazer amar uma simples casinha na roça

Se for seu pensamento constante…

Se for capaz de tudo isso e outras coisas mais

Conserve…não se afaste! 

Isso é amor! 

À disposição de qualquer um

Mas poucos o encontram. 

Alda M S Santos

E se…

E SE…

E se o Sol esquecesse de nascer,

Ou a Lua se escondesse pra sempre na Nova? 

E se as flores não tivessem cor

Ou as mães não doassem amor? 

E se os pais não se amassem, os animais não cruzassem 

Ou os filhos não se mudassem? 

E se o mar sossegasse, a maré estagnasse,

Ou a noite não chegasse? 

E se as árvores não florissem, o rio não corresse,

Ou o sorriso esmorecesse? 

E se o abraço não acalentasse, o beijo não aquecesse,

Ou o olhar não falasse?

E se o namoro fosse dispensável, o amor descartável,

Ou só sexo bastasse, fosse saciável? 

E se tudo fosse fácil, o caminho limpo e plano

Ou a vida do jeitinho que a gente quer? 

Se pararmos pra pensar tudo tem sua razão de ser… 

Tudo é exatamente do modo que deve ser!

E se pudéssemos escolher,

Não a teríamos feito melhor.

Podemos melhorar nosso jeito de olhar para ela

Podemos mudar nosso modo de amá-la!

Alda M S Santos

Uma estrela a guiar

UMA ESTRELA A GUIAR

Há 2016 anos uma estrela indicava no céu onde nasceria Aquele que viria para nos ensinar tudo sobre o amor, a bondade, a compaixão, a simplicidade… 

Por amor, morreria por nós. Pedro O negou três vezes. 

Quantas vezes O temos negado desde então? 

Se Jesus Cristo aparecesse em carne e osso nesse Natal, o que teríamos a dizer em nossa defesa?

Tornamos o mundo melhor do que há 2016 anos? 

Há mais amor? Solidariedade?Compaixão?

Teríamos coragem de encará-Lo nos olhos?

Ele pode estar naquela criança faminta, no olhar solitário de um idoso, na mãe que busca conforto numa ajuda qualquer, num pai que chora o que não pode dar aos seus filhos. Um olhar nosso um pouco mais cuidadoso nos fará enxergá-Lo! 

Estejamos atentos! 

Alda M S Santos

Podas

PODAS

Se quisermos cortar regalias, podamos.

Se quisermos dar força posterior, podamos.

Se quisermos exterminar, é preciso extrair pela raiz.

Sentimentos ruins alastram sem precisar ajuda. 

Podar não adianta, é preciso exterminar. 

 Já o que é bom precisa ser cuidado, regado, adubado…

Precisa ser admirado e ter seus excessos aparados.

As mais lindas roseiras são podadas com carinho.

Quanto mais delas se conhece, mais se cuida, mais se ama.

Os mais belos sentimentos exigem ter conhecimentos aprofundados, arestas aparadas, podas que fortalecem realizadas.

A roseira e o jardineiro se beneficiam.

Sempre! 

Alda M S Santos

AMOR CULPOSO x AMOR DOLOSO

Amor culposo ou Amor doloso? Qual a pena?

Tudo bem, amor não é delito, não é ato impróprio, tampouco crime.

Acredito, porém, que, como nos homicídios, há o dolo, a culpa, a intenção de amar, que caracterizam o amor doloso. 

E há também o amor que se comete sem a intenção, ama-se por imperícia, imprudência, negligência ou falta de atenção ou cuidado que caracteriza o amor culposo.

No primeiro caso, no dolo, nós escolhemos o amor, nós cometemos o ato de amar. Nós buscamos, conquistamos, cativamos, prendemos. 

Já no segundo, no culposo, o amor nos escolhe , desatentos e desavisados somos alvejados, quando nos damos por nós, já fomos atingidos. Cativos, ficamos à sua mercê! 

Nesse tribunal superior do amor, como fazer acusações ou defesas? Que testemunhas arrolar? A quem responsabilizar? Como julgar? Que tipo de penalidade aplicar? 

Fundamental: quem pode ser o juiz? Quem tem cacife pra isso?

Há de se saber duas coisas:

Primeiro: se há vítimas.

 Segundo: havendo, deve-se levantar a seguinte questão: na possibilidade de retroceder, elas teriam escolhido não amar? 

Quase sempre ao se fazer essa pergunta a resposta é “não, não abriria mão do amor”.

 O “julgamento” é cancelado, tribunal encerrado, ausência de vítimas ou réus, “crime” não constante dos autos ou código penal. 

Entretanto, se a resposta for “sim, teria escolhido não amar”, somente quem poderá avaliar ônus, bônus, danos ou prejuízos físicos, morais ou emocionais são os próprios envolvidos. 

Ninguém mais! 

Só a eles cabe definir, aplicar, aceitar e cumprir a pena: juntos ou isolados. 

Sem caber recursos, dá-se por encerrada a sessão. 

Alda M S Santos 

O quanto você aguenta?

O QUANTO VOCÊ AGUENTA?

O quanto de tons de verde ou de azul do céu eu aguento?

Por quanto tempo eu suporto o silêncio que vem de fora?

O quanto de sossego sou capaz de aturar? 

Por quanto tempo consigo ficar sem ouvir a voz dos outros?

O quanto eu aguento de sons de pássaros, cigarras, galinhas d’angola, galos, macacos?

O quanto eu tolero dessa brisa que acaricia minha pele, disputando espaço com os mosquitos?

Por quanto tempo ficaria deitada aqui, apenas a observar?

O quanto de cores e sons eu preciso para viver? 

Tudo depende de quanta paz interior eu tenha!

Tudo depende da minha capacidade de conviver comigo mesma!

Tudo depende da minha (in)dependência dos outros. 

O quanto você aguenta?

Alda M S Santos

Por quê?

POR QUÊ?

Por que é tão fácil achar soluções para os problemas dos outros e tão difícil aplicá-las a nós mesmos?

Por que os filhos crescem, os pais envelhecem?

Por que o perto pode estar longe e o longe pode estar perto?

Por que a saudade dói, se o vivido foi bom?

Por que o amor chega, aparentemente, fora de hora?

Por que sofremos tanto por amor, se amor é bênção?

Por que sempre estamos querendo algo fora de nosso alcance?

Por que derramamos tantas lágrimas pelo que não vale a pena?

Por que poupamos sorrisos e carinhos?

Por que damos tanto ouvido a quem não nos interessa?

Por que perdemos tanto tempo com coisas sem valor?

Porque isso é a vida! 

Quando tivermos todas as respostas, provável que estejamos próximos do fim, ou não mais por aqui.

Não precisamos de todas as respostas. 

Precisamos de vida e, como tudo que é belo, ela é uma eterna e adorável incógnita!

Alda M S Santos

Superiores? 

SUPERIORES?

A sabedoria da natureza é demonstrada dia-a-dia em gotas de gratidão, fé e esperança. 

Faça chuva, sol ou ventania… 

Tempestade, seca, geada ou calmaria…

Ela enfrenta o que aparece com resiliência.

E amanhece sempre linda e forte, ainda que tenha perdido algumas folhas, frutos ou galhos. 

Tem fé que tudo é passageiro e que o Criador de todas as coisas olha por elas. 

Podemos aprender muito observando-a.

Quantas folhas, galhos ou frutos somos capazes de perder sem sofrer morte ou sérios danos à raiz? 

Não deveríamos ser mais fortes, visto que somos racionais, “superiores”?

Há muita coisa a se aprender nesse nosso “multiverso”! 

Não desanimemos! 

Alda M S Santos
 

Emoções

EMOÇŌES 

Cercados por elas, todo o tempo

Obstáculos e superação

Dor e cura

Lutas e vitórias

Dúvidas e fé 

Discussões e conhecimento 

Trabalho e conquistas

Cuidados e saúde

Tristeza e doenças

Bondade e doçura

Energia e alegrias

Experiência e sabedoria

Raiva e desamor

Solidariedade e amor

Carinho e mais carinho

Amor e felicidade.

Amor gerando amor…

Emoções que se entrelaçam

Na roda da vida…

Quanto mais tempo giramos

Mais entrelaçados ficamos

Podem aparecer sem escolhermos  

Podemos decidir quais cultivar

Quais manter em

nossos canteiros… 

Alda M S Santos

Viagem

VIAGEM 

Viajar é muito bom. 

 Há várias maneiras de fazê-lo! 

Viajamos de ônibus, de carro, de trem, de avião, de navio, de livro…

Nas páginas de um livro vamos mais longe, é muito prazeroso e com pouco gasto. 

Mas se quisermos viajar por aí acompanhados é só fincar raízes nos corações dos outros. 

As pessoas que moram no coração das outras nunca ficam pra trás. 

Vão com elas onde quer que elas forem. 

Sempre serão lembradas, faladas, queridas, saudadas…

Ando viajando por aí…

Levo viajantes por aqui…

E seguimos nossa viagem até o destino final. 

Alda M S Santos 

Simplesmente 

SIMPLESMENTE

Eu queria ser…

Suave como o beijo do beija-flor

Natural como a cor de uma rosa

Potente como as águas de uma cachoeira

Eu queria ser…

Forte como o sol do meio-dia

Cálida como a luz do luar

Misteriosa como a escuridão da noite

Eu queria ser…

Brilhante e colorida como uma esmeralda

Paciente como a ostra que produz a pérola da própria dor.

Sábia como a natureza que sempre se renova

Eu queria ser…

Serena como o orvalho que brilha prateado

Confiante como as aves que se recolhem e esperam a tempestade passar

Amorosa o bastante para nunca duvidar do poder do amor…

Eu queria… simplesmente isso.

Mas Deus me fez 

Simplesmente eu…

Ora forte, ora frágil

Ora brilhante, ora fosca

Ora esperta, ora tosca

Ora amarga, ora doce

Ora segura, ora perdida

Ora fria, ora quente…

Sempre crente no hoje 

E num amanhã que virá sempre melhor 

Ele me fez assim,

Simplesmente…

E assim me ama. 

Sou grata! 

Alda M S Santos

Amor pirata?

AMOR PIRATA?

Há amor de todo tipo

Amor que chega de mansinho

Como uma pluma flutuando e pousa.

Há amor que faz que não quer, luta, briga

Acaba por “perder” a briga, nocauteado.

Há amor medroso, que foge, se esconde, não vê, não fala, inerte

Até vencerem seu medo e tornar-se de uma coragem de guerreiro ninja.

Há amor que invade com toda sua fúria,

Como um tsunami, abre espaços à força

Mas só conquista quando as águas baixam e vê o que restou.

Há amor roubado, pirateado? 

Não!

Amor não é obrigação, desprazer, insatisfação.

Amor é doação, alegria, êxtase!

Amor é conquista!

Se foi roubado ou pirateado

Certamente não foi amor, não é amor! 

Alda M S Santos

Parceiros de caminhada

PARCEIROS DE CAMINHADA
Nós, humanos, somos praticamente “iguais” fisicamente. Pouquíssima coisa nos diferencia uns dos outros.
O corpo é formado das mesmas partes, para as mesmas funções…
Então, o que faz com que achemos algumas pessoas mais belas, tenhamos mais afinidades, prazer na companhia, numa conversa, num carinho de umas do que de outras?
O que nos faz precisar uns dos outros?
O que determina que algumas sejam tão necessárias e outras até dispensáveis?
Qual a beleza que tanto atrai e realmente importa?
É aquela que vem de dentro, as emoções, a luz que cada um irradia, a simpatia, o carisma, a espontaneidade, o sorriso, o prazer em viver.
E isso é único em cada uma, como uma digital.
Por isso, sentimo-nos atraídos pelas qualidades que nos são afins.
Essa escolha é inconsciente, não se explica. A gente sente e só.
Por isso, as pessoas precisam-se, sim. Precisam-se para trocar amor, carinhos, alegrias, boas energias, sonhos, divergências que possibilitem crescimento, paz…
Para trilharem juntas um caminho que, sozinho, não teria a menor graça.
Alda M S Santos

Digo sim

DIGO SIM

Digo sim para a luz do alvorecer

Para os recomeços e também

Para os tropeços que nos guiam o caminhar 

Digo sim para a chuvinha fina e constante que irriga 

E, pacientemente, abastece lençóis freáticos,

Digo sim para as tempestades, raios e trovões

 Que nos amedrontam, alertam e encantam.

Digo sim para o amor

Para as alegrias que proporciona

E também para a dor que venha a causar.

Dor que nos faz crescer, avaliar e ser melhores a cada dia. 

Digo sim para vocês

Que caminham comigo e enchem meus dias de emoção e carinho.

Digo sim para a saudade, o prazer revivido em cada lembrança

Saudade que abastece nossa alma daquela dorzinha profunda que diz:

Valeu a pena, eu vivi!

Alda M S Santos

Somos assim

SOMOS ASSIM

Um claro, o outro escuro

Um dia, o outro noite

Um terra, o outro mar

Um frio, o outro cobertor

Um quer beijo, o outro colo

Um pede amor, o outro sexo

Um fala, o outro se cala

Um ora e pede, o outro agradece

Um campo, o outro cidade

Um lê livros, o outro a vida

Um canta, o outro dança

Um escreve, o outro aprecia

Como o sol e as estrelas

Revezam-se…

Revezando-se, complementam-se.

Complementando-se 

Se amam…

Alda M S Santos

Não fui convocado! 

NÃO FUI CONVOCADO!

Vida injusta, acusamos nós!

Não nos convidou para o baile, 

Fomos esquecidos

Não nos chamou para o passeio

Fomos preteridos

Não nos escolheu para o amor

Fomos marginalizados

Não nos convocou para o jogo da final 

Fomos descartados

Quantas vezes reclamamos?

Difícil entender uma recusa.

O não pode ser sim

O sim pode ser não.

Convocação pode ser vida, vitória!

Pode também ser morte, fim de jogo…

Entender nossos limites

Lutar pelo que vale a pena

Não se aborrecer pelo que não temos controle

Fazem toda a diferença em nosso viver. 

As águas do rio encontram obstáculos, mas nunca param, seguem em frente.

Cedo ou tarde, compreendemos. 

Alda M S Santos

Não gosto

NÃO GOSTO

Não gosto de saber

Dessa vida tão passageira

Não gosto de não saber

Das necessidades não atendidas

Não gosto de querer

Impossibilidades

Não gosto de não querer aquilo que me cabe

Não gosto de me envolver naquilo que não tem sentido

Não gosto da ausência de respostas

Não gosto de estar à parte do que tem verdadeira importância!

Não gosto de parecer mal agradecida

Não gosto de não gostar

Tento muito gostar

Mesmo do que não mereça meu gosto, meu gozo, meu prazer…

Gostando ou não gostando,

Vou seguindo meu caminho

Fazendo meu viver

Enquanto não perecer.

Alda M S Santos

Magia da Criação

MAGIA DA CRIAÇÃO

Deus nos fez completos

Completos em nossa incompletude.

Com o eterno desejo de ser plenos,

Buscamos no outro, mesmo sem saber 

Aquilo que nos falta.

Quando encontramos, grudamos

Tentamos em vão entender, não depender

Mas a magia está presente

E quem a entende é apenas o Mágico

Somos apenas coelhos e chapéus em Suas mãos

Fazendo parte desse belo espetáculo

Que encanta a quem assiste

Que absorve quem o vivencia

Completa e definitivamente.

Alda M S Santos 

Querências apenas

 QUERÊNCIAS APENAS

Eu quero ver o alvorecer na minha janela: ensolarado ou chuvoso 

Quero ouvir a vida começando lá fora

Especialmente vibrando em mim

Quero orar com fé e gratidão

Quero sentir o calor do abraço carinhoso do meu irmão

Quero sobre mim o olhar apaixonado do meu amor

Quero meus filhos seguros e livres

Quero um trabalho que seja diversão

E meus amigos felizes em perfeita comunhão. 

Quero ser flexível e firme o bastante 

Para curtir a brisa e suportar as ventanias

Quero um beijo carinhoso e babado de uma criança

Quero que meus pais sejam eternos

Quero uma casinha simples e aconchegante

Quero um coração grande e aberto para ajeitar a todos que amo

E fazer morada em outros corações também! 

Quero nunca perder a fé na humanidade

Acreditar que apesar de muitos a terem perdido por tanta maldade

Muitos outros a recuperaram pelos corações bondosos que encontraram.

Quero que a paz que brotar em mim

Possa acionar a paz no outro

E ser luz que ilumine nossos caminhos…

Até o infinito! 

Querências apenas…

Alda M S Santos

Música e Amor

MÚSICA E AMOR

Música boa é como o amor

Seja qual for o ritmo

Doce, delicada, tocante ou forte

O que vale é que toque o coração

Comece num ritmo calmo

Ou numa batida forte

Que aqueça e leve todos a dançar

Num ritmo lento ou alucinante

Numa explosão de alegria e prazer

E deixe a sensação de tranquilidade e relaxamento.

Perfeita harmonia…

E a vida se faz poesia.

Alda M S Santos

Despertar

DESPERTAR

Sorrir é prazeroso, receber sorrisos, idem

Ver sorrisos onde antes reinavam a tristeza

A amargura, a dor e o sofrimento é divino

Saber que você despertou tal sensação

Traz uma leveza no coração

Uma vontade de sair só fazendo coisas boas por aí! 

Despertar sorrisos, fé, amor,

Confiança que nem tudo está perdido

É incomparável. 

Alda M S Santos 

Dezembro

DEZEMBRO

O mês de dezembro sempre inspira coisas boas: 

Conclusão de etapas trabalhadas o ano todo 

Festas de amigos, trabalho, estudos, grupos, família…

O clima do Natal, a solidariedade, Jesus Menino nos nossos corações.

A expectativa pelas férias,

Retrospectivas, autoavaliações, 

Planos, muitos planos!

Saber que é apenas calendário

Um dia após o outro…

Não faz diferença.

Porque, no final das contas, 

Pra nós é sempre possibilidade de recomeços. 

Que seja lindo e produtivo! 

Alda M S Santos 

O amor

O AMOR

O amor é o sentimento mais democrático que existe.

Contempla a todos, independente de gênero, raça, nacionalidade, religião, posição social, financeira, estado civil, faixa etária…

Atinge a inocência e simplicidade das crianças,

A energia e destemor dos jovens,

A malícia e maturidade dos adultos,

A sabedoria e resignação dos mais velhos.

Quando chega, melhor não resistir, não enfrentar,

O jeito é agradecer e se entregar…

Deixá-lo ocupar todos os espaços em nós

E saber usufruir de tudo que ele pode oferecer.

Amor é vida!

Alda M S Santos

Ressaca emocional 

 RESSACA EMOCIONAL 

A ressaca, aquele mal estar que se segue aos porres, não é nada agradável. 

Sobrecarregado por um elemento exterior em excesso, o corpo sofre e reage com dores, náuseas, fadiga e tristeza.

Podemos sofrer de várias ressacas: físicas, químicas, emocionais.

Um dia de esporte intenso gera ressaca física.

Uma noite de álcool excessivo gera ressaca química.

Um período de fortes emoções gera ressaca emocional. 

A ressaca física requer repouso.

A ressaca química requer muita água para expulsar o álcool do organismo.

E a ressaca emocional? Como afastar sentimentos? Como não sentir? Quer sejam bons ou ruins aquilo que sentimos excessivamente, e por períodos maiores, é possível evitar?

Uma dor causada por doença, o afastamento de alguém querido, a perda de um trabalho, mudanças bruscas no nosso cotidiano…

E tantas vezes chegam juntas! 

Penso que para as ressacas emocionais devem valer as mesmas dicas das ressacas físicas e químicas: 

Descansar: corpo e mente. Repousar é repor energia.

Hidratar: água, líquidos ajudam o bom funcionamento do corpo todo, principalmente do cérebro. Teremos boas ideias.

Alimentar: o corpo precisa de energia para trabalhar. Privá-lo disso é dificultar sua atividade.

Ingerir açúcares: álcool e esportes reduzem açúcares no sangue que precisam ser repostos. 

Na ressaca emocional precisamos da doçura dos nossos amigos e amores. 

Só eles poderão nos ajudar a acabar com a fadiga, o cansaço, o enjoo, a desidratação e a tristeza dela originada. 

Amigos são remédios naturais e sem contra-indicações. 

Quero posologia intensa e uso contínuo. 

Alda M S Santos 

Estímulos

ESTÍMULOS

Especialistas afirmam que nosso modo de ser e agir é o resultado, a nossa resposta a estímulos externos e internos, ou seja, do ambiente e do nosso organismo. 

Mas acredito que, na verdade, a resposta que damos a esses estímulos, nossa maneira de expressar sentimentos, emoções, nosso modo de agir frente às mais variadas situações, são, afinal, respostas a estímulos internos. 

Isso porque, frente aos mesmos estímulos externos, podem haver as mais variadas respostas, das diferentes pessoas, ou a inércia completa. 

Sendo assim, os desejos, sentimentos, necessidades e emoções que expressamos são um processo interno, só nosso. 

Tudo, afinal, é interno.

Passa para o exterior e afeta o interior de todos.

Cuidemos de nossas emoções, de nosso interior! 

Alda M S Santos

Blog no WordPress.com.

Acima ↑